quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje concluiremos nossa terceira parte da explicação das palavras temas deste espaço. Sei que deve haver alguém curioso com o que escrevi no final da postagem anterior, mas antes de falarmos dela propriamente dita, vamos recapitular algumas coisas sobre o que já foi dito.
Como pudemos observar nos dois temas anteriores sobre o “amor” e a “graça de Deus”, não nos é necessário fazer nada para que Deus nos ame, ou para que ele dispense sua graça sobre nós. Ao contrário o tema de hoje apesar de estar diretamente relacionado com Deus veremos que nesta parte será necessário uma contrapartida de quem anseia ir morar no lar celestial, e esta contrapartida, este preço a ser pago como mencionei anteriormente tem um nome, muito curto e sucinto que se chama FÉ.
Palavra de apenas duas letras e um pequeno acento, mas que sem ela ninguém consegue ser salvo, pois a mesma é parte indissociável da salvação.

Uma definição sobre fé.

No livro de Hebreus vemos a seguinte definição de fé. (Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (ARA).
Como podemos perceber uma definição simples e direta, extremamente objetiva, que nos indica o seguinte que ela é base daquilo que cremos, ou como esta escrito ali firme fundamento. Qualquer pessoa que entenda mesmo que um pouco de construção sabe que sem um fundamento muito bem feito não é possível manter de pé uma construção, por mais linda e suntuosa que seja se sua base ou fundação não for boa ela não permanecerá de pé por muito tempo.
Talvez você esteja até se perguntando o porquê de eu estar dizendo isso, e já explico, o motivo é bem simples muitas pessoas ouvem a palavra de Deus, mas não permanecem nela e sabe por que isso acontece?
Acontece porque ela ficou ali um bom tempo, mas não fortaleceu suas bases, seus fundamentos continuam muito frágeis.
Como podemos observar também este fundamento é das coisas que se esperam, e esperamos muitas coisas em Deus. Ao mesmo tempo ela também é prova das coisas que não se vêem, aqui esta o grande segredo de saber olhar com os olhos da fé, muitos nunca conseguirão visualizar aquilo que outros contemplam diariamente e isto é por causa da fé em ação.
Quando digo fé em ação digo agir tendo a certeza que a promessa ira se cumprir, pois fé é isto, crer no impossível de Deus ainda que muitos duvidem se formos olhar a Bíblia ela esta cheia de situações assim. Fique tranqüilo, pois quando fazemos algo pela fé dificilmente receberemos apoio, na maioria da vezes só levamos cacetadas mesmo, pois não se esqueça Deus não vê como o homem vê.

Como faço para ter fé?

Bom e ai vem a seguinte questão: como posso ter fé? Ou ainda como posso aumentar a minha fé? Bom vamos lá, ouçamos o que ela própria ensina sobre si mesma.
(Romanos 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.(ARA)
Eis ai um versículo esclarecedor. Ninguém pode orar para que o outro tenha fé, não há propósito que aumente a minha fé, não adianta também nenhum outro tipo de artimanha humana, o que precisamos para ter fé é seguir o que ela recomenda.
Vamos utilizar um exemplo: quando compramos um aparelho eletrônico novo, qual a primeira coisa a fazermos, senão pegar o seu manual para aprender como ele funciona, lembro-me que já dediquei horas a fio para entender certos manuais de eletrônicos antes de usá-lo só para conhecer seus recursos.
Mas infelizmente ao contrario do que possa parecer tão obvio, fazemos isto com nossa vida cotidiana, com as coisas do nosso dia a dia e no que é mais importante que é nossa vida espiritual, somos muitas vezes relapsos e não nos preocupamos com o manual e ficamos tentando fazer como ouvimos falar que dá certo, procurando formulinhas humanas.
Aposto que provavelmente você já foi a alguma reunião algum dia e ouviu alguém dizer que ia orar para que você recebesse fé, mas será que é isto mesmo que a bíblia que é nosso manual ensina?
Pelo o que nos mostrou o versículo acima que lemos não funciona assim, vamos estudar o que nos mostra este versículo da Epístola aos Romanos.
Ele começa dizendo que ela vem pelo ouvir, e ai te pergunto como ouvimos a palavra de Deus?
Ouvimos através de pessoas que nos pregam a mensagem da palavra, através de reuniões em casa, na rua, na TV, através da internet e de muitas outras formas.
Mas existe também a principal e mais importante forma de ouvirmos a palavra de Deus que é quando dedicamos uma parte de nosso tempo, e não é necessário mais que alguns minutos por dia, para enquanto vamos lendo a Bíblia nossa cabeça começa a ir a cada situação pela qual já passamos em nossas vidas.
Quando isso acontece começamos ver a palavra ser aplicada a cada situação daquela, portanto ela fala conosco, muitas vezes nos dando alento e certeza de vitória, mas outras vezes somos exortados pela palavra a abandonar o erro e seguir a direção correta.
O importante é termos em mente que a palavra é viva e fala conosco diariamente, e ao contrario dos livros humanos ela não fica desatualizada nunca, ela é sempre atual em nossas vidas.
Se ainda não teve esta experiência faça o que eu estou lhe sugerindo, dedique um tempo a sós com Deus para ler a palavra, meditar nela e deixar que ela fale com você.
Depois compartilhe conosco, e nos diga como foi, creio que terá uma boa surpresa de poder ver e sentir a palavra falar com você.

Quando devo usar minha fé?

Devemos usar nossa fé a todo instante de nossas vidas, mesmo naqueles momentos em que nos sentimos meio perdidos, devemos fazer nossa fé crescer, mas lembre-se só podemos a fazer crescer estando em comunhão com a palavra de Deus, dedicando tempo para estudar a sua palavra.
Se conseguir fazer isso terá uma surpresa muito grande em sua vida.
Não subestime nosso manual que é a Bíblia sagrada, para podermos usufruir do amor e da graça de Deus, precisamos cultivar nossa fé a cada dia, para sermos moradores do lar celestial.
E se você for daqueles que imaginam que fé é algo que não precisa ser cuidada veja o que nos diz o maior evangelista que o mundo já viu o apóstolo Paulo, ele nos diz assim:
(II Timóteo 4:7) - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (ARA)
Neste texto o vemos já no final de seu ministério orientando Timóteo como deveria proceder e então ele diz “guardei a fé”.
É passando por tudo que ele passou fico imaginando quantas vezes ele foi ameaçado a renegar sua fé no único que pode salvar e nos garantir morada no céu.
E assim concluímos este tema, faça como ele combata o bom combate, complete sua vida debaixo do amor e da graça do Senhor e mantenha-se alerta para guardar a fé.
Se você desejar ter um material seu publicado em nosso site entre em contato conosco, pois a obra é grande, mas são poucos os operários.
Até breve, fique na PAZ DO SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...