sábado, 28 de janeiro de 2012

Escola bíblica dominical é mesmo necessária?




Ainda preciso frequentar?

Estamos em época de retomarmos nossas escolas bíblicas dominicais depois das férias e sabemos que hoje é um imenso desafio reunir algumas pessoas para em um domingo de manhã estudarmos a palavra de Deus, são tantos concorrentes que o desafio não é fácil, talvez seja por isso que uma pesquisa apontou que no Brasil quando se pergunta a uma pessoa qual o primeiro nome importante que vem a sua mente, a grande maioria das pessoas disseram Sílvio Santos, esqueceram Jesus e se lembraram do nome do apresentador de televisão que é o maior concorrente dos cultos e estudos bíblicos dominicais, pois fica o domingo todo no ar (se bem que atualmente não seja somente ele).
O que citei acima pode ate parecer que nada tem a ver com ensino bíblico, mas na realidade para se chegar a um quadro destes em um país onde a maioria se declara cristão é meio estarrecedor.
Como disse antes isso mostra o grau de desinteresse pelo estudo da palavra atualmente no meio do nosso povo.
Não sou convertido a muito tempo, mas quando converso com algum pastor que já esta a um bom no ministério consigo ver os seus olhos brilhar quando ele começa a falar como era escola dominical no passado, como ela era importante para as pessoas, o povo tinha sede de Deus e da sua palavra e não de campanhas excêntricas e extravagantes.
Sabemos que conseguir alguns não é tarefa fácil, mas não desistiremos,  muito pelo contrario estaremos orando e jejuando pela EBD como é carinhosamente chamada e se Deus tocar o seu coração te convido a fazer parte deste desafio conosco, se Deus lhe tocar o coração não resista e seja um companheiro nosso orando por este trabalho de base, pois nos apelos durante os cultos temos pessoas que se decidem por Jesus, mas é na escola dominical que ela criara raízes para ser um cristão verdadeiro.

O estudo da palavra produz frutos.

Quando falo em escola bíblica dominical tem um versículo bíblico que me marcou muito que é (Provérbios 22:6) - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Memorizei este versículo porque ele estava escrito na lateral de uma igreja aqui de minha cidade, e eu ainda nem era convertido, mas toda vez que por ali passava e o via ele falava comigo.
Hoje ainda mais creio nisso, devemos educar nossas crianças nos caminhos do Senhor, e continuar enfatizando isso por toda a vida quando ela for jovem, depois a escola dos adultos e como diz o verso fazendo isso ainda quando ela for velha conhecera o caminho certo.
Sabemos que o mundo esta cheio de ensinos para passar principalmente para as nossas crianças, nas ruas, nas escolas (convívio com outras realidades e não a grade curricular), quantos já se perderam por não se dedicarem aos caminhos do Senhor e quando começaram a ir à escola, depois se tornar adolescente abandonaram a casa do Senhor.
Isto também vale para os adultos, pois muitos assim como eu não nasceram em berço evangélico e apesar de já ter mais idade ainda são crianças na fé, portanto precisam de alguém que os auxilie a andar nos caminhos do Senhor.
Quando uma pessoa aceita Jesus sua cabeça vira um turbilhão, pois de repente grande parte de tudo aquilo que lhe ensinaram durante uma vida toda esta prestes a começar a desaparecer para dar lugar a algo muito mais belo e importante que é servir ao Senhor e para isso é necessário que ela seja treinada continuamente.
Nunca veremos um médico que nunca tenha passado por uma universidade, da mesma forma só veremos cristãos verdadeiros se os ajudarmos a serem amantes da leitura e estudo da bíblia.
Quando isso não ocorre à pessoa pode ficar muito tempo dentro da igreja sem provar aquilo que de melhor o Senhor tem para sua vida.

A escola dominical é também o momento mais democrático da igreja, pois nela podemos dizer algo e alguém fazer uma consideração, muitas vezes um material que era para durar uma aula se estende por muito mais tempo, pois conforme o tema as discussões ficam acaloradas, juntas de muitas duvidas.
Quando estamos em um culto podemos ate ficar com algumas duvidas sobre o texto que foi base da pregação da palavra, mas teremos que ir embora com elas, pois não há tempo hábil para que cada pessoa presente faça uma pergunta relativa à sua duvida. Já na escola bíblica dominical acontece justamente o contrario, quando começamos a leitura das lições e surge alguma duvida logo paramos para tirar as duvidas, é a melhor forma de gravar um tema em nossa mente, vindo com a resposta na hora em que surgem as duvidas.
Isso também vale para nossa vida, pois não há nada melhor que um belo prato de comida saindo aquela fumacinha quando estamos com fome, comeremos ate o ultimo grãozinho de arroz, agora quando estamos sem fome pode nos ser oferecido um suculento churrasco que não sentiremos desejo algum.
Assim é escola bíblica dominical um alimento no momento exato que necessitamos infelizmente muitos a negligenciam por imaginar que sabem tudo e não precisam mais frequentá-la, ledo engano, pois somente sabemos sobre Deus aquilo que ele nos permite saber e isso vai acontecendo durante toda nossa vida, portanto sempre teremos algo a aprender ou a compartilhar com nossos irmãos.
Ninguém sabe tão pouco que não possa compartilhar algo e ninguém sabe tanto que não necessite aprender mais.
Confesso que sou um apaixonado pelo estudo da palavra e também pela escola dominical, isso tudo começou desde quando me converti, pois cada dia que chegava para a EBD estava com muitos problemas e sempre a palavra através das lições falavam comigo.
Já ouvi muitas pessoas dizerem que o primeiro amor à gente não esquece e concordo, pois me lembro cada pequeno detalhe que aprendi durante aquele tempo, e olha que já se passaram alguns anos.
Muitos preceitos ficaram gravados em minha mente e em meu coração e creio que somente Deus pode fazer isso.
Por isso o desafio a pegar sua agenda e marcar como um compromisso inadiável a EBD e se alguém tentar o dissuadir a ir fazer outra coisa, avise-lhe que este é um compromisso que não pode ser deixado de lado, pois devemos viver cada dia como se fosse o ultimo e para isso precisamos estar firmados na palavra de Deus.
Então posso contar com você? Não desista comece e se mantenha firme que com certeza você colhera os frutos deste empenho.
Convide outras pessoas, qualquer pessoa disposta a aprender sobre a apalavra de Deus pode participar, não temos restrições quanto à idade, grau de instrução, ou qualquer outra que seja, basta ter amor pelo estudo da palavra que será muito Bem vindo.
No mais fique na PAZ DO SENHOR JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...