sábado, 15 de outubro de 2011

Rifa para Deus?



Bingos, rifas e outras praticas semelhantes na igreja são aprovadas por Deus?

Como já deu para perceber o tema de hoje é meio espinhento, cheio de opiniões diversas e que mexe muito com todas as pessoas, quem vive em dificuldade sempre quer sair dela e quando este vale é financeiro a primeira oportunidade que bate a porta são as rifas, bingos, sorteios, loterias ou também pelo nome bonitinho que arrumaram para apelidar tal atitude, “ação entre amigos”.
Como bem sabemos isso esta em nosso meio a todo instante, acredito que todos já recebemos uma oferta para participar de algo com este nome tão solene que tem o objetivo de tocar nosso coração, pois a pessoa sempre chega te entrega o famoso talão na mão e fica tentando te convencer a “ajudar”, pois esse é o nome disfarçado que arrumaram para enfiar tal ato dentro das igrejas.
Normalmente as pessoas pensam assim, olha a igreja é um local onde devemos amar uns aos outros, portanto devemos “comprar apenas um numerozinho apenas para ajudar”, erga a mão quem nunca ouviu isso. Pois é com certeza já ouviu e tenho certeza que não foi apensa uma vez, mas na vida secular onde ta cheio de pessoas que não conhecem aquilo que o Senhor Jesus pode fazer por elas temos que aceitar, agora quando isso vai para dentro da igreja toma outra dimensão, vamos estudar isso melhor.

Vai um numero ai irmão?

Tem algo mais constrangedor que uma frase dessas gritada no meio de todos os irmãos ao final do culto, se por acaso algum irmão se recusa a comprar o tal vendedor fica olhando ele como se o mesmo fosse o próprio Judas Iscariotes, quando na verdade quem deveria se sentir envergonhado era quem organizou tal coisa e também quem se dispôs vender a ajuda a alguma causa, e o que é pior fazer isso constrangendo os irmãos que se sentem pressionados a ajudar para não parecer um coração duro.
Olha a que ponto a igreja do Senhor Jesus chegou quem esta certo acaba ficando constrangido pelo erro, isso dentro da igreja.
Pode parecer absurdo mas acontece com mais freqüência que podemos imaginar.
Só decidi escrever isso porque tenho visto igrejas abençoadas que pregam a palavra de Deus sendo usada pelo inimigo para participar de algo assim.

É errado ajudar uma causa filantrópica?

Minha resposta é não, não tem nada de errado em ajudarmos causas filantrópicas, mas sejamos honestos quando alguém compra este tipo de coisa não esta lá muito preocupado em ajudar alguém e sim com o premio que será sorteado, a pessoa esta empolgada com a chance de ganhar algo valioso por uma quantia ínfima, e ate onde eu sei isto não tem nada de benevolente, ou será que estou errado?
O erro por detrás disto é muito simples e claro, veja.
Qual é a lógica quando se compra bingo, loteria, rifas e os tais ação entre amigos? Simples a lógica é que um monte de pessoas perca o que investiram para que apenas uma fique com tudo, parece justo?
Sei que aqui pode surgir alguém e dizer, mas pessoa não fica com todo o total arrecadado, pois parte é para o premio e a outra é para  a causa em questão, e ai eu te pergunto se essas mesmas pessoas desejassem apenas ajudar se esperar nada em troca o total arrecadado não seria maior e portanto se atingiria a meta mais rapidamente.
Imagine um grupo de mil pessoas na rua que retiram cada uma cem reais dos seus bolsos e colocam tudo dentro de um recipiente e quando elas terminam de colocar tudo ali dentro, algum deles diz assim, olha agora vocês podem ir embora porque vou ficar com isso tudo para mim, parece injusto, mas não é exatamente isso que ocorre em bingos, rifas e etc?
Podemos ate tentar arrumar um monte de nome bonitinhos para isso, mas para Deus isso tem um nome bem claro e simples que se chama egoísmo.
Parece forte a palavra, mas pense e me diga que nome se da a alguém que quer vencer e para isso não se importa que todos os outros percam.
Quer uma prova cabal que o egoísmo é um sentimento ruim e, portanto não aprovado por Deus? Qual é o sentimento que causa tantas guerras mundo afora? pesquise e veja se a maioria delas não começa por causa de pessoas egoístas que só conseguem ver um lado da situação.
O mais grave dessa situação é que na maioria das vezes a pessoa deseja negociar com Deus orando assim, olha Senhor se eu ganhar eu vou dar 20% de dízimo, agora me responda para que Deus precisa deste tipo de dinheiro?
Pensou? Com certeza já percebeu que quem precisa dos 80% é quem compra e não Deus.
Colocar o nome de Deus no meio destas coisas é no mínimo uma falta de bom senso para não dizer outra coisa.
Sabe meus amados falando assim pode ate ter alguém imaginando que sou um daqueles que vivem pregando pobreza total e que se você for rico não tem chances de salvação, pode ficar tranqüilo não sou destes, pois não é o que a pessoa possui que vai salva-la ou condena-la, mas sim o sangue de Jesus.
Ter dinheiro para dar uma vida confortável para nossas famílias é bom, mas para isso não é necessário passar ninguém para trás.
A própria bíblia nos diz que o homem comera do próprio suor de seu corpo, portanto trabalhar é muito digno, não há nada de errado nisso não.
Ser pobre ou rico para Deus não faz diferença, quer prova para isso leia a historia do homem rico e do escravo Lazaro o que aconteceu com eles quando eles morreram.

Mas o que tem de tão errado em comprar um numero de rifa?

Com certeza você já ouviu esta pergunta, e às vezes ficou na duvida ou mesmo com vergonha de responder.
Mas vamos lá, o que há de tão errado são vários motivos e citaremos alguns.

1-      Confiar no dinheiro e não em Deus. em Mt6:33 aprendemos que primeiramente devemos buscar o reino de Deus e sua justiça e tudo mais nos será acrescentado, o dinheiro faz parte deste tudo.não devemos cair no erro de pensarmos que se tivermos mais dinheiro nosso problemas desaparecerão, isso não passa de uma armadilha do maligno para nos separar de Deus.fiquem atentos amados de Deus.

2-    A palavra nos diz que não podemos servir a dois senhores, pois agradaremos um e desprezaremos o outro, quando colocamos nossos desejos carnais acima de Deus, estamos servindo os seus desejos e concupiscências e afrontando o que nos ensina a palavra de Deus.Quando começamos a negociar com Deus para ganharmos aquele premio com certeza nosso coração não esta em Deus.

3-     Egoísmo- como já mencionei acima o egoísmo é pecado porque fecha nossos olhos para tudo ao nosso redor e só conseguimos visualizar nosso ego, a pessoa mais importante será sempre nós mesmos e mais ninguém e isso nos leva ao que considero o mais grave quando este atos são praticados dentro da igreja.

4-    Falta de amor- considero falta de amor pelo seguinte, à pessoa sabe que serão necessários recursos financeiros para determinada situação, mas ao invés de tomar a frente e dizer olha amados precisamos contribuir com tala situação, ou com tal pessoa que esta vivendo um momento difícil.e dito isso pegar e ser o primeiro a contribuir pela causa respeitando os princípios básicos da ofertas que são ofertar de acordo com as posses, e de acordo com o que lhe manda o coração e assim com certeza logo chegar-se-ia ao objetivo, não as pessoas se propõem a arrumar alguma coisas para sortear e angariar fundos.se este tipo de atitude fosse uma Atitude aprovada por Deus quando ele mandou construir o tabernáculo para habitar sua glória ele não tinha ordenado para que o povo ofertasse mas teria mandado Moises fazer um bingo no meio da congregação, já imaginou um bingo ali no deserto.e como podemos observar ele mandou que ofertassem e logo nos capítulos seguintes vemos ele mandando o povo parar de trazer ofertas porque já era mais que suficiente para a obra.
Como seria interessante se aprendêssemos a ofertar de corações abertos cheios de amor e compaixão e principalmente gratidão a Deus, ajudar apenas porque somos filhos de Deus e não porque poderemos ganhar algo muito mais valioso do que investimos.
Pare ai meus queridos e reflitam sobre isso.
Meditando sobre tudo isso que tenho visto acontecer cheguei à conclusão que esta só pode ser mais uma estratégia de satanás para roubar nossas bênçãos, pois se não ofertarmos ficamos duros de corações e assim impedimos o Espírito Santo de Deus de agir em nossas vidas.
Sabemos que ele é astuto, portanto não subestimemos sua capacidade de tentar se camuflar de anjo de luz para nos enganar, e me desculpem os defensores deste tipo de pratica, isso para mim chama coração duro, incapaz de ser o primeiro a doar e dar o exemplo aos outros para mostrarem que são cristãos, não somos salvos por obras, mas devemos praticar para demonstrar que Jesus habita em nós.
Depois de tudo isso que foi dito pare reflita e quando vierem te oferecer este tipo de coisas fique com a palavra e se alguém esbravejar, diga a ele que pra você o importante é ser fiel a Deus.
Busque primeiro o reino de Deus e sua justiça e tudo mais será acrescentado em sua vida, creia nisso e seja uma pessoa cada dia mais abençoada pela palavra de Deus.
Ate breve fiquem na PAZ DO SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...