terça-feira, 24 de abril de 2012

Você sabe do que é feito?



Quais as partes que formam o ser humano? (homem ou mulher)

Antes que pensem que eu estou ficando meio louco, a resposta é não, era exatamente isso que queria perguntar.
Alguns poderão até me dizer que são de carne e osso, outros talvez acrescentarão mais alguns órgãos a isso, talvez se a pessoa for uma entendida de anatomia humana, poderá me dizer que o corpo humano é composto por ossos, músculos, pele, sistema nervoso e assim vai.
E não discordo destas pessoas, realmente isso é verdade nosso corpo é constituído de todas essas coisas mesmo, mas sinceramente você crê que somos feitos somente disto, somos somente este corpo corruptível que podemos visualizar?

Somos feito do que mesmo?

Tudo o que falamos acima não deixa de ser verdade, mas não podemos jamais imaginar que somos somente isso, pois se assim fosse não precisaríamos nos preocupar com o que aconteceria depois de nossa morte.
Muitas pessoas dedicaram suas vidas para encontrar respostas a questões assim, algumas encontraram, pois foram guiadas por Deus ate a verdade, infelizmente também temos um grande numero de pessoas que por não terem encontrado resposta para questões assim acabaram criando grandes teorias que simplesmente não levam Deus e seu poder em consideração.
Muitos imaginam que sua inteligência limitada pode explicar Deus e por isso o descrevem de formas tão deturpadas, uns crêem em energias, outros em luz, outros em limbo e assim vai, temos para todos os gostos, mas voltando ao nosso tema.
Será que paramos algum dia para pensar do que somos feitos? Quando levamos nosso carro ao mecânico ele o desmonta e começa a enumerar as peças e logo conseguimos identificar cada parte do mesmo e também muitos grupos.
Somente para exemplificar podemos dizer que um carro é constituído de carcaça, motor e suspensão e as outras partes se unem a estes grupos, mas será que podemos dividir o ser humano assim também?
E ai? O que me diz? Parece simples, mas será que é mesmo? Consegue me dizer de primeira quais são as partes que constituem o homem (ou mulher, o gênero não importa)?
Não? Então vamos começar.

Corpo, Alma e Espírito.

Assustado ou sabia? Tenho certeza que alguns até sabiam, mas outros com certeza ainda não tinham visualizado estas divisões, como sei também que muitos discordarão totalmente desta divisão.
Alguns concordarão que temos apenas corpo e espírito, outros, que somos apenas corpo e alma e até aqueles que imaginam que alma e espírito são a mesma coisa, mas como veremos não o são, vejamos:
Se começarmos a pensar veremos que faz todo sentido nós sermos constituídos de três partes, muitas coisas Deus o fez assim em três partes, tem um texto de um escritor americano que define de forma interessante a prova de que não somente nós somos constituídos de três partes, mas sim uma grande lista, irei o transcrever abaixo veja;

Qualquer coisa na terra pode ser dividida emtrês partesantes de ser considerada. Se vocês querem ver a que extensão vai chegar, vejam o tempo, o espaço e a matéria. Quero dizer que a energia é alguma coisa fora da matéria que foi transformada ou abandonada em força. exatamente três coisas por tempo, espaço e matéria. Você divide o tempo em passado, presente e futurotrês coisas. Você divide o espaço e obtém comprimento, largura e profundidadetrês coisas. Sempre se chega a três em cada exemplo. Existe a atmosfera, a ionosfera e a estratosfera. Fora estas existe a exosfera. De um lado do Atlântico temos a América do Norte, a América Central e a América do Sul. Do outro lado do Atlântico temos a Europa, a África e a Ásia. As pessoas vêm de três estratosmongoloide, negroide ecaucasóide”. O mesmo acontece com a música, com a arte, com a cor e com tudo o mais. Uma família é formada de homem, mulher e filhos. A Bíblia foi escrita em Hebraico e Aramaico, no Velho Testamento e Grego no Novo Testamento. No Velho Testamento nós temos a Lei, os escritos e os profetas. No Novo Testamento temos os evangelhos, os Atos dos Apóstolos e as epístolas. Você sabia que parte da Bíblia está em falta? um Velho Testamento, um Novo Testamento. Onde está a parte que falta na Palavra de Deus? Ela está no céu! Jesus Cristo é a Palavra de Deus.

Parece coincidência? Eu não acho, pois esta palavra é humana não existe para Deus, mas continuando...

Então, o homem tem um corpo, alma e espírito. Em Grego, estas palavras seriam soma, psique e pneuma. Em Hebraico elas aparecem como basar, nephesh e ruach. Você não precisa saber Grego e Hebraico para saber que estas coisas são diferentes. Você tem como saber que elas são diferentes? Elas são pronunciadas de modo diferente. Não são as mesmas em Hebraico, nem no Grego e nem no português. Desse modo, vocês sabem que elas não são as mesmas.

Nunca havia pensado nisto? Pois é algumas coisas simplesmente passam por nós sem nos apercebermos delas e não é por isso que elas não existem, ser estivermos abertos para apreender Deus sempre quer nos ensinar coisas novas.

O corpo.

Quando falamos sobre nosso corpo poderíamos usar para definir melhor a palavra carne, pois é exatamente isso, o nosso corpo é a nossa carne que podemos ver sentir tocar é aquela parte que ninguém nega que existe, pois todos somos visíveis apesar de algumas pessoas serem levadas por satanás a acreditarem que são invisíveis.
Esta parte corrompida do homem, todo ser humano que vive uma vida longe de Deus costumamos dizer que ele vive pela carne, apesar de isso ser uma meia verdade, pois como veremos adiante atitudes tem mais a ver com a alma.
Querem uma prova bíblica que nossa carne é corrompida?

(I Corintios 15:53) - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
(I Corintios 15:54) - E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Mas não como falarmos do corpo sem passarmos para a próxima parte que é intrinsecamente ligada a ele, vejamos.

A alma

Esta com certeza é a parte que mais confunde as pessoas, pois atitudes que muitos atribuem ao corpo não depende dele somente mas sim da alma.
Ela é aquilo que da vida a carne, sem a alma a carne não passa de pura podridão e dentro de poucas horas começa a deteriorar-se. Veja o que a bíblia nos mostra.

(Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR Deus o homem do da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Podemos dizer que a alma é o fôlego da vida e ela conduz nossas vontades, através da alma é que sentimos as emoções, as tentações e também os pecados.
Um ser humano que vive apenas na carne em função das vontades da alma que acabam sendo moldadas pelo modo de pensar deste mundo corrompido em que vivemos nunca conseguira ter uma experiência com Deus, pois as vontades mundanas não permitirão, não haverá espaço para as duas situações dentro da mesma pessoa.
Sei que muitos que estão lendo este texto não irão concordar comigo, mas não tem problema, convivo bem com opiniões contrarias.
Todo ser humano tem alma, como a palavra nos mostra é ela que da vida ao homem, mas e ai te pergunto, a nossa alma pode nos ligar a Deus?
Devemos lembrar que assim como nosso corpo ela também tem sua natureza corrompida pelo pecado?
E então algo pecaminoso pode estar ligado a algo tão puro como Deus?

(II Corintios 6:14) - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Atente a parte final do versículo, note que Deus não tem comunhão com as trevas, ele é puro e assim nossa alma não pode nos ligar a Deus, mas o que fazer então? O que precisamos?
Eis que entra em cena nosso terceiro aspecto.

O espírito.

Esta é a parte fundamental para que possamos usufruir de todas as promessas que a bíblia tem para nossas vidas, sem o espírito não podemos ser salvos.
Parece absurdo? Então acompanhe comigo.
Como eu disse anteriormente o ser humano é feito de carne que é a matéria que podemos visualizar tocar, sentir, todos nós também temos uma alma que, diga-se de passagem, é diferente uma da outra, a maior prova é que nenhum de nós é igual ao outro, falamos também que a nossa alma esta sujeita as nossas vontades ao pecado e tudo mais e que assim não é possível alcançar a salvação.
Como nosso Deus nunca faz nada por pedaços ele cuidou para que pudéssemos chegar ate ele, pois seu propósito é que sejamos salvos,não condenados.
Então quando ouvimos a palavra do Senhor e nos entregamos a ele começa a brotar em nós nossa ligação com a salvação que é o espírito.
Isso é um processo em nossas vidas, digo que é um processo baseado naquilo que nos disse o Apostolo Paulo em (Romanos 7:19) - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
(Romanos 7:20) - Ora, se eu faço o que não quero, o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.

Ele falando sobre a obra que Jesus faz na vida daqueles que decidem viver debaixo de sua proteção mostra que para se viver assim é preciso fazer o que diz o verso seguinte;
(Romanos 8:13) - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Pode ate parecer complicado, mas não é, pois quando nascemos somos apenas corpo e alma, ou seja, somos constituídos apenas da parte corruptível que com o passar dos tempos vai absorvendo tudo aquilo que esta o nosso redor e na maioria das vezes vai nos distanciando cada vez mais de Deus e de sua salvação, muitos de nós vivem quase a vida toda assim, alguns abandonam o erro ainda bem jovens e outros passam a vida toda e nunca aceitam a verdade.
Quando isso ocorre podemos dizer que para Deus esta pessoa não nasceu, pois análise comigo lembre-se da passagem de Jesus e nicodemos, veja (João 3:5) - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Agora veja nascer da água, bem sabemos que a água é sua palavra é verdadeira bebida para nossas vidas e depois ele diz do espírito.
Consegue entender a importância de aceitarmos Jesus verdadeiramente em nossas vidas, somente nascemos do Espírito quando o aceitamos como Senhor de nossas vidas.
Muitas vezes isso não acontece de forma imediata vai ocorrendo aos poucos e como nos disse o Apostolo Paulo para que o processo se conclua muitas vezes precisaremos mortificar a carne.
Amados somente colocamos nossa terceira parte em ação quando entramos neste processo, sei que muitas vezes não é simples, mas saiba que é necessário, não há outro caminho para salvação.
De forma bem simples poderíamos definir assim, o Espírito é a parte de Deus, pura, sem pecado que toca a alma nossa parte pecadora e que aos poucos conforme formos deixando o Espírito crescer em nós a alma vai sendo mortificada e controlada em seus desejos muitas vezes pecaminosos.
Infelizmente não vemos muitas pessoas ensinando isso, o que mais temos presenciado são ensinos que Deus deseja somente nossos corações e que para isso não precisamos mudar em anda nossa forma de viver.
Pena que este tipo de ensino herético tenha invadido a igreja do Senhor Jesus fazendo com que muitos se deixem ser engodados por ele.
Algum dia você parou para pensar se por um acaso Jesus voltasse agora para onde você iria? Não vejo mais esta pergunta ser feita dentro da igreja.
Deus nos deu inúmeras oportunidades de sermos salvos, mas existem algumas coisas que dependem de nós para fazer ou como na maioria das vezes deixarmos de fazer no casso andar no erro e no pecado.

Conclusão

Creio que argumentos não faltam para que compreendamos o nosso aspecto trinitario, precisamos lutar contra as armadilhas de satanás em nossas vidas e principalmente precisamos nascer de novo para assim sermos corpo, alma e Espírito e então ter a chance de alcançar a salvação.
Não vou me estender mais, apenas estou publicando minha visão do assunto, aqueles que desejarem ler mais sobre o tema indico os livros de WATCHMAN NEE, são vários, se desejar ler especificamente sobre o tema leiaO homem Espiritual”, é um livro que tem mais de 90 anos, mas que pode nos ensinar muito.
Por hoje fico por aqui, até breve, aguardo os comentários de vocês aqui e no facebook.
FIQUEM NA IMENSA PAZ DO SENHOR JESUS.


2 comentários:

  1. Gen 2:7 (JFA) "E formou o Senhor Deus o homen do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente".

    O homem passou a ser uma alma vivente e não passou a ter uma alma vivente.

    O verbo 'ser' é diferente do verbo 'ter' Prefiro acreditar na biblia do que em platão.

    a proposito o tempo e o espaço são uma coisa só chamado tecido espaço tempo, um não existe sem o outro.

    corpo = pó da terra + folego da vida de Deus
    espirito = folego da vida de Deus.

    ResponderExcluir
  2. To show it, we’re going to stroll you thru signing up step-by-step utilizing Ignition for example. Any real money gambling sites price your time will current you with a valid operating license, directly seen via their web site. The greatest online gambling sites current new sign-ups 로스트아크 with a generous welcome bonus package deal alongside affordable playthrough necessities. Bitstarz doesn’t carry a native cell app, but we wouldn’t count on them to. Most betting sites can’t even offer lots of of casino video games through apps, not to mention thousands. Ignition has a lot to supply for players trying to gamble online.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...