quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Onde estão os meus tesouros?



Onde esta nosso coração?

Ola hoje vamos refletir um pouco sobre o que a palavra de deus nos ensina sobre onde deve estar nosso coração, infelizmente muitas pessoas tem colocado os seus corações me muitos lugares menos em Deus.
A palavra de hoje nasceu enquanto eu lia a bíblia, por isso que devemos fazer da leitura diária da bíblia algo rotineiro em nossas vidas, se dedicarmos alguns minutos para ela, podemos ter nossas vidas transformadas.

Uma palavra para direcionar nossos caminhos com Deus.

Lendo a palavra de Deus quando passei por (Lucas 12:34) - Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Chamou-me muito a atenção e falou fundo ao meu coração e, me deixou meditando sobre o significado desta afirmação do Senhor Jesus.
É uma afirmação que ao mesmo que é uma benção para nossas vidas também não deixa de ser um ponto de preocupação, e já explico por que.
Este versículo acima faz parte de um discursos de ensinamentos para os discípulos onde ele faz muitas recomendações e alertas para suas vidas ministeriais ainda que por hora eles não compreendessem tal coisa.
Hoje vivemos no tempo da tal “teologia da prosperidade” que vive dizendo, pregando e ensinando que nosso estado de intimidade com Deus é medido através do tamanho da nossa conta bancaria, pelo tamanho de nossa casa, pelo tipo de carro que possuímos e outras coisas do gênero.
O centro disso tudo sempre esta em ter, possuir e nunca ser, o mais enfatizado nesta teologia é sempre o possuir, nunca o outro lado disso que é o seguinte, será que para Deus o mais importante é nós termos bênçãos para contar aos outros, ou o mais importante é sermos bênçãos no local onde convivemos seja em casa, no lazer, no trabalho, na igreja ou em qualquer outro lugar onde nos encontrarmos?
Parece tudo meio confuso o que estou dizendo? Vou explicar melhor.

Se concentramos todas as nossas forças, as nossas energias em coisas materiais será que não corremos o risco de cair naquilo que nos orienta o versículo que lemos.
O que temos visto são pessoas cada dia mais alucinadas, para terem cada vez mais, e olha que não estou falando de ímpios não, estou falando de pessoas que já conhecem a palavra de Deus, ou pelo menos declaram que conhecem, que já estão nas igrejas, mesmo que em algumas dessas não se pregue um evangelho muito sadio, mas se a pessoa fosse um leitor assíduo da palavra não estaria sendo iludido por promessas antibíblicas.
Quero deixar claro que não sou contra ser prospero, acho que sendo algo honesto e correto não tem nada de errado.
O erro esta em ensinarmos as pessoas que elas devem ser ricas a qualquer custo e que por acaso se elas não conseguirem é porque não estão sendo fieis a Deus o suficiente, será que algum dia já passou pela cabeça de uma pessoa que ensine isso que Deus pode ter um projeto diferente para a vida daquele irmão ou irmã.
Isso é perigoso porque nós sabemos como é o ser humano, não consegue ser fiel a dois objetivos ao mesmo tempo, portanto se a pessoa viver 24 horas por dia focada em ficar rica, seu coração se distanciara de Deus, mesmo que no inicio seja diferente, conforme a pessoa vai se dedicando cada vez mais ao seu projeto que leva para longe de Deus, vai acontecer com ela o que esta escrito no verso de Lucas.
Seu tesouro esta em outro estará em outro lugar, ou em outra coisa que com certeza não é o céu, muito menos a salvação que Jesus veio para nos trazer com sua morte de cruz.

Existe também uma outra faceta de se colocar o coração em algo longe de Deus, hoje temos presenciado uma melhora nas condições financeiras do povo brasileiro e o consumo anda nas alturas, realmente é muito bom poder se comprar aquilo que sempre desejamos e nunca conseguimos, mas é necessário lembrar que devemos tomar alguns cuidados para não trocarmos as prioridades de nossa vida, já falei sobre prioridades da nossa vida cristã em outra oportunidade, para ler clique aqui.
O que acontece muitas vezes é o seguinte (vou usar o exemplo na primeira pessoa, pois não estou falando a ninguém especifico, apenas exemplificando).
Eu passei muito tempo querendo comprar o carro dos meus sonhos até que o dia afinal chegou, então fui ate a concessionária e o trouxe para casa, coloquei-o na garagem e fiquei admirando aquela “maravilha” que nem tinha vontade de ir dormir, ou mesmo almoçar e jantar, atenção para a família então não sobra mais tempo, pois preciso ficar admirando minha conquista.
Então as crianças resolvem jogar bola ali por perto, então já coloco todos para correr, pois vai que encostam no meu carro novo, coitadinha da minha esposa se decidir ir visitar sua família que mora ali naquela fazenda longe do asfalto 10 quilômetros, acha que vou colocar meu carro novo na terra, nem pensando!
Parece surreal demais? Tenho certeza que não, posso afirmar que situações muito mais complicadas que as citei devem acontecer diariamente em nosso país.
Agora raciocinemos, o que houve nestes pequenos exemplos que mencionei acima. Aquilo que era para ser uma benção para toda a família, pois serviria para que todos usufruíssem, se transformou em um motivo de discórdia dentro de casa, pois imagina como a esposa deve estar se sentindo, os filhos então nem se fala.
Isso tudo ocorreu por quê? Simplesmente pelo fato que o meu coração não esta mais em Deus que me abençoou para que eu tivesse condições de adquirir aquele patrimônio (mesmo que ele tenha vindo com um carne que mais parece um travesseiro).

Este texto mais que uma critica contra a teologia da prosperidade é uma reflexão sobre os seus resultados em nossa vida cotidiana.
Amados e queridos leitores, talvez seja um assunto que não é muito popular para se escrever por isso não vemos muitas blogs falando sobre isso, mas devemos manter nossos olhos abertos, pois o inimigo vive ao nosso derredor tentando nos derrotar diuturnamente, vencer suas ciladas depende de nosso estado de atenção e firmeza na palavra de Deus.
Enquanto estivermos firmados na palavra de Deus poderemos enfrentar e resistir ao inimigo assim como o Senhor Jesus fez lá no deserto quando foi levado para ser tentado, o inimigo tentou de todas as formas vencê-lo, só não consegui porque ele estava firmado na palavra.
Não se deixem levar por doutrinas humanas que usam as escrituras para deturpar a palavra de Deus, pelo contrario, sempre ouça o que a palavra de Deus tem a lhe dizer sobre cada situação de sua vida.
Lembre-se nunca coloque seu coração em algo que não seja Deus, pois ao contrario corremos o risco de criarmos deuses falsos para nossas vidas e pararmos de adorar o Deus verdadeiro.
Esta é apenas uma reflexão bíblica, mas se Deus falou comigo através desta palavra tenho certeza que poderá falar com você também pois sua palavra é viva e eficaz.
Vou ficando por aqui orando para que o Senhor Jesus de discernimento em sua vida sobre esta e tantas outras situações em que o inimigo tenta lhe derrubar.
Fiquem na maravilhosa PAZ DO SENHOR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...