sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como entender as promessas bíblicas?



As promessas de Deus para nossas vidas.

Ola pessoal como vocês têm passado? Hoje vamos falar de um assunto que interessa a todos nós que são as promessas de Deus, quem nunca sonhou com uma promessa de Deus em sua vida, vivemos ansiosos para saber quais são as promessas que ele tem para nós?
E temos visto muitos dos mais famosos pregadores deste país envolvidos em pregar as promessas de Deus em todas as situações.
Com certeza você já deve ter ouvido uma campanha com o seguinte tema “venha derrubar as barreiras de Jericó junto com Josué”, alias estas é uma das preferidas claro ao lado de vencer o gigante Golias junto com Davi, o que, diga-se de passagem, é bíblico, mas será que somente pelo fato de estar escrito na bíblia podemos aplicar integralmente as nossas vidas?
E ai? Qual sua opinião? Parece que estou ouvindo em uníssono sim podemos aplicar.
Mas para você que pensa assim tenho algumas considerações a serem feitas antes que emita sua opinião.
Podemos usar um mesmo litro de leite duas vezes? Podemos tornar a beber o leite que estava ali na embalagem anteriormente? Muitos me dirão é claro que não.
Pois saibam que é isso que muitas pessoas estão tentando fazer, pois desejam a todo custo que utilizemos para nossas vidas promessas que foram feitas ao povo hebreu e o que é mais sério, já se cumpriram na vida deles.
Ora como podemos imaginar que algo que já se cumpriu possa estar disponível para nós.
Quando em GN 12:1-3 estudamos as promessas que Deus fez Abrão precisamos estudá-las com calma, pois ali se encontram promessas que são apenas para vida pessoal do patriarca, outras que são para a nação de Israel e ainda outras que são universais e servem para todos aqueles que creem no nome do Senhor Jesus.

Bênçãos para Abrão

As que se referiam a ele como pessoa dizia respeito a sua família, o descente que ele apesar de ser já adiantado de dias ainda não possuía.
Assim Deus mostraria que era com ele e que o amava e por isso o havia escolhido para ser um servo seu.
Infelizmente como alguns que usam de uma grande alegoria nas pregações da palavra não podemos imputar este texto para nós, pois nossa salvação não esta firmada nele, mas sim no sangue de Jesus ainda que muitos não compreendam isso.

Bênçãos para a nação Israel

Quando o Senhor Deus promete transformar Abrão em Abraão e fazer dele uma grande nação vemos que Deus queria guardar e proteger seu povo de todas as armadilhas que a terra prometida lhes reservava, pois Israel esta e sempre esteve localizado em uma região muito importante, região esta que era uma rota importante de comércio e que de tempos em tempos muitos dos seus vizinhos vinham para tentar lhe expulsar dali.
Não foram poucos os momentos na história daquele povo em que Deus interveio os livrando de grandes perseguições.
Quando temos este fato em mente fica mais fácil compreendermos que as promessas eram especificas para aquele povo naquela época.
Vemos claramente então que grande parte destas promessas se cumpriram na vida daquele povo e não mais estão accessíveis, Deus cuidava do povo seu contanto que eles fossem fiéis a ele, o que diga-se de passagem nem sempre ocorreu ao longo da história.

As promessas universais

Mas não fiquem tristes, pois existem ainda muitas outras promessas que se aplicam as nossas vidas e grande parte delas estão contidas no novo testamento e o motivo para isso é que Jesus veio para seus e estes o recusaram;
(João 1:11) - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam
Assim a benção foi liberada a todos nós e então;
(João 1:12) -  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
Consegue perceber onde estão firmadas nossas promessas? Não no velho testamento, mas sim no novo, não na velha, mas na nova aliança, portanto tudo aquilo que Deus prometeu especificamente para o seu povo no antigo testamento que é figura e sombra deve servir como lição para nossas vidas, mas não terão o papel de promessas.
Se estudarmos a história e os costumes do povo judeu notaremos que todas as promessas e ritos do Senhor para a vida deles eram literais e não alegorias como é comum observarmos hoje, então te pergunto Deus mudou? Será que o Senhor Deus também precisa ser modernizado, pois corre o risco de ficar desatualizado?
Impossível? Não é o que parece quando ouvimos determinadas pessoas pregando a palavra de Deus.
Fazem tantas afirmações fora de contexto que a única coisa que fica faltando é fazer afirmações deste tipo.
Devemos estar atentos ao seguinte aspecto que quando uma promessa depende da natureza de Deus ela não tem tempo e nem povo é valida para todos os povos em todos os tempos.

Fico aqui imaginando o que aconteceria se lançássemos na igreja uma campanha chamada venha com Jesus até o leprosário para ajudar os leprosos, ou então faça parte das prisões de Paulo e defesa do evangelho.
Com certeza estas fariam muito menos sucesso que as primeiras que citei lá no inicio.
Isso tem um motivo, as promessas de Jesus para nossas vidas dizem respeito a nossa salvação ele deseja que sejamos moradores da Jerusalém Celestial e não do melhor condomínio de luxo de nossa cidade, ele deseja que nossas almas sejam saradas, não somente nosso exterior, ele deseja que tenhamos vida plena e em abundancia,não somente nesta nossa curta estadia neste mundo, mas sim na sua eternidade, afinal o que são alguns anos comparados com a eternidade? Já parou para pensar nisso?
Mas isso não é motivo pra ficar triste não, pois;
(Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O verso acima nos alerta que se colocarmos ele em primeiro lugar em nossas vidas não irá nos faltar nada, pois ele honra aqueles que o servem por amor.
Amado irmão ou irmã não esteja preocupado ouça apenas aquilo que ele disse a Jairo pouco antes de descer a sua casa e ressuscitar sua filha “crê apenas”, não se desespere apenas acredite naquilo que ele nos prometeu.
Ele nos disse que; (João 15:7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Observe que a condição para as suas promessas se cumprirem em nossas vidas e estarmos nele e sua palavra estar em nós, não precisamos de ritual algum, precisamos apenas disso, e você que sempre viveu ouvindo que precisava tomar banho não sei do que, descarregar não sei o que e etc., observe que nada daquilo é promessa de Deus para nossas vidas agora o verso acima sim é uma grande promessa dele para nossas vidas.

Não fomos nós quem o escolheu.

(João 15:16) -  Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
As promessas que estão disponíveis para nossas vidas não estão porque fizemos algo para merecê-las ai estão porque ele quis que fossem disponíveis para nossas vidas.
Mas lembre-se podemos pedir qualquer coisa ao pai em seu nome, mas convém salientar que dentro deste tudo não estão incluídas questões pecaminosas de fundo imoral, financeiro ou invejoso.
Podemos pedir qualquer coisa desde que ela não vá contra os princípios de Deus.
Nem adianta ficar amaldiçoando seu irmão e imaginar que Deus tem algo a ver com isso porque ele não se envolve nestas questões contrarias a sua palavra.

Acredite no que eu vou lhe dizer, as promessas de Deus para nossas vidas não são poucas, mas para que possamos tomar posse delas precisamos conhecer sua palavra do contrario não conseguiremos.
De nada adiantara ficarmos invocando sobre nossas vidas promessas que o Senhor fez para um povo especifico em determinado momento da história, onde muitas já se realizaram, pois isso não ira se realizar.
Antes de terminar quero dizer apenas que não devemos ignorar as promessas que não são para nós como se não fizessem parte da bíblia, mas devemos considerá-las como grandes lições de vida e experiências de como Deus abençoou aqueles que ouviram sua palavra.
Por hoje vou ficando por aqui para não me estender muito, ate breve, qualquer duvida me escreva que falamos mais sobre o assunto.
Por hora fico por aqui, fiquem todos na imensa PAZ DO SENHOR JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...