sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TEMPLO DE SALOMÃO OU CIDADE MUNDIAL, onde adorar?




E agora?

Estes dias tenho visto algo na mídia que me lembra da conversa de Jesus com a mulher samaritana a beira daquele poço como esta relatado em:
(João 4:20) - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
(João 4:21) - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
(João 4:22) - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
(João 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
(João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Aqui neste texto estamos vendo o senhor Jesus falando das verdades que ele ainda não havia anunciado a muitos que o seguiam, para ela ele diz tudo como deverá ser depois de revelar sua vida e a deixar em atenção.
E como havia um problema desde a divisão do reino no tempo do Rei Roboão filho de Salomão quando da divisão do reino a parte que ficou conhecida como reino norte ou Reino de Israel para não ser obrigada a se misturar com aqueles que tinham acabado de se separar decidem que não mais irão a Jerusalém levar suas ofertas como estabelecia a lei mosaica.
A partir deste fato histórico começam tempos de hostilidades entre as partes apesar de serem irmãs, muito tempo se passou na história, as realidades também mudaram totalmente, na época de Jesus ambas as partes pertenciam ao império romano, mesmo assim continuavam inimigos, mas como Jesus não se importava com isso enquanto seus discípulos foram comprar o que comer ele pediu água para a mulher e ela já lhe respondeu de imediato que os Samaritanos e os judeus não se falavam, muito menos com uma mulher e assim vai se desenrolando a parte que lemos acima.
Ela perguntou uma coisa, pergunto outra até que foi direta e quis saber quem estava certo qual era local correto de se adorar a Deus, a resposta de Jesus foi surpreendente, como costumamos dizer ele deixou ela sem reação.
Primeiramente ele mostra a ela que o conceito de adoração deles não tinha a ver com Deus.
Mas num segundo momento ele lhe anuncia algo maravilhoso, ‘em breve’, estava falando de sua morte de cruz, com efeito redentor sobre todos os que cressem nele, era disso que ele estava falando.
Ele muda o foco ali e começa a mostrar a ela que a partir do que estava para acontecer, não era mais necessário ter um local sagrado para se adorar, o motivo é bem simples como ele mostra, Deus é espírito e, portanto deve ser adorado em Espírito e verdade, como o sabemos ele sabe o que temos em nosso coração por isso é necessário adorar em espírito.
E a palavra também mostra que é a estes que Deus procura.
Mas eu disse isso tudo e você pode estar ai pensando, ta, mas e o que isso tem a ver com o título da postagem, já explicarei.

O motivo é o seguinte como todos que assistem TV já devem ter ouvido, duas das maiores denominações evangélicas de nosso país empreenderam obras faraônicas que segundo eles próprios são bênçãos de Deus, vejamos um breve resumo de cada obra.

Templo de Salomão
Esta é uma obra empreendida pela Igreja Universal do Reino de Deus do bispo Macedo, eles possuem até um site em que é possível se acompanhar a obra on line, no mesmo site tem entrevistas, maquete virtual 3D e tudo mais que um projeto desta envergadura tem direito, pedras trazidas de Israel e muito mais, quem quiser visitar darei o link ao final.
Quero deixar claro que não tenho nada contra a igreja Universal ou qualquer um de seus lideres ou membros, somente acho que às vezes eles perdem a noção em determinadas situações e passam por cima da bíblia deixando de lado as regras de uma boa interpretação bíblica.
O valor da construção esta na casa de centenas de milhões de reais, como eles mesmos gostam de afirmar será o templo mais refinado que já foi visto, uma estrutura gigantesca.eis o link  templo salomão universal

Cidade mundial

Este outro projeto é empreendido pela Igreja Mundial do Reino de Deus, presidida pelo Apostolo Valdemiro Santiago que alias um dia já foi bispo da Universal.
Como é do estilo dele é algo focado bem mais no povão como costumamos dizer, mas nem por isso menor, muito pelo contrario como ele mesmo costuma dizer aos gritos em suas pregações será o maior templo cristão do mundo com capacidade para 150.000 a 200.000 pessoas, como eles são menos organizados não existem dados relativos a detalhes da obra na internet.
Apenas é possível se ter acesso a algumas fotos que são apenas de uma vista aérea, sem maiores detalhes.
Quero dizer que também não tenho nada contra os lideres ou membros, quando querem pregam a palavra de Deus, pena que seja a menor parte do tempo das suas transmissões televisivas. eis o link da foto Fotos cidade mundial

Resultado

Acima dei alguns detalhes sobre as duas obras para poder explicar o motivo de minha preocupação.
São dois templos suntuosos, um com a fama de ser o mais belo e luxuoso e o outro com a marca de ser o maior templo cristão do mundo, alias ser o maior não era para ser algo ruim, é bom saber que temos pessoas interessadas na palavra de Deus.
O ruim nesta história toda é o que já presenciei, quando passei em frente de uma igreja da mundial no interior do estado de São Paulo e vi uma faixa que pegava a frente da igreja toda com a seguinte frase: 22 DE OUTUBRO EXCURSAO PARA SÃO PAULO, NA IGREJA MUNDIAL DO REINO DE DEUS, PARA PARTICIPAR DE CULTO COM A PRESENÇA DO APOSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO. (data fictícia, mas a faixa é verdadeira).
Agora eu te pergunto qual o significado disso?
Tem algumas coisas muito claras ai:
Primeiro alguém vai organizar a viagem e lucrar com isso.
Segundo- as pessoas não estão indo lá para adorar a Deus, elas estão indo porque acreditam que se elas estiverem presentes ao culto com o Apostolo elas podem ser curadas de seus males, como se o poder que cura viesse dele? Ainda que objetem que ele não prega isso, mas é o que as pessoas imaginam quando vão até lá, e convínhamos que eles não se esforçam muito em explicar o contrario.
Agora, se hoje que a igreja não é tão grandiosa e não tem status de ser a maior do mundo já é assim, imagina como será quando for inaugurada “A cidade Mundial”, imagina se não vai se tornar um local de peregrinação evangélica, quantos quererão estar no maior templo cristão do mundo, e junto com o Apostolo que cura, como o povo acredita.
Isso também vale para o “Templo de Salomão”, só que com um enfoque mais elitizado, se bem conhecemos as estratégias deles somente pra olhar vai custar uns mil reais de ofertas, imagine o potencial disso, consegue imaginar? Conclusão?Pois é outro centro de peregrinação evangélica.

O que tem de errado nisso?

Alguém pode ate se perguntar o que há de errado em ter templos suntuosos que atraem a visita de muita gente.
O raciocínio é simples todas as religiões do mundo tem grandes templos de peregrinação de fiéis, por exemplo:

Muçulmanos- Ao menos uma vez na vida eles vão a Meca onde esta localizada a Ka`aba, a pedra sagrada que acreditam que veio do céu.Eles vão ali para adorar algo que consideram sagrado para eles.

Budistas- os budistas também tem muitos templos com Buda enormes que são visitados por seus fieis, eles também vão a estes lugares porque crêem que os Boaz que ali são sagrados.

Hinduístas- alias o maior templo religioso no mundo é hinduísta como era de esperar por a Índia ser um dos países mais populosos e hinduístas do mundo, e a situação mesma, eles visitam aqueles locais porque os consideram sagrados.

Catolicismo Romano- este é o exemplo mais presente em nossas vidas por o Brasil ser considerado o maior país católico do mundo, e o motivo das visitas ou romarias como são conhecidas se devem ao fato de em cada local daquele existem as imagens dos santos católicos romanos que são considerados os intercessores dos católicos.

Bom agora acho que já deu para perceber onde quero chegar né?
Será que queremos imitar as religiões e criar locais sagrados de visitação? Não importa se a construção é vultosa, luxuosa, com status de ser a maior do mundo, ou o pregador curandeiro, e outras situações relacionadas.
Voltemos ao texto onde iniciamos e lembremos o que o Senhor Jesus disse aquela mulher samaritana, “Deus é Espírito e importa que aqueles que o adoram o adorem em espírito e verdade”.
Portanto meus amados leitores, comparem o que estão lhe dizendo sobre Deus e a verdade contida em sua palavra, compare veja se é compatível.
Às vezes quando ouvimos certas pessoas falando de Deus parece que estão falando de outro Deus e na verdade estão mesmo, pois o Deus verdadeiro só pode ser adorado em Espírito e em verdade, não em templos suntuosos que prometem conceder curas se você ajudar a construir comprando meias, martelos, ter os nomes escritos em um livro, lembre-se a bíblia nos diz que devemos ter nossos nomes escritos no livro da vida, este sim é nossa chave para ir morar no céu.
Estes são fatos e nossas refutações bíblicas a eles lembrando que não somos contra pessoa alguma apenas acreditamos que não podemos contrariar a palavra de Deus para provar o que acreditamos.
A minha recomendação a todos quantos chegarem este texto é que sejam bereanos e tirem suas próprias conclusões.
Por hoje é só, ate mais fiquem na PAZ DO SENHOR.


6 comentários:

  1. Na verdade irmão, fostes muito polido e educado com essa gentalha. Escreví um post chamado "Davi no divã. Que rei sou eu?" onde abordei esses desvios em forma de sátira dado o ridículo que representa. Abraço, paz.

    ResponderExcluir
  2. Está cada dia mais complicado no Brasil dizer que é evangélico. Tenho vergonha dessas ações antibíblicas, mas são os sinais do fim. Pessoas amantes de si próprias, poder, status...
    Na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que o "templo de salomão" está localizado no distrito do Brás onde há uma grande concentração de judeus, e qual é o maior sonho dos judeus? R. reconstrução do templo. Como o mesmo não pode ser reerguido em jerusalém, ta aí o porque das pedras serem trazidas de lá.

    Quanto a cidade mundial, para mim será nada mais que uma "aparecida do norte" protestante.

    ResponderExcluir
  4. Que o Senhor abençoe esta grande obra do Templo de Salomão, eu creio que glorificará o Seu nome , pois pessoas virão de todas as partes conhecer o templo, e terão o privilégio de ter um encontro real e verdadeiro com Deus..
    Mais uma vez..
    QUE O SENHOR ABENÇOE Á OBRA DO TEMPLO DE SALOMÃO!
    na fé!

    ResponderExcluir
  5. Quando você publicou que será cobrado, para entra no no Templo de salomão da IURD, alguns MIL para entrar Lá, VC tem noção disso, acredito que o sua intenção é tendenciosa.

    ResponderExcluir
  6. Só de vc ta falando q vai ser cobrado para entrar no templo vc ta mentindo (pecando) pois a IURD num cobra nada de ninguem cuidado Amigo o diabo é Pai da mentira .

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...