terça-feira, 27 de março de 2012

Um texto para quem pensa que não precisa de uma igreja para ser crente?


Afinal podemos ser crentes de televisão?

Decidi escrever este texto para servir de alerta aos queridos e amados irmãos que utilizam a facilidade de se assistir cultos pela TV e internet como desculpa para não ir a igreja congregar junto com os outros irmãos.
Vemos isso acontecer cada dia com mais frequência, por causa do grande numero de programas televisivos falando da palavra de Deus, temos assistido cada dia mais um esvaziamento dos cultos em dias de semana.
Quem esta acostumado a visitar varias igrejas pregando sabe o que eu estou dizendo, a frequência das pessoas nos cultos de semana tem sido cada vez menor e uma explicação simples é que a pessoa pensa assim, hoje eu estou meio cansado para que eu vou a igreja se posso assistir o pastor fulano de tal na TV, isto cada vez mais isso esta se tornando uma prática em nosso meio.
Quando vejo uma situação destas fico imaginando quantos crentes que apenas conhecem Deus apenas de ouvir falar, sabem e vê em as maravilhas do Senhor apenas através dos testemunhos alheios, pois como teremos experiências com Deus, apenas deitados em nosso sofá assistindo TV que alias quando o pastor diz algo que não concordamos ou nos confronta em nossos caminhos nem sempre corretos, mudamos de canal esbravejando, realmente para fazer isso precisa ser em casa, pois no culto a pessoa pode até se sentir incomodada pela palavra que a confronta, mas dificilmente terá coragem de levantar e ir embora.
O tempo de cultos todos os dias da semana parecem ter acabado pelo menos nas cidades pequenas, pois nas cidades grandes é um pouco diferente, principalmente nas igrejas grandes o rodízio de pessoas é muito grande e o movimento fica menos visível.
Eis dois versículos logo abaixo que nos indicam a verdade;

(Hebreus 10:24) - E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
(Hebreus 10:25) - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

São dois versículos de admoestação que nos ensinam que devemos aprender conviver como irmãos na igreja do Senhor Jesus e não apenas isoladinhos dentro de nossos lares.
Deus não quer que sejamos pessoas sós, não fomos criados para viver assim, isso é ensino mundano, secular que infelizmente tem encontrado terreno fértil dentro dos corações de muitos crentes.
Queremos ouvir o pregador falando da palavra de Deus, queremos receber orações para sermos curados ou quem sabe receber uma grande benção financeira, mas cada vez menos estamos dispostos a conviver em comunidade.
Isto vale para todas as áreas de nossas vidas, não somente na igreja, se observarmos este é o princípio das redes sociais on line (não citarei nomes porque são muitas). Somente tenho relacionamento com quem eu desejo, se não gosto de alguém basta excluí-lo (a) da minha lista de amizades e pronto ela estará travada não poderá mais ver minhas atualizações de perfis, pois eu a bloqueei.
Acontece que Deus não espera isso de nós, ele espera que aprendamos a viver juntos, ajudando uns aos outros, colaborando como se fossem um apenas, que tem como objetivo mútuo a salvação.
Quando falamos em salvação como objetivo mutuo quero dizer que temos o dever e a obrigação de quando um de nós sai do caminho da salvação os outros devem chegar até ele e orientá-lo a voltar para o caminho correto, isso não deve ser feito como uma forma de repreensão indiscriminada, somente para nos mostrarmos superiores, mas por amor, deve ser feito para ajudar e não para humilhar.
Somos criados para viver em comunidade e não isolados e sozinhos atrás de maquinas, acho um conceito engraçado a pessoa dizer eu tenho alguns milhares de amigos no facebook, mas como assim? Será que somente porque existe um contato virtual onde um coloca recadinhos no espaço do outro podemos considerar isso como uma amizade? Não seria algo muito superficial?

Estimular uns aos outros.

Um ajudando o outro a fazer o bem sem esperar nada em troca, será que isso é algo fácil de realizar hoje em dia? Como reagimos a tais situações?
São perguntas muito presentes em nossas vidas, pois como iremos nos ajudar mutuamente se apenas ficamos fechados dentro de casa na frente da TV ou do computador, com certeza Deus não quer isso para nossas vidas, ele nos quer juntos em comunhão e plena harmonia. Ainda que alguém diga, mas eu não gosto do fulano, mesmo assim precisamos aprender com as diferenças e com as pessoas que tem um jeito diferente do nosso.
Aprender a enfrentar opiniões contrárias é muito saudável para nossas vidas.
Em casa, na frente da TV não é possível formarmos crentes saudáveis e o motivo é porque temos em nossas mãos o controle remoto somos muito soberanos e se vem uma palavra que não gostamos mudamos o canal irritados com o pregador, muitas vezes dizendo assim, onde já se viu dizer aquilo que aquele camarada falou.
Sabe o que isso gera? Gera pessoas que somente vão à igreja para ouvir aquilo que lhes agrada, aquilo que os confronta ela ignora e finge que não foi falado. Já ouvi muitas vezes a seguinte frase “Vou ao culto do pastor fulano de tal aquilo que ele disser e servir para mim aproveito o restante jogo fora”.
Amados, isso na prática quer dizer que a pessoa vai guardar apenas aquilo que ela considera uma benção para sua vida o que for uma repreensão será jogado pela janela.
Não tenho nada contra se usar a TV para pregar a palavra, mas sou totalmente contra a atitude do crente que deixa de ir ao culto junto dos irmãos para ficar assistindo televisão ainda que seja programa evangélico (que infelizmente nem todos devem ser assistidos pelo crente verdadeiros, mas isso é assunto para outro dia).
Devemos cumprir a palavra, estar uns ao lado dos outros diariamente.


Já falei sobre ego inflado um tempo atrás e agora queria apenas reforçar o que nos afirma o verso que lemos.
Muitos têm abandonado suas igrejas por motivos pessoais e demais picuinhas somente pelo fato de não saber colocar em pratica a humildade e outras coisas correlacionadas:
Ate imagino como seria vermos um irmão andando no erro e juntarmos alguns outros irmãos e ir falar com ele, com certeza na maioria dos casos a recepção não seria nada calorosa.
Isso acontece porque hoje em dia o mundo nos ensina que devemos sempre confrontar, nunca concordar, como dizem devemos ser confrontadores.
Isso acontece dentro da igreja também, pois temos visto muitos servos de Deus pregando que o importante é sermos ricos e bem sucedidos ao invés de ensinar ao povo que devemos mesmo e desejar a salvação.
Assim como nos afirma o final do versículo, devemos estar atentos, pois a volta de Cristo se aproxima e como não sabemos a hora nem o dia, muito menos o local devemos todos estar preparados para ser moradores da Jerusalém celestial.
Se pareci rude a alguém não foi esta minha intenção, desejo apenas que sejamos salvos e livres de tantos engôdos humanos que temos observado nos últimos tempos no meio do povo de Deus.
Amados a tarefa é árdua, mas nem por isso iremos desistir de anunciar a palavra de Deus a todos os povos. Aleluia.
Por hoje fico por aqui até breve e fique na imensa PAZ DO SENHOR JESUS.

3 comentários:

  1. Sempre acreditei que a pregação do Evangelho pela TV deveria ser usada apenas para evangelizar e alcançar os não alcançados, agora, ser crente de sofá, ver culto só pela TV! Misericórdia! Onde vamos parar? Fazer isso é quebrar uma ordem bíblica: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Heb. 10:25). Também esse costume não é novo, desde os primórdios da igreja os líderes já lutavam contra esse mal. Cabe agora esperarmos que Deus abra os olhos de todos nós. Fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. Acho assistir os cultos pela tv é uma forma de buscar ao SENHOR, isso não quer dizer que não devemos congregar, mas o que é congregação reunião de pessoas seculares ou religiosas submetidas à mesma regra, se este é o significado da palavra congregação, quer dizer podemos estar reunidos buscando ao SENHOR em qualquer lugar desde que tenha ordem e decência e não necessariamente em templos ou igrejas feitas de paus e pedras. As maiores reuniões congregacionais de JESUS não foram em templos, o maior exemplo disso é o sermão da montanha ou monte, como queram, que é a elucidação do verdadeiro significado dos dez mandamentos. Isso não quer dizer que de agora em diante os cristãos devam deixar suas denominações, isto é só para explicar que quem salva é JESUS, e não o ato de congregar . “Romanos 10:09 diz “Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo”.

    ResponderExcluir
  3. que Deus lida com corações e com a fé9SEM FÉ É IMPOSSIVEL AGRADAR A dEUS) tEMOS VÁRIOS CULTPS PELA tv,jESUS SALVA ONDE QUER QUE ESTEJAMOS(AQUELE QUE CRER SERÁ SALVO),ANTIGAMENTE AS IGREJAS ERAM MAIS SÉRIAS,HOJE AS PESSOAS TEM SE AFSTADO MAIS É POR CAUSA DE TANTO DISSE ME DISSE E INFELIZMENTE AS IGREJAS MUITAS VZS. NÃO TEM IDO ATÉ AO MUNDO,MAS DEIXANDO MUNDO ENTRAR NELAS (FUNK DE JESUS,BALADAS GOSPEL, HIP-HOP GOSPEL) ONDE VAMOS PARAR,PORISSO AS PESSOAS TEM MTAS. VZS. SE ISOLADAS NOS SEUS LARES (ENTRA NO TEU QUARTO QDO. ORARES,TEU PAI Q. TE VE EM SECRETO TE RECOMPENSARÁ)EU MESMA TENHO CONSEGUIDO INUMERAS BENÇÃOS NESTE SENTIDO,MAS PRÁ ISSO TIVE QUE LARGAR O MUNDANISMO, EN. DEIXO DE PREGAR A PALAVRA PRÁ QUEM QUER QUE SEJA.... FIQUEM NA PAZ...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...