sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Três inimigos que querem roubar nossa vitória.


Contra quem é nossa batalha? Você sabe?

Hoje novamente vamos falar sobre inimigos que tentam nos afastar de Deus há todos os instantes, não importa onde estejamos e o que façamos para nos livrar deles, eles sempre estarão procurando meios de nos derrubar, eles lutam diuturnamente para acabar conosco.
Sei que tem muitas pessoas podem ate pensar que estou sendo exagerado e que também não é assim, pois somos fortes e podemos vencer qualquer situação, queria esclarecer que quem é forte não somos nós e sim Jesus, portanto quem tem poder para nos livrar de qualquer situação é ele, sozinhos nada podemos.
Estes três inimigos que falaremos hoje estão presentes em todas as situações, ainda que não estejam os três juntos sempre encontraremos um ou mais deles em cada situação problemática que levam as pessoas a se afastarem de Deus e ai sim ficarem fracas e desamparadas.
Falemos de cada um de eles separadamente antes de fazermos uma confrontação geral entre eles.

O mundo.

Quando eu digo que o mundo é um inimigo que nos afasta de Deus não estou falando mundo matéria, mas sim dos seus conceitos e ideias vazias que não levam ninguém a Deus, outro dia quando falei sobre felicidade e alegria já falei um pouco sobre isso.
Cada dia mais vemos a inversão de valores presentes em nossas vidas, tudo aquilo que até bem pouco atrás seria inaceitável hoje viraram verdades absolutas e as famílias que são à base de tudo hoje não valem mais nada, aquilo que era fundamental virou secundário, podemos ate ser uma pessoa dedicada à obra do Senhor, mas se negligenciarmos nossas famílias seremos como casas construídas sobre dunas apenas colocadas ali por cima da terra.
Não falo apenas das pessoas que ainda permanecem em suas vidas mundanas guiadas pelas verdades absolutas criadas por mentes malucas e muitas vezes satanistas.
Ainda se fosse apenas na vida cotidiana que notássemos isso, tenho certeza que seria possível combater estas atitudes com mais empenho, mas o que tenho visto não é bem isto.
Tenho visto pessoas que já conhecem a palavra, que já sabem o que Deus deseja para nossas vidas, pessoas que estão ali na sua cadeirinha todo culto, mas que infelizmente na hora que sai da igreja ai a situação é bem diferente, lembro-me que tempos atrás abordei este tema, quando nos referíamos sobre de  que os crentes são cheios.
Gostaria muito de poder dizer que somos cheios de unção, do poder de Deus, de dedicação à obra e tantas outras coisas, mas o que podemos constatar não é isso.
Hoje em nosso meio já não se faz mais diferenciação do pecado daquilo que é Sagrado, infelizmente vemos muito mais que gostaríamos pessoas que uma hora estão na igreja adorando o Senhor e daí a algum tempo estão lá no meio de uma festa mundana cheia de bebidas, drogas, prostituição, idolatria e todas essas coisas que com certeza não podem vir de Deus.
Um ensino tremendamente estranho que temos visto ganhar força atualmente é que se eu estiver apenas assistindo e não for ali no meio participar pode, de onde isso veio não sei, porque se a pessoa esta ali naquele ambiente participando ou não, ela esta concordando, quando uma pessoa é levada a justiça por outra e esta pessoa não apresenta provas de sua defesa ela é declarada culpada, pois a justiça entende que se ela não se defendeu é porque aquela acusação era verdadeira.
Se no direito isto é verdade, em nossas vidas com Deus também o é, portanto quando estamos em meio a um erro também fazemos parte dele, quer fazer um teste esteja em meio a algum grupo que esteja praticando algum ilícito apenas assistindo e seja apego com eles, quero ver você provar que estava apenas assistindo e não tinha parte com aquilo.
Ninguém acreditara em sua defesa simplesmente pelo fato que você apenas concordar com aquilo que estavam fazendo ainda que você estivesse ali somente de curioso.
Nós sabemos muito bem todas as facilidades que o mundo nos apresenta para que deixemos Deus de lado e vivamos uma vida independente acreditando que não precisamos de Deus para nada, que ele não é necessário em nossas vidas.
Analise cada situação que aparece em sua vida vinda do mundo e compare com o que eu estou lhe dizendo pode perceber que elas sempre virão na direção contraria da palavra.
Precisamos estar atentos a todo instante porque um simples vacilo é suficiente para trazer uma serie de transtornos futuros, que nem sempre são fáceis de solucionar.
Tudo isto não é motivo para você ficar triste ao final na conclusão lhe darei as armas para enfrentar este inimigo.

A carne

Talvez este seja aquele que mais milite contra nossa vida cristã, pois em todos os momentos precisamos estar em Espírito de oração para nos defendermos das investidas da carne em nossas vidas.
(João 3:6) -  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Este texto nos mostra Jesus conversando com Nicodemos e nele conseguimos compreender muito bem esta expressão carne, ela se refere ao homem natural que foi nascido no pecado e que assim viveu ate conhecer Jesus, portanto tudo o que é nascido carne é carne.
Só podemos deixar de agir pela carne e começar a visualizar o reino de Deus quando temos uma experiência verdadeira com nosso Senhor Jesus.
Como ele mesmo disse a Nicodemos isso só pode acontecer sob a forma de um novo nascimento, este texto também não deixa de ser um alerta para aqueles que imaginam que para sermos servos de Deus precisamos apenas frequentar uma igreja e tudo estará resolvido, coitado de quem pensa assim passara por momentos difíceis em suas vidas.
Não pense que isso seja algo com o qual você pode ficar brincando com o seguinte tipo de pensamento “quando eu quiser abandono esta minha vida guiada pela carne e suas concupiscências.”.
Na bíblia temos um exemplo muito claro e tremendo sobre este inimigo ferrenho que é a carne e que milita constantemente contra nossas vidas, este texto abaixo vem do Apostolo Paulo em um momento de sua vida ele desabafa como era ferrenha sua luta contra os artifícios da carne, veja.
(Romanos 7:14) - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
(Romanos 7:15) - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
(Romanos 7:16) - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
(Romanos 7:17) - De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
(Romanos 7:18) - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
(Romanos 7:19) - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
(Romanos 7:20) - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
(Romanos 7:21) - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

Se Paulo o maior evangelista que o mundo já viu, considerando todas as lutas que ele sofreu para anunciar um evangelho de liberdade e graça em certo ponto de sua caminhada chega a uma conclusão destas é porque isso é um assunto que devemos tratar com o maior cuidado não descuidando das brechas que abrimos em nossas vidas.
Ele é muito claro sobre isso mesmo querendo fazer o bem o pecado que esta enraizado na carne luta para que ele não consiga, para que ele desista quando surgir a primeira necessidade.
Veja se realmente não funciona desta forma, toda que nos dispomos a trabalhar pela obra de Deus o pecado que habita em nós (carne) batalha para que desistamos antes mesmo de começar e assim é durante toda nossa caminhada de fé.
Um exemplo claro disso é o seguinte, domingo à tarde estamos em casa tranquilos sossegados sem nada a fazer, ai as horas vão passando e quando esta chegando o horário de irmos ao culto começa aquela preguiça ou então surge outra coisa para nós fazermos bem naquele horário.
Pronto, a luta já esta travada, a menos que você seja firme e decida que seu compromisso com a obra de Deus é maior que qualquer outra coisa, e mantenha seu propósito de ir ao culto a preguiça te dominara de uma forma que não desejara levantar daquele sofá por nada neste mundo.
Este é apenas um pequeno exemplo existem outros muito mais sérios, quando envolve questões homem e mulher que a tentação bate a porta com toda a força e você fica ali quietinho lutando para resistir, infelizmente muitos acabam cedendo e deixam os desejos da carne vencer.
Aqueles que possuem cargos importantes flertam com as concupiscências da carne diariamente, pois o que não faltam são situações para ele levar vantagem em prejuízo de outros.
Não adianta alguém dizer que é super crente e não passa por isso porque ou esta mentindo ou ele não mora neste mundo, porque aqui o que não faltam são situações para nos desafiar.
Mas existe uma arma para nos ajudar ao final a apresentarei a você.

O diabo

Este dispensa apresentação porque a bíblia nos diz que ele é o pai da mentira e com um adjetivo desses da para imaginar do que ele é capaz, ele tem a seu favor o fato de não precisar dormir, nem comer, muito menos descansar porque ele é um ser espiritual, mesmo que tenha sido destituído do poder ao qual ele era investido ele ainda tem muita força e não podemos lutar contra ele sozinhos, pois assim seremos presas fáceis para ele e tombaremos logo de inicio.
Pensa que estou brincando, basta ver a quantidade de pessoas servas de Deus que se descuidaram e começaram a brincar com ele vulneráveis e sozinhas, pensando que podiam tudo e levaram uma rasteira tamanha que nunca mais conseguiram se levantar.
Meus queridos leitores não deixe sua situação chegar a este ponto para tomar uma providencia em sua vida, e se já esta em Deus não se afaste dele, enquanto você estiver em comunhão com Deus tudo o que ele poderá fazer será bradar ao derredor, mas não poderá tocar em sua vida, agora quando se descuidar e se afastar da proteção de Deus ai ele te pega de jeito como diz a moçada de hoje.
O texto de que fala sobre a armadura de Deus em Ef 6 nos da uma clara dimensão do problema, se ele fosse um problema assim simples de resolver Deus não nos alertaria sobre o perigo que ele representa.
Ele tenta nos pegar de todas as formas lançando seus dardos e setas inflamadas, tem muita gente que imagina que estes dardos são literais e não compreendem que quando uma pessoa começa a falar da vida dos outros e na maioria das vezes ainda fala apenas mentiras, este ato é como um dardo inflamado que atinge a pessoa com toda força, este termo surgiu na época das batalhas dos tempos antigos onde um soldado colocava uma flecha embebedada em algo inflamável na ponta de sua lança colocava fogo nela e atirava contra seus inimigos como a maioria dos escudos eram feitos de couro e outros materiais que não eram metais quando aquela flecha entrava no escudo ele se incendiava e o guerreiro era obrigado a lançá-lo fora para não se queimar e ficava vulnerável e a partir daí se tornava um alvo fácil.
Satanás também age assim conosco, ele vive procurando condições de nos deixar vulneráveis para nos tornarmos presas fáceis, pena que muita gente não atente a esta situação.
Mas se você já esta preocupado orando ao Senhor imaginando que isso não tem jeito eu te digo anime-se, pois como havia prometido agora lhe darei as armas para você vencer estes três inimigos ferozes e ferrenhos que não nos deixam quietos, sempre tem algum importunando quando não tem mais que um, ou todos eles.

Que arma uso para vencê-los? Uma bomba atômica?

Sinto te informar que uma bomba atômica não é suficiente para vencer estes inimigos, pois eles não são de ordem material, mas sim de ordem espiritual, e bem por isso precisamos de uma ajuda muito mais poderosa que uma simples arma criada por homens.
O primeiro inimigo que falamos foi o mundo e a arma de que necessitamos para vencê-lo esta relatada em (I João 5:4) - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Novamente vemos a expressão nascidos de Deus, o versículo seguinte a este nos diz que estes são aqueles que creem em Jesus.
Podemos, portanto concluir que ao crermos e aceitarmos o Senhor Jesus em nossas vidas a fé nele que adquirimos se torna uma arma poderosa para nos guardar dos prazeres do mundo que infelizmente de prazeroso não tem nada.
Lembro-me de um verso do apocalipse em que nos é relatado que é dado um livro para que seja comido e que quando ele esta na boca seu gosto é doce, mas depois de engolir ele muda paladar e se torna muito amargo, assim são os chamados prazeres do mundo, no momento parecem impossíveis de se viver sem, mas depois tem um gosto amargo de vergonha, arrependimento e tantas outras consequências, mas o importante é que pela fé no Senhor Jesus você pode vencê-lo.
Depois a carne que também vive tentando nos vender valores distantes da palavra de Deus, e que a todo custo tenta nos provar que aquilo é verdadeiro, mas devemos prestar atenção ao que nos diz o Apostolo Paulo.
(Romanos 6:11) - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
(Romanos 6:12) - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Novamente aqui a nossa fé em Jesus Cristo é a nossa arma para vencer todas as concupiscências da carne, como falamos acima nem mesmo o Apostolo Paulo se descuidava desta parte ele nos alerta fortemente quanto ao perigo de abandonarmos nossa fé em Jesus que é aquela que nos protege destas armadilhas, não podemos correr o risco de nos tornarmos pessoas cegas espiritualmente, pense nisso.
Uma vez que já estamos fora não podemos deixar o pecado reinar novamente em nossas vidas, pois quando ele reina fazemos somente a vontade dele e não à vontade Deus, infelizmente muitos tem negligenciado este aspecto e pago um preço alto pela negligencia, pense nisso e não se deixe levar pelas artimanhas da carne, lembre nossa fé em Jesus nos da à vitória sobre ela.
Por ultimo falaremos daquele que sempre toda a culpa recai sobre ele, mesmo que nem sempre ele seja o titular das ciladas, mesmo assim ele se torna culpado por ter colocado aquelas coisas na cabecinha da pessoa, tome cuidado com esse negocio de ouvir uma voz soprando em seu ouvido, pois quem pode estar falando é o diabo e não Deus aprenda a discernir.
Novamente contra ele existe uma arma eficaz, arma esta que o Senhor Jesus cita para Pedro na noite de sua prisão.
(Lucas 22:31) - Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
(Lucas 22:32) - Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
Mais uma vez vemos que Satanás queria derrubar Simão Pedro e Jesus o alerta e diz que rogou em favor dele para que sua fé não desfalecesse, ele disse isso porque ele sabia que sem a fé Simão era um alvo fácil e com certeza desistiria logo na primeira dificuldade ou perseguição.
Em nossas vidas isso não diferente, quantas pessoas não cuidam, deixam a sua fé esfriar e depois começam a sofrer as consequências disto em suas vidas, começam a não levar a obra de Deus tão a sério mais e logo já começam a não frequentar todos os cultos e quando menos se espera se desviam deixam Jesus pra lá, caem nas garras do diabo e tudo isso por não ter cuidado de sua fé, a arma mais poderosa que Deus lhe deixou.
Vá em um deposito de armas do exército de alguma potencia militar mundial e veja se as armas mais potentes não estão guardadas a sete chaves e ainda assim tem muita gente que não cuida direito de sua arma depois quando ela não funciona mais coloca a culpa em quem a deu, o que ele não se lembra é que a falta de manutenção é que a deixou totalmente avariada.
Por isso cuide muitíssimo bem da fé, pois ela é arma que te ajuda vencer todas as barreiras de sua vida, isso porque é Jesus quem cuida de você.
Ouça o que a bíblia nos ensina e coloque em pratica.
Guarde isso em seu coração, por hoje ficaremos por aqui, mas jaja voltaremos, ate lá fiquem na PAZ DO SENHOR.


Um comentário:

  1. olha eu nao vou a igreja(nenhuma delas), isso é errado?, pq na biblia diz q o templo é vc e q templos feitos por homens nao sao necessarios, portanto posso levar uma vida cristã longe da igreja, a questao é como discenir as coisas ruins das coisas boas como por exemplo piercings podem ser interpretados de maneiras diferentes, ou praticar esportes e tudo mais isso seria errado?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...