sábado, 10 de setembro de 2011

05 prioridades da vida de um cristão


05 prioridades da vida de um cristão.

Tenho pensado muito no que será de nós daqui a alguns anos, pois pode perceber, ninguém mais tem tempo para nada, sempre estamos saindo de algo ou atrasados para algo, nunca temos tempo para fazer nada do que gostamos.
Sei que neste ponto muitos poderiam vir e dizer isso é falta de organização de tempo, tudo bem ate pode ser, que se formos mais organizados com nossos afazeres teremos mais tempo, mas pensemos no seguinte exemplo:
Se eu trabalhar quatorze horas por dia sete dias por semana, não tem organização do tempo que faça eu conseguir folga para fazer as outras coisas, e por um motivo simples, não importa o que façamos o nosso dia continuara com apenas 24 horas e isso jamais poderemos mudar, citei o exemplo do trabalho porque é o mais comum às pessoas trabalharem demais e abandonar as outras partes de suas vidas, mas isso pode ocorrer se qualquer parte for praticada ao máximo
O texto que me fez refletir sobre estas prioridades foi um texto muito conhecido de nossas bíblias que é o seguinte: (Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.(AA)
Penso eu que não tem passagem melhor para nos fazer refletir sobre prioridades que estas.
Vejamos o que a bíblia nos diz, buscai primeiro o reino de Deus, observe que ela não diz buscai se der tempo, ou se teu trabalho deixar, ou depois do passeio, ele é enfático “primeiro” e isso soou forte ao meu ouvido, mas o mesmo tempo que ele nos exorta ele também nos faz uma promessa que todas essas coisas vos serão acrescentadas, e que coisas são estas?
Para sabermos do que trata o versículo basta que nós leiamos o capitulo 6 inteiro que vamos descobrir ele nos dizendo que são todas as coisas que vivemos correndo atrás na vida, mas nem sempre é fácil colocarmos as coisas na ordem correta em nossas vidas, e este é o propósito deste texto, tentar mostrar a ordem correta em nossas vidas, as prioridades corretas nos momentos corretos.
Para cumprir esta missão de auxilio para a vida de muitas pessoas criei uma lista com cinco prioridades, e também uma ordem para elas em grau de importância.
A lista é a seguinte.
1º Deus.
2º Família.
3º Igreja
4º Trabalho
5º Dinheiro.

Antes de eu começar a falar sobre cada um destes tópicos olhe para sua vida e veja se está nesta ordem de prioridade.

Deus

Pensarmos que podemos ser ou fazer algo sem Deus seria muita arrogância ou mesmo infantilidade de nossa parte, pois ele é o Deus Pai criador, que sempre se importou conosco, que nos guia se permitirmos é claro porque temos livre arbítrio.
Para colocarmos ele e seu reino em primeiro lugar é preciso parar de negligenciar nosso tempo de leitura da bíblia, temos uma facilidade incrível de conseguirmos algo para fazer quando devíamos estar estudando a palavra de Deus, não nos dedicamos, tente recitar um capitulo inteiro da bíblia e entendera o que estou dizendo, difícil? Agora então tente lembrar a escalação do seu time do coração, veja se consegue.
Outro aspecto que negligenciamos em nossa escala de prioridade é não dedicarmos tempo para oração, na maioria das vezes fazemos uma oração meio assim, ó senhor obrigado pelo meu dia, eu te agradeço, boa noite e ai viramos do lado e dormimos.
Me desculpe meu amado isso pode até ser uma oração para uma criança, mas não para nós filhos de Deus, que somos seus filhos que temos intimidade com ele, pense nisso que eu te disse, quanto tempo faz que não participa de uma vigília de oração? O sono tem sido mais forte meu amado?
Bom se negligenciamos na oração, nos jejuns então é ai que complica de vez, da para contarmos nos dedos da mão quem leva isso a sério na igreja, e percebo que cada dia mais isso vai ficando ou em desuso, ou usado para contar para todos olha como estou abatido hoje, é porque eu estou em jejum desde de cedo, procure na bíblia e veja o que ela diz sobre este tipo de atitude.
E assim concluimos a primeira prioridade, vamos para a próxima.

Família

Nesta tenho certeza que muitos resmungaram por a família estar à frente da igreja, mas fique tranquilo ai que já explico porque.
Tem muitos super crentes (ao menos pensam que são) que diriam assim, olha meu ministério é muito importante para mim, não o abandono por nada, ai te digo quem foi que falou em deixar o ministério de lado, estamos falando sim em deixar a família de lado, se era para largar a coitada da esposa jogada la num canto porque você não deixou ela dentro da casa do pai dela, pelo menos o pai iria cuidar dela.
É muito sério como isso ocorre em nosso meio, o marido é o Pastor sempre disponível para a igreja, levanta de madrugada para orar com o irmão que esta doente, ajuda um, socorre outro e assim vai 24 horas a serviço da igreja.
Quando a esposa diz olha precisamos ter um momento só para nós para conversarmos, ele simplesmente diz agora não posso, preciso ir com o tal irmão resolver um problema e assim vai, o testemunho mais triste que me lembro de ter lido foi de um filho de pastor onde ele dizia que queria que o seu pai fosse em casa o que ele era na igreja.
Depois muitos não sabem por que perdem família, ou a esposa mergulha na depressão, os filhos ficam arredios com ele. Amado esta é pra você principalmente se você é pastor é preciso haver tempo para tudo em sua vida a igreja não pode consumir todo o seu tempo, você tem uma família que te ama que precisa de você e que não pode ficar abandonada.
Não deixar a família de lado também vale para quem é apenas servo de Deus e não possui nenhum cargo de liderança, olhe com carinho para sua família, a coloque na posição certa na sua ordem de prioridades, não seja desobediente.
Passemos para o próximo.

Igreja

Agora entra algo muito complicado nestes últimos tempos, pois cada vez menos vemos pessoas compromissadas com a obra a de Deus, o fenômeno dos sem igreja que tanto se tem falado nos últimos dias não passa disso, pessoas sem compromisso com nada.
Este tipo de pessoa quer experimentar tudo, mas não quer compromisso com nada, o mais trágico é que isso esta indo para dentro da igreja.
Não que as pessoas tenham alguma resistência com a igreja, pode ser colocada qualquer pauta em votação que a maioria delas estará de acordo, nunca discordarão, desde que elas não precisem fazer nada, porque tenho meu jogo para assistir, hoje, hoje não dá tem o ultimo capítulo da novela, e assim vai, as desculpas mudam, mas o espírito não, é uma preguiça, uma falta de comprometimento assustadores.
Quer colocar as prioridades na ordem certa esteja disponível para os trabalhos de sua igreja, sempre haverá algo que você possa fazer.

Trabalho.

Às vezes fico pensando que quanto mais lemos a bíblia menos a praticamos, mas não ache estranho eu dizer isso aqui quando vou iniciar este tópico, o motivo pelo qual estou dizendo isso é muito simples, quantas pessoas que você conhece que acha o trabalho que tem uma droga, uma porcaria, que vivem dizendo eu odeio este trabalho, só fico aqui porque não tenho algo melhor, creio que muitos, eu pelo menos antes de ser comerciante tive vários empregos e sempre vi muitas pessoas deste tipo que citei.
Quando vejo uma situação assim começo a pensar num personagem bíblico que tem muito a nos ensinar sobre trabalho veja o texto a seguir: (Gênesis 39:3) - Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão.
(Gênesis 39:23) - E o carcereiro mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava.(AA)
Estes versículos acima estão falando de José filho de Jacó, o José do Egito que sempre ouvimos falar, e a parte que lemos fala da pior fase de sua vida, primeiro como escravo depois como prisioneiro e convínhamos as prisões daquele tempo eram bem piores que hoje.
O que chama muita atenção no texto é que mesmo como escravo ou prisioneiro para ele não importava, ele cuidava do que era do patrão com todo empenho, e fazia prosperar, pense rápido e me diga quantos presos que você conhece ou já ouviu falar que fazem a cadeia onde estão presos prosperar? Difícil , pois então ele fazia. Nós muitas vezes desejamos que o nosso patrão que é quem paga nosso salário se encrenque, pois como costumamos dizer não estou nem ai pra ele.
Quer colocar sua vida nas prioridades corretas, trabalhe com honestidade, dignidade, seriedade e lhe garanto que quando houver uma lista de dispensa seu nome não estará no meio dela.
Aprenda uma coisa nós que nos declaramos servo de Deus, fazemos tudo para a o honra e glória dele, e nosso trabalho não deve ser diferente.

Dinheiro.

Tenho certeza que tem varias pessoas pensando que só porque deixei o dinheiro por ultimo na escala de prioridades é porque acho que dinheiro não é importante, ledo engano de quem pensou isso, sabe por que deixei o dinheiro por ultimo? Simples.
Se você tem Deus como primeira prioridade de sua vida, se você ama, cuida, valoriza dedica tempo a sua família, se você é uma pessoa comprometida com sua igreja, procura estar sempre disponível, se no seu trabalho você é referencia onde todos olham para você e dizem naquele ali eu posso confiar, com ele posso deixar minha empresa que ele cuida como se fosse eu, se sua vida segue todas essas prioridades com certeza dinheiro não é problema pra você, com certeza ser promovido no trabalho já é algo rotineiro em sua vida e com certeza tudo vai caminhando bem.
Sabe por que estou dizendo isso? Digo isso porque aqueles que vivem desesperados correndo atrás do dinheiro e colocaram-no como principal prioridade de suas vidas com certeza a família não vai bem, a mulher esta infeliz, depressiva, revoltada por o marido não ter tempo para ela, os filhos extremamente rebeldes por terem um pai ausente ou mãe como é comum nos nossos dias.
Se a pessoa esta assim com certeza Deus e a Igreja só são lembrados quando tudo da errado e ele não sabe onde recorrer ai se lembra de buscar Deus, ir a igreja orar.
No trabalho então ai piorou porque a promoção que ele tanto almejava quem levou foi ao amigo de trinta anos e ele ficou se torcendo inveja, louco para o amigo cair e ele ficar com a vaga, normalmente uma pessoa assim se torna aquelas pessoas pessimistas, pra baixo, insuportáveis, e extremamente difíceis de se conviver.
E agora eu te pergunto você quer passar por tudo isso ou ter as prioridades corretas em sua vida, na ordem correta e viver bem, em paz, feliz com sua família, sendo produtivo ministerialmente e o que é principal de tudo que eu ainda não disse você quer ser um salvo?
Se for isso que pretende corra, pois ainda da tempo, enquanto você estiver respirando ainda da pra mudar de vida e corrigir os erros e pedir perdão a Deus.
Lembre-se, memorize isso, quais são suas prioridades?
Até breve fiquem na PAZ DO SENHOR.

2 comentários:

  1. Quer ganhar mais com seu blog, por dia? Então conheça o sistema 2 reais http://www.sistema2reaisonline1.xpg.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...