segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Descobrindo o mistério das 10 pragas do Egito - parte 01


As pragas do Egito

Estes dias estudando a palavra de Deus ali no Pentateuco de nossas bíblias na parte em que o Senhor fala com Moisés na sarça ardente, sua ida de volta para o Egito juntamente com seu irmão Aarão e todos os sinais que Deus operou através deles na casa do faraó, hoje milhares de anos depois quando lemos aquelas passagens pensamos que compreendemos bem elas, mas nos esquecemos que o povo daquela época tinha um conceito de mundo muito diferente do nosso, tanto quanto relativo ao tamanho, quanto a forma como era representado este mundo.
O motivo de eu estar dizendo isto é muito simples, como nós bem sabemos Deus por ser onisciente e onipresente ele sabe tudo o que acontece e também como reagiremos a cada determinada situação, eu creio que também foi assim com egípcios, pois cada praga daquela que ele enviou a terra do Egito tem um significado muito forte para nós, mas como estudaremos hoje para eles o efeito era ainda mais devastador e logo descobriremos porque estudando os sinais e as pragas que ocorreram ali, vamos aos fatos aprender com o que eles nos dizem, estas pode não ser uma parecer uma palavra de edificação por hora, mas nos ajudara muito a compreender alguns símbolos bíblicos e para quem deseja se aprofundar um pouco no conhecimento da palavra de Deus é necessário conhecer simbologia bíblica, para poder interpretar corretamente os textos bíblicos.
Nosso estudo se inicia em Ex 4 e vai ate Ex 12, nela veremos como é poderoso o nosso Deus.
Antes de partirmos para os textos propriamente ditos gostaria de falar primeiro sobre o conceito de universo que os Egípcios possuíam que como podemos perceber é muito diferente do nosso conceito atual, isso se torna necessário para compreendermos melhor o significado dos milagres e das pragas que Deus operou no meio deles.
Eles costumavam nomear cada um de seus deuses conforme o que eles acreditavam , abraçando o céu acrditavam ter a deusa céu chamada Nut,depois dentro disso o deus ar chamado Shu e o deus terra chamado Geb
assim podemos compreender um pouco o modo como os egípcios viam o universo criado por seus deuses e que cada deus daquele representava uma parte do mundo, portanto tínhamos o deus céu representado pelo céu, o deus ar representado pelo ar, o deus terra representado pela terra, o deus Nilo, representado pelo rio Nilo, teologicamente podemos dizer que era um conceito panteísta.
Observando estes fatos é possível entender cada milagre e praga que Deus realizou naquele meio, era algo para, mexer não só com o trabalho escravo que eles exploravam dos israelitas, mas também confrontava diretamente suas crenças e como ainda acontece até hoje as pessoas suportam que você faça e fale muitas coisas para elas desde que você não mexa com suas crenças e foi justamente isso que Deus fez com os egípcios os feriu eles onde eles mais se orgulhavam, vejamos.

Primeiro sinal diante do faraó.

Como Deus já havia mandado Moisés e Aarão uma vez a faraó e ele não tinha atentado para o recado que eles haviam lhe entregado, pelo contrario haviam aumentado o trabalho do povo e isso estava causando muitos problemas no meio do povo.
Novamente Deus os envia a presença do Faraó para dizer-lhe para deixar partir seu povo e como já era de se esperar nada acontece no coração dele e ali a partir daquele instante o Senhor Deus através das vidas de Moisés e Aarão começa mostrar todo o seu poder.
E o primeiro sinal que eles fizeram na frente do faraó foi lançar ao chão a vara que Aarão carregava e ela se tornou em uma serpente na frente de todos, a palavra diz que no mesmo instante vieram os magos do faraó e fizeram o mesmo, mas o que eles não esperavam é que a vara de Aarão que agora era serpente engoliu as serpentes dos magos egípcios.
Com este gesto Deus estava mostrando que seu poder é maior que qualquer poder, feitiçaria que possa existir, imagine o tamanho do ódio que o faraó e os egípcios sentiram ao ver que eram impotentes diante daquela situação, a época eles eram uma grande nação que dominava tudo e ser afrontados assim dentro do próprio palácio era demais para eles.

Primeira praga

Como o coração do faraó continuava endurecido e de maneira alguma ele pretendia abrir mão do trabalho escravo que o povo israelita representava, pois quando saíram pelas contagens bíblicas eram mais de 700.000 homens fora mulheres e crianças, ao todo deveriam ser mais de 2.000.000 de pessoas, humanamente quem estaria disposto a abrir mão disto tudo, creio que nenhum governante e não somente daquela época, pois hoje vemos guerras começarem por muito menos que isso.
Então no dia seguinte quando o faraó saiu às águas novamente Deus enviou Moisés a Aarão a ele para pedir que ele libertasse seu povo, como para eles o rio Nilo era um deus o momento de ir as águas deveria ser cheio de rituais assim como vemos na índia atualmente e quando ele esta ali chegam Moisés e Arão e novamente ouvem sua recusa então vem à primeira praga e a bíblia nos diz que toda a água do seu rio deus se torna sangue, os peixes que havia ali morreram e o seu rio deus começa a feder.
Novamente Deus mostra o seu poder diante dos egípcios matando o rio deus, porque o cheiro que vinha do rio era de morte e podridão.
Isso é tudo que um falso Deus consegue transparecer diante do Deus verdadeiro morte e podridão.

Segunda praga.

Agora como o faraó continuava com o coração endurecido se recusando a deixar ir o povo hebreu os deuses do Egito sofreram mais uma humilhação. As rãs que para o povo Egito eram sinal de fertilidade brotaram das águas por todas as partes e entraram para dentro das casas, indo parar na comida, nas camas e em todos os locais tornando a vida de todos ali um transtorno terrível e como eles consideravam a rã uma deusa também imagina o cuidado para que nenhuma fosse morta.
Novamente aqui Deus da provas que aquilo que eles acreditavam que era sua proteção não lhes servia para nada apenas os incomodava e nada mais, um fato curioso aqui nesta praga é que eles estavam tão apavorados e sem entender o que estava acontecendo que quando ele concorda em deixar o povo ir e então Moisés lhe pergunta quando é que ele queria se ver livre das rãs ele responde amanhã, meus amigos para alguém que está com a casa lotada de rãs dizer amanhã não é lá algo muito simples de se compreender.
Aqui só queria comentar um seguinte aspecto, quantas pessoas que estão sofrendo agarradas a falsos deuses e ficam deixando para amanhã se livrar deles, quero só ver se Jesus voltar antes o que ela vai fazer?

Terceira praga.

Como o faraó ficou apenas na promessa de deixar o povo ir então veio sobre a terra do Egito a terceira praga que foram os piolhos, quando a vara de Aarão tocou o chão então os piolhos começaram a subir e outra vez podemos ver o poder de Deus e ele mostrando seu poder sobre os falsos deuses egípcios, pois como mencionei no inicio a terra também era um deus para eles e agora do pó da terra como nos diz bíblia brotam os piolhos para lhe causar aflição física e sofrimento.
Estes gestos nos mostram que como toda a terra pertence a Deus ele pode usar qualquer coisa ou animal da natureza para cumprir seus propósitos.
Como fica cada vez mais claro um falso deus somente traz sofrimento e angustia e nenhum beneficio.

Quarta praga

Mas como o coração de faraó não se modificava vieram os enxames de moscas ou como alguns estudiosos acreditam vespas, o que é interessante aqui é que novamente deveria ser um outro animal ou inseto ligado à crença dos egípcios, que por causa daquilo que criam não podiam as exterminar e por isso pediram ajuda a Moisés, Deus realmente queria mostrar de todas as formas para aquele que toda a terra pertence a ele, como a própria palavra diz ele estava fazendo juízo sobre as divindades egípcias.
Imagine como o povo egípcio deveria estar se sentindo pois de repente de uma hora para outra aquilo que haviam crido durante gerações inteiras e humilhado e se torna como nada, e nas mãos de deus os falsos deuses realmente não são nada.

Quinta praga

Como o arrependimento do faraó era apenas superficial, que desejava um monte de transigências por parte do povo de Israel e logo Moisés saiu de sua presença tudo isso se mostrou falso e ele voltou atrás no que havia concedido ao povo Deus novamente lhes manda mais um juízo, ou seja, mais uma praga e com o mesmo caráter das outras e atingiu o gado dos egípcios matando-os todos os que estavam no campo.
Um fato curioso aqui nesta praga é que os judeus que tinham seus gado e que não os deixaram no campo e o recolheram para locais cobertos puderam salvá-los, ao contrario aqueles que não levaram a palavra de Deus a sério e deixaram seus gados soltos normalmente pelo campo tiveram uma surpresa desagradável, pois seu gado foi morto junto com o dos egípcios, isso nos mostra claramente que pessoas não comprometidas com Deus acabam saindo debaixo de sua proteção.
Imagine a reação dos israelitas quando viram egípcios haviam levado a sério a palavra de deus e recolhido seus gados do campo com ele vivo e o judeu negligente que deixou seu gado solto pelo campo chegou ao pasto e viram todos eles mortos.
Isso é um grande alerta para aqueles que pensam que podem levar as coisas de Deus de qualquer forma sem compromisso, isso nunca pode acontecer com um servo de Deus, quando falamos de José do Egito falamos sobre isso de dar sempre o melhor de nós.
Como estamos apenas na quinta praga ainda para este texto não ficar muito extenso pararemos por aqui a primeira parte, mas lembre-se continua....
Até breve e fiquem na PAZ DO SENHOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...