quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Moradores e herdeiros do céu. parte 02


Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Eis aqui outro versículo duro, porque aqui ele esta dizendo que somente aqueles que sabem ser misericordiosos alcançarão misericórdia.
Agora encontramos algo que anda bem fora de moda, cada vez menos vemos pessoas sentirem misericórdia umas das outras, quer fazer um teste do que eu estou dizendo? Então faça o seguinte.
Pegue uma pessoa andarilha toda suja, maltrapilha, sofrida com a rua e coloque bem no meio do caminho mais usado para entrar em sua igreja (não importa placa ou credo) não precisa você dizer nada apenas mantenha certa distancia e comece a observar as reações das pessoas, talvez algumas parem e tentem ajudar a pessoa, mas com certeza a grande maioria passara direto, cortara volta dela e alguns darão uma forma de estacionar o carro o mais longe possível dela.
Parece exagero meu? Muitas igrejas já fizeram isso e o resultado não foi bem o que pudemos considerar de misericordioso.
Quando nos declaramos cristãos e olhamos para nossas bíblias e vemos a forma como Jesus agia e comparamos com a forma em que nós agimos será que merecemos usar este titulo de cristão?
Sabemos viver de acordo com o que ele pregou e ensinou?
Infelizmente preferimos pensar em ter mais conforto em nossos templos que ajudar os necessitados, e quando somos indagados sempre usamos a expressão mais batida e que sempre funciona, colocamos a culpa no governo, quer sair de uma dividida social coloque a culpa no governo e logo conseguira um monte aliados.
Quando Jesus contou a história do homem caído no caminho e que as pessoas que delas se esperavam prestassem algum socorro para ele e elas passaram diretas e então veio um samaritano, alguém que eles odiavam e socorre aquela pessoa e cuida dela, podemos interpretar que quem deveria ajudar não ajudou então aquele o qual não tinha a menor obrigação de ajudar foi quem o socorreu, pense nisso.
É possível alcançar misericórdia sem antes demonstrarmos que somos misericordiosos.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Este versículo é muito direto em seu sentido, podemos ver claramente o Senhor Jesus criticando a conduta dos fariseus que valorizavam extremamente a conduta exterior em que eles faziam questão de cumprir todos os rituais religiosos em publico para que fossem aplaudidos.
Eles se gloriavam deste tipo de atitude de respeitar todos os mínimos detalhes da lei, um exemplo disso é o que nos relata
(Lucas 18:10) - Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
(Lucas 18:11) - O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
(Lucas 18:12) - Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
(Lucas 18:13) - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
(Lucas 18:14) - Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.(AA)

Vemos claramente que o fariseu se considera perfeito e muito superior ao pecador somente pelo fato de cumprir a determinações em publico, percebemos isso claramente na forma diferente de cada um orar, Jesus conclui dizendo que aquele que confessou seu estado de pobreza espiritual Deus ouviu seu clamor e ele voltou para casa justificado, ou seja limpo de seu pecado, e isso aconteceu porque o gesto dele não era apenas superficial vinha do coração.
Com isto concluímos que ser limpo de coração é ser sincero, honesto, correto, humilde todos estes valores que a cada dia mais estão virando algo raro e isso porque o mundo cada vez mais da ouvidos ao que satanás tem lhe incutido como se fossem verdades.
A promessa aqui também é maravilhosa estes verão a Deus, hoje não se pode vê-lo face a face, mas se pode vê-lo pelos olhos da fé, mas para isso é necessário um coração puro e limpo.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Este fala diretamente com cada um de nós, eu te pergunto quando alguém chega até nós para falar de uma outra pessoa o que fazemos, tentamos apaziguar ou colocamos mais lenha na fogueira só para ver o que vai acontecer?
Sabemos que o significado de pacificador é totalmente o contrário disso, pois pacificar é restituir a paz, acalmar deixar as coisas serenas e tranqüilas.
Novamente o interessante é que somente um limpo de coração pode ser pacificador, do contrario a pessoa quer mais é que tudo se exploda e vá pelos ares.
Devemos fazer isso não somente dentro da igreja mas em todos os lugares que estivermos, um cristão deve sempre buscar a paz não importa a dificuldade da situação.
Muitas vezes não levamos este preceito de Jesus muito a sério, pois se levássemos não veríamos irmãos em Cristo se digladiando para um ser mais importante que o outro aos olhos dos homens pelo menos.
Queridos e amados irmãos e irmãs ouçamos o chamado que o Senhor Jesus nos faz de sermos representantes da verdadeira paz que somente pode vir dele, paz em nossos lares, em nossos trabalhos, em nossas amizades e principalmente dentro da igreja do nosso Senhor Jesus.
É triste tocar em um assunto destes mas sabemos que infelizmente sentimentos como bairrismos e amor cego e ferrenho a determinadas placas e denominações fazem nossos irmãos que crêem em Jesus ficarem se digladiando como se isso trouxesse algum lucro para a igreja, quem lucra com dissensões é o diabo e ninguém mais, portanto oremos pela união dos cristãos, para que todos nós cristãos coloquemos em prática os ensinos do Senhor Jesus e deixemos sentimentos egoístas de lado.
Quer um motivo para fazer isso?
A benção que acompanha esta bem-aventurança ganhar o direito de ser chamado filho de Deus, pode ate parecer loucura mas foi exatamente isto que o Senhor Jesus fez ao morrer na cruz, ele através de seu sangue derramado na cruz nos reconciliou com Deus.Só temos a chance de sermos chamados filhos de Deus por causa de seu gesto de levar sobre si nossos pecados.
Agora se você achar que isso não é um motivo suficiente para ser um pacificador então faça como achar melhor.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Este um versículo difícil de compreender e o motivo é que ser perseguido não é nada bom, nem todos conseguem suportar bem a este tipo de gesto maligno, mas que infelizmente vemos acontecer aos montes.
Na verdade este versículo também é um alerta referente ao anterior porque muitas vezes que formos buscar ser pacificadores, tentar restabelecer a paz não seremos bem recebidos, muitas vezes seremos hostilizados e ainda outras depois que tudo se acertar alguns pensarão que os culpados fomos nós, não entendeu, tente ser mediador entre uma briga de casais que você ira compreender rapidinho o que eu quero lhe dizer, no fim quando eles se acertarem e tudo ficar bem, pode ser que o interlocutor seja o vilão da história ao menos aos olhos deles.
Ele esta dizendo assim aqui, olha busquem a paz todo o tempo, mas saibam que vocês serão perseguidos por isso, também nos remete ao versículo onde falava em ter fome e sede de justiça.
O ensinamento mais difícil de colocar em pratica aqui é ficar alegre quando for perseguido por causa destas coisas, isso sim é complicado aos olhos humanos.
Através de tudo o que passaram os apóstolos do Senhor Jesus vemos como foram importantes todos estes ensinamentos, basta ver a história de cada um para perceber tudo o que tiveram de suportar por amor a obra de Deus.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Para aqueles que pensam que uma vida diante de Deus será somente de maravilhas e aplausos, o Senhor Jesus já avisa de inicio que quem desejar segui-lo será injuriado, perseguido e alvo de calunias.
Isso não demorou muito para acontecer, quando vemos no livro de Atos o relato da vida de Paulo vemos que quando ele foi preso, tiveram que inventar um monte calunias para poder conseguir levá-lo aos tribunais pra condená-lo.
Aqui temos também um termômetro para medir o quanto à palavra que pregamos tem de comprometimento com as verdades do evangelho de Jesus, pois se ele disse que seus discípulos seriam perseguidos por causa dele, quer dizer que sua palavra é uma palavra forte, em muitos momentos dura, sem transigência, que sempre tem o propósito de nos levar ao céu mesmo que não gostemos daquilo que ela revela em nós.
E ai esta disposto a encarar, como disse o apostolo Isac no vida de pastor , quem não é servo não serve.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

O que seria motivo de grande tristeza e sofrimento para qualquer um o Senhor Jesus diz que para os seus deve ser motivo de orgulho, porque é grande o vosso galardão nos céus, isso quer dizer que somente seremos recompensados nos céus por um trabalho bem feito, com certeza estará escrito lá no livro da vida quem somos e o que fizemos pela obra do Senhor.
Ali sim compensara, pois os que forem moradores celestiais terão direito a todos este benefícios eternamente, não será nada passageiro assim como é hoje aqui conosco
Ele conclui as chamadas bem-aventuranças com o seguinte alerta; nada neste sentido de perseguição é novo e assim como perseguiram todos os profetas agora não será nenhum pouco diferente.
Como em todos os outros é um ensinamento que pode até parecer loucura para homens, mas para Deus é plenamente possível.

Conclusão
Depois de ter lido todo este texto que alias não é tão longo assim você que ate estava propenso a aceitar o chamado de Jesus para ser seu servo fiel e verdadeiro pode ter titubeado e neste instante estar pensando que não é possível a um ser humano comum saber reconhecer que sozinho diante de Deus ele não é nada, por causa de seu pecado não pode se aproximar de Deus.
Pode estar achando que não conseguira chorar pelos seus pecados, pelos erros e descaminhos e tudo que te levou para longe de Deus.
Talvez você esteja pensando ai agora que alcançar este tipo de mansidão que o Senhor Jesus pede é inalcançável, pois esta muito longe de nossa realidade e da forma como vivemos.
Ou quem sabe para você seja difícil ser uma pessoa que tem sede de buscar coisas de Deus, sua vida cotidiana lhe rouba tempo demais e não sobra mais tempo para buscar a Deus.
Quem sabe lhe ensinaram a vida inteira que no mundo é cada um por si e que quando vemos algum problema ou uma pessoa necessitada o melhor a fazer é fechar o vidro do carro e olhar para o outro lado fingindo que não vimos nada e por isso ter misericórdia é algo difícil para você.
Ou então igual a muitos você esta preso a uma religiosidade ou tradição onde lhe disseram que se um dia você a abandonasse iria desapontar toda sua família e não seria será salvo, pois para ser salvo bastaria seguir rituais humanos e cheios de regrinhas, mas que não exigiam arrependimento interior algum, pois são apenas superficiais e como sabemos Jesus espera gestos que venham do coração e não do exterior.
Quantos que não conseguem serem pacificadores, pois quando percebem já fizeram mal aos outros com a arma mais perigosa que existe que é a língua, pois uma bala pode ser retirada de um corpo, mas uma palavra proferida não.
E se o seu medo é de ser injuriado, humilhado, perseguido por causa de Jesus que é a nossa justiça.
Se lendo tudo isso você já esta quase para desistir porque acha que é um fardo muito pesado e difícil de carregar, eu uso as palavras de Jesus e te digo o seguinte. (Mateus 11:30) - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.(AA)
Não entendeu o que eu quis dizer com isso? Explico.
Tudo isso do qual falamos neste texto todo realmente é muito pesado para ser carregado sozinho, ninguém consegue cumprir todos estes propósitos que são o ideal de cristão, mas o que fazer então?
Faça o que ele mesmo disse no versículo acima entregue tudo a ele, só conseguiremos cumprir estes preceitos se estivermos em intima comunhão com ele, com ele ao nosso lado carregando o nosso fardo.
Ta difícil da forma como você tem vivido, entregue tudo a ele e veja a mudanças, mas lembre-se é preciso uma mudança de coração e não apenas de exterior.
Por hoje é só vou ficando por aqui, mas breve estaremos de volta.
Fiquem na PAZ DO SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...