segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Você consegue viver um dia de cada vez?



“Basta a cada dia o seu sofrimento”

Pode ate parecer uma pergunta meio obvia, mas nós temos o péssimo habito de a negligenciarmos e querer viver todos os dias de nossas vidas em um único dia, muitos alias arruínam todo o restante de suas vidas porque em um determinado dia resolveram fazer tudo ao mesmo tempo e isso não funcionou direito e acabou por deixar um monte de sequelas para toda vida daquelas pessoas.
Quando eu digo fazer tudo ao mesmo a grande maioria das pessoas juntam a isso um monte de coisas erradas que se sozinhas já eram um grande problema juntas então se tornam catastróficas.
Mas deixemos de meias palavras e sejamos mais claros, vamos usar alguns exemplos para isso conforme formos demonstrando esta linha de raciocínio, entendamos.

Quem nunca conheceu uma pessoa que ao receber uma noticia que tinha uma doença considerada com pouco índice de cura literalmente morreu naquele dia, pois simplesmente abandonou tudo.
Ao invés de usar aquele tempo que possuía para algo saudável começou a blasfemar e normalmente nestes momentos as pessoas começam a se perguntar, mas Deus por que eu, por que isso tinha que acontecer comigo? É meus amados pode parecer cruel, mas esta é nossa realidade a pessoa ficaria imensamente mais feliz se fosse seu melhor amigo, ou qualquer outra pessoa ao invés dele.
Lembro-me ate das brincadeirinhas que sempre ouvíamos quando em minha pequenina cidade do interior sempre quando falecia alguém e colocavam uma determinada musica que todos já sabiam que aquilo significava que alguém havia morrido e então ouvir “antes ele do que eu” ou então “até que seu estou ouvindo esta musiquinha ta bom, ruim será quando eu não ouvir”, pode até parecer piada, mas isso é o ser humano que em cada gesto demonstra que necessita do amor de Deus para poder ser um morador celestial.
Quantas pessoas que nem dormem em semanas de provas decisivas para concursos, vestibulares, e outras tantas afim.
A data ainda será daqui a vários dias e a pessoa já começa sofrer desde hoje, começa a imaginar que não é capaz e aquilo vai matando a pessoa por dentro, ela sofre tanto que acaba por não conseguir seu objetivo almejado por não saber viver um dia de cada vez.
Se fossemos como maquinas seria fácil, pois para elas o que vale é o instante, ela funciona exatamente igual do inicio ate algum problema surgir e travá-la de uma vez.
A maioria de nós reage ao contrário, ao receber a noticia indesejada é como se o mundo desabasse em nossas cabeças, e infelizmente muitas pessoas nunca mais conseguem ser a mesmas e nunca mais se recuperam.
Antes que você desista de ler este texto por imaginar que se trata apenas de mais um escrito de psicologia barata, pode ficar tranquilo que não é disso que trataremos o assunto deste artigo, aprenderemos a viver um dia de cada vez, usando como exemplo para isso alguém que soube fazer isso exemplarmente com perfeição ele viveu cada instante de sua vida unicamente, viveu um dia de cada vez, e oro a Deus para que este texto produza fruto na vida de todos aqueles que sofrem deste mal e que não conseguem viver um dia de cada vez e com isso estragam todos os outros.
Faço-lhe um desafio agora, se o que você deseja é uma formula ou exemplo para viver um dia de cada vez, leia o texto abaixo depois me conte os resultados.

O mestre de viver um dia de cada vez.

Neste texto usaremos como exemplo o Senhor Jesus, a bíblia nos diz que enquanto ele esteve aqui na terra ele em tudo foi igual a nós exceto no pecado, pois nele não havia pecado.
Não pretendo publicar um estudo profundo que esgote o tema ate porque nem sou profissional desta área, apenas falarei sobre alguns pontos de vista sobre o tema que com certeza é muito rico e renderia muitos outros textos.

Seu nascimento, e período ate o inicio de seu ministério.

Como a bíblia nos relata seus pais estavam em Belém para o recadastramento quando chegou o momento de Maria dar a luz, e como a cidade estava lotada não havendo vaga em nenhum hotel eles se ficaram numa estribaria e foi ali em uma manjedoura, que aqui no Brasil popularmente conhecemos por cocho que ele nasceu.
Logo que nasceu por causa de perseguição seus pais fugiram com ele para o Egito, avisados em sonhos por um anjo do Senhor, ficaram lá algum tempo depois voltaram para Israel e foram viver em Nazaré uma região que podemos dizer com palavras nossas.
Da seguinte forma, era uma periferia, um local que as pessoas que vinham de lá eram marginalizadas, excluídas.
Não é preciso dar muitos exemplos, pois quem de nós não conhece locais assim em nossas grandes cidades, tal bairro tem fama ruim e no mesmo instante que a pessoa diz que mora ali as portas da sociedade começam a se fechar por causa do preconceito contra ela.
Apenas disse isso, pois foi num local assim que nosso Senhor Jesus cresceu e para aqueles que acham que estou inventando esta parte leia este texto: (João 1:46) - Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

E assim neste ambiente é que ele cresceu em sabedoria e conhecimento como nos diz a bíblia sempre se mantendo puro de todo pecado e pode ter certeza que apesar da bíblia não nos relatar ele teve muitas ofertas para levar uma vida carnal ao contrario da vida em comunhão com o pai.
Quantas pessoas em nossos dias veriam em uma situação assim um motivo para se desvirtuar, abandonar a fé, abandonar a Deus e seguir o mundo deixando tudo para trás por causa da carnalidade e dos valores morais do mundo.
Quantas vezes já ouvimos algumas pessoas dizerem que ser pobre ou desfavorecido financeiramente é motivo para roubar ou fraudar alguém, como se ser pobre fosse defeito, o que mais me entristece é que tem algumas igrejas hoje em dia ensinando que Deus só ama e abençoa aqueles que têm dinheiro, queria que alguém me mostrasse isso na bíblia, detalhe com algum profeta de Deus e não com governantes, se alguém aceitar pode me mandar que publico, mas voltando ao nosso assunto.

Jesus não teve uma infância tranquila, pois pelo o que a bíblia nos narra José esposo de Maria morreu quando ele ainda era bem jovem e ele devia trabalhar muito para o sustento de sua família.
Em momento algum de seu ministério o veremos usando alguma reclamação sobre este período de sua vida, porque para ele isso não era relevante.
Uma coisa precisa ficar clara aqui, como bem sabemos que ele tinha uma grande comunhão com o Pai, mesmo quando ele ainda era bem jovem ele já tinha consciência de tudo o que precisaria passar todas as perseguições, sofrimentos e morte de Cruz. Logo saberá por que isso é importante.

Lembram-se quando eu falei sobre a pessoa que recebe uma noticia de uma doença grave e abandona tudo e para ali, imagina se Jesus também tivesse feito isso, quando lhe foi feito saber pelo pai de que forma ele iria morrer, e como seria breve sua vida, pois sabemos que seu ministério durou pouco mais de três anos, ou seja, aconteceu tudo muito rápido e ele manteve toda a situação sob controle, todos os momentos sem perder as rédeas em nenhum deles.
Se fosse de sua vontade desistir por algumas vezes tentaram matá-lo, querendo empurrá-lo do precipício, querendo apedrejá-lo, mas em todas as situações ele passou pelo meio deles e foi embora porque ele sabia que ainda não era chegada à hora de sua morte, primeiro era necessário fazer a obra a qual ele veio realizar.
Imagina você ter a consciência que a comemoração final de seu trabalho, é morrer na cruz.
E se formos analisar a crucificação veremos que foi o que aconteceu ele foi coroado com uma coroa de espinhos ao invés de uma de louros.
Agora imagina como teria que ser a motivação para assumir uma tarefa dessas, levar adiante uma missão dada por Deus que culminaria na morte mais vexatória de que se tinha noticia.
Ainda que ele sendo uma das pessoas da trindade, o filho de Deus aqui na terra ele fora humano em todos os aspectos, pois sentia fome, sentia dor, tinha emoções iguais as nossas, pois quando seu amigo Lazaro faleceu antes de orar ao pai pela ressurreição dele o Senhor Jesus chorou.
Apesar de tudo isso ele sabia viver um dia de cada vez, e cumpriu toda sua missão com uma mente plenamente saudável, em momento algum foi abalada, sabemos que ele sofria com este sentimento, pois quando ele sai com três de seus discípulos para orar na noite da prisão e lhes revela que estava muito angustiado e que mesmo o espírito estando preparado à carne sofria os sinais desta angustia.
Em nenhum outro momento ele menciona que estivesse triste ou preocupado.

Portanto aprendamos dele, mesmo sabendo o que ia acontecer a ele e como seria realizado tal ato ele nunca se deixou abater pela tristeza, mesma coisa agora eu digo a você que lê este texto e que imagina não mais ter forças para enfrentar determinadas situações, saiba que o ontem é um dia que nada podemos fazer a respeito dele porque já passou, o amanhã pertence a Deus e não conseguimos prever o que irá ocorrer, se concentre no dia mais importante de sua vida que é hoje, pois todo o restante de sua vida ira depender de hoje, se você vencer o dia de hoje o amanha chegara e você encontrara forças para vencê-lo também.
A bíblia nos diz que (Mateus 6:34) -  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Ora se a própria palavra declara isso a respeito de si mesma porque devemos estar preocupados, infelizmente muitas pessoas vivem sofrendo por causa do amanha e esquecem que o dia mais importante de suas vidas é hoje, pense nisso.
Não quero ficar usando chavões, mas tem algumas verdades que não podem e não devem ser esquecidas.
Quando começarmos a imaginar que o amanha é um dia muito difícil, sigamos o exemplo de Jesus, ele não se preocupava com o que poderia acontecer amanha, ele sabia que seu ministério deveria ser realizado um dia de cada vez.
Faça isso você também, os problemas que tem afligido sua vida que tem afetado o seu hoje, viva um dia de cada vez, sempre que isso for colocado em pratica conseguiremos encontrar paz.
Se esta não fosse uma estratégia acertada o Senhor Jesus não a teria usado pense nisso, e decida se o que você deseja é seguir conselhos humanos ou os exemplos do mestre.
Existem muitos outros aspectos desta situação que falaremos em outra oportunidade.
Guarde este texto consigo e reflita sobre todos os aspectos que abordamos, não deixe o mundo com todas as suas ilusões roubar você de Deus.
Por hoje ficaremos por aqui, ate breve, fiquem na PAZ DO SENHOR.

Um comentário:

  1. lindo texto!! me surpreendi como Jesus soube viver um dia de cada vez!! Devemos segui-lo sempre!! DEUS abençoe a você que postou este texto e me ajudou na minha caminhada....

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...