sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COMO SE LIBERTAR DESTE MAL CHAMADO MEDO



Aprenda a mandar o medo embora.

Este tema de hoje é um tema que de uma forma ou de outra sempre afeta cada de um de nós, principalmente naqueles momentos em que estamos mais sozinhos desanimados ele vem rouba toda confiança, rouba toda vontade viver, tira toda a alegria de viver.
Quantos de nós já ouvimos que aquela pessoa vivia muito triste antes de suicidar-se, ela vivia sozinha, pelos cantos, não queria se relacionar com ninguém.
Se formos à rua hoje e fizermos a seguinte pergunta para as pessoas. Do que você tem medo? Ouviremos respostas de todos os tipos, tenho medo de morrer, tenho medo de meu marido ou minha mulher me deixar, tenho medo de ser assaltado tenho medo do escuro, tenho medo de perder meu emprego e muitos outros.
Ouviremos casos extremos de pessoas que nem conseguem sair de casa por causa da síndrome do pânico que nada mais é que o medo em estágio super avançado, neste ponto ele já dominou totalmente a pessoa e sozinha ela já não tem mais forças para reagir e por isso eu te digo se você é assim ou conhece alguém assim leia este artigo e creio que se você, ou quem quer que seja que esteja nesta situação tomar posse desta palavra com todas as suas forças algo muito grandioso acontecerá em sua vida.

Como ele nasce dentro de nós?

Já se fez esta pergunta? Tenho medo de que? Como isso começou? Será que tem solução? É trataremos nesta parte.
A Bíblia nos conta a história de um homem tremendamente rico, abençoado, com muitos filhos, uma família extremamente unida, que se esforçavam para estar juntos todos os dias.
Até que um dia tudo mudou e ai ele expressou as seguintes palavras, (Jó 3:25) - Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
(Jó 3:26) - Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. (AA)
Sabe de quem estou falando? Estou falando de Jó, um homem que a própria bíblia diz que; (Jó 1:1) - HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. (AA)
Isso quem diz sobre ele é a própria Bíblia, não sou eu, nem qualquer outro homem.
Parece um pouco estranho? Mas eu te digo que não, é ele possuía tudo aquilo que a bíblia nos descreve no inicio do citado livro, posses, vida abençoada, família unida era extremamente correto na presença de Deus.
Se ele era assim o que tinha de errado? Vamos analisar os versículos Jó 3:25-26, lendo calmamente este dois versículos o que estava errado, um mal chamado medo estava se desenvolvendo dentro dele, podermos ver que ele confessa com a própria boca quando ele está no meio da provação, que isso era o que ele mais tinha medo.
Isso é muito sério amados, pois quantas vezes nos pegamos dizendo tenho medo disso, tenho medo daquilo, hei meu amado se você estiver firmado em Deus, você não precisa temer, descanse seu coração.
Não tenha medo, não tenha receios, tenha sim uma profunda certeza no fundo do seu coração. Falo isso porque as palavras “temia” e “receava” mostra isso, elas nos mostram um sentimento de medo arraigado no fundo do coração, cremos mas lá no fundo ficamos pensando assim, mas será que vou conseguir? Preste atenção no que eu te digo. Não temas, creia, abandone estes pensamentos de derrota.
Sabe por que você deve abandoná-los? Porque o medo causa uma série de conseqüências em nós, vamos falar sobre algumas agora.

O que o medo causa em nós?

Suas conseqüências em nossas vidas podem ser devastadoras, já ouviu a expressão “fiquei sem reação”, pois é ela é um sinal claro do que o medo pode fazer conosco. vamos usar  um exemplo bíblico muito conhecido para exemplificar o que estou dizendo. (I Samuel 17:11) - Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. (I Samuel 17:24) - Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente. (AA)
Este texto faz parte de umas das passagens mais conhecidas da bíblia, ele fala sobre o desafio do filisteu Golias ao povo de Israel e sua futura batalha com Davi, quem nunca ouviu falar em Davi e Golias, pois vamos lá analisar este texto melhor.
Estes versículos acima mostram o que o medo tinha causado nos guerreiros do Rei Saul e também no próprio rei, todos estavam paralisados, atônitos de medo, no meio de um exército inteiro não havia um homem se quer que tivesse coragem de enfrentar o gigante de quase 3 metros de altura, e por causa disso eles já estavam ali naquele vale acampados um defronte para o outro a 40 dias, e todo dia de manha o gesto do gigante vir a frente e desafiar os guerreiros israelitas se repetia , mas por causa do medo ninguém tomava atitude nenhuma e ficavam acovardados pelo medo.
Havia uma grande recompensa para quem aceitasse lutar contra o gigante, o rei havia prometido uma serie de benefícios, como isenção de tributos para toda a sua família, a mão da filha do rei em casamento e lhe encheria de riquezas, mas ainda assim ninguém tinha coragem.
Mas isso começa a mudar quando vem alguém que não estava com medo, alguém que não estava preocupado com o tamanho do gigante, muito menos com tamanho da espada do gigante, nele não havia espaço para medo.
Este homem era Davi, quando lhe contam tudo o que o rei havia prometido a quem vencesse o gigante, ele se prontifica na hora.
Dizendo isso pode parecer insano um jovem desafiar um guerreiro experiente, mas como disse antes, para ele não importava o tamanho do gigante, nem sua capacidade de guerra, porque ele olhava é para Deus.
E agora eu te pergunto, quando surge uma dificuldade na sua vida, quando o medo teima em aparecer para onde você olha? Para o tamanho do gigante e o tamanho de sua espada ou olha pra quem está ao seu lado, pra Deus, pois ele sempre está ao seu lado se você crer.
Davi não temia, não porque ele fosse inconseqüente, mas porque ele sabia que Deus era com ele e não importava o tamanho do desafio ele iria vencer assim como já tinha acontecido com o leão e o urso.
Por causa dessa confiança em Deus ele conseguia visualizar o tamanho da benção que o aguardava após vencer o gigante, tanto é verdade isso que ele confirma mais de uma vez qual seria a recompensa de quem vencesse o gigante.
O fim da história todos sabemos ele foi com funda e uma pedra e matou o gigante, ele conseguiu isso por seus olhos não estarem cegados pelo medo.porque o medo cega os olhos de quem o possui, pode haver um monte de ouro na frente dele que ainda assim não conseguirá perceber o que esta acontecendo.

Existe uma forma de enfrentar esse medo e vencer?

Para vencer este tipo de sentimento uma coisa é fundamental, sabermos que este tipo de sentimento só pode vir de um lugar que não é de Deus, ele só pode vir do inimigo, como nos diz Jo 10:10ª ele só veio roubar, matar e destruir, mas não fique triste porque a segunda parte do mesmo versículo nos diz que o Senhor Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em abundancia.
Esse é o primeiro passo , quando sentir este mal chamado medo tentando te afligir, mande ele embora no mesmo instante em o nome de Jesus.
Firme-se na palavra, o livro de Isaias tem um versículo muito importante em qual devemos estar firmados sempre, (Isaías 41:10) - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento. (AA)
Sempre que aquele aperto no peito, suor descontrolado, tremedeira e outros similares surgirem apegue-se a palavra e verá a vitória.
Mas talvez você possa me dizer assim, você não sabe o que estou passando, não suporto mais, ninguém se preocupa comigo, e outras coisas semelhantes.
Sabe o que tenho a lhe dizer se esta pensando isso? Leia o versículo (Mateus 11:28) - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (AA)
É justamente com você que o Senhor está preocupado, foi justamente por você que ele derramou seu sangue na cruz, ele não faz acepção de pessoas, mas tem especial predileção pelos necessitados do seu amor infinito e sacrifício redentor.
Sabe o que mais é preciso fazer? É necessário fazer o que nos mostra (Lucas 8:50) - Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. (AA)
Isso ele disse para um pai que acreditava que sua filha estava morta, e que, portanto não havia mais nada a fazer.
Neste momento ele vem e diz isso o que acabamos de ler.
Não sei pelo que você tem passado em sua vida, nem qual o motivo de muitos estarem tristes, desiludidos, cabisbaixos e o que é pior depressivos.
Mas o que sei é que se você ou algum conhecido seu se encontra assim faça o que o mestre ensinou “não temas, crê apenas”, e ai está disposto a crer para poder o ver agir em sua vida, mas lembre-se ele só vai agir em sua vida, nesta situação difícil pela qual tem passado se creres.

Atitudes para mandar o medo embora.

Esteja sempre tranqüilo no Senhor.
Repouse em suas palavras, porque nelas há descanso.
Não esteja receoso.
Nos momentos difíceis olhe para quem esta ao seu lado e não para o tamanho do gigante.
Nunca esqueça de onde provém o medo, esteja sempre alerta.
Repreenda o medo sempre que ele teimar em surgir.
Tenha certeza que Jesus é pelos seus.
E a ultima e principal atitude crer nele apenas, isso tudo que falei só terá valor se você crer nele.
Conte-nos sua experiência mandando um e-mail para vander@amorgracaefe.com ou pelo blog www.amorgracaefe.com
Até breve fiquem NA PAZ DO SENHOR.

Um comentário:

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...