segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COMO É FICAR CEGO ESPIRITUALMENTE?



O nosso tema de hoje ira tratar de um assunto muito importante, do qual precisamos orar e vigiar todos os dias de nossas vidas que é o seguinte:
A bíblia nos relata no livro do profeta Samuel a história de um sacerdote chamado Eli e seus filhos Hofni e Finéias, todos eles eram sacerdotes no templo diante do Deus Altíssimo, como bem sabemos lá no Pentateuco Deus instruiu o culto e determinou que somente aqueles que fossem da família de Levi poderiam exercer o sacerdócio, e assim os distribuiu segundo as tarefas do templo, portanto podemos concluir que Eli e seus filhos eram sacerdotes porque Deus assim instituiu e não porque homem algum o determinou.
Os sacerdotes deviam sempre se manter puros para poder estar na presença de Deus, ate exteriormente existiam uma serie de rituais a serem seguidos pra poder servir no templo, mas o problema é que nem sempre funcionava assim, nem sempre as pessoas eram sacerdotes realmente dedicados a obra do Senhor e assim foi com Eli e seus filhos e também pode ser conosco, vejamos porque.
A falta de comunhão com Deus, do sacerdote.

O livro de Samuel começa falando de algo que somente Deus mesmo para resolver, ele relata a história de um homem chamado Elcana e de suas duas mulheres (algo que é bom que se diga que apesar dos homens terem praticado Deus nunca aprovou), Penina e Ana.
A palavra diz que ele amava mais a Ana que a Penina, mas acontece que Penina tinha filhos e Ana não e para o povo judeu à mulher servia apenas para ter filhos, quando ela não tinha, ela era considerada menos que nada, era humilhada inclusive pela outra esposa de seu marido.
Ela viveu esta situação durante muito tempo ate que resolveu entregar tudo na mão do Senhor e a época anual de ir sacrificar em Siló ela entrou no templo (no átrio, não propriamente dentro do templo), o sacerdote Eli quando a vê orando ao Senhor totalmente entregue a ele chorando, orando, clamando diante de Deus, sua primeira reação foi pensar que ela estava embriagada e a repreendeu, então ela levantou e explicou a ele o motivo do choro.
Vemos aqui alguém que estava ali para ajudar as pessoas agindo totalmente espalhafatosamente sem ter uma direção de Deus já foi abordando aquela mulher talvez porque ele achasse que não era daquela forma que se devia adorar ao Senhor.
Se Eli era assim seus filhos então eram muito piores como nos relata 1Sm 2:12-17, eles não demonstravam temor algum a Deus eles haviam pervertido até a lei sobre o direito dos sacerdotes que constava na lei de Moisés, como pudemos perceber no texto que citei.
O perigo de se viver no erro.

Mas o que eles não se lembravam é que o Senhor Deus estava vendo tudo o que eles estavam fazendo e pretendia mudar a situação.
Eles ainda não sabiam, e alias não faziam questão de saber também porque como viviam no pecado não ouviam Deus falar, eram sacerdotes apenas ritualistas que se aproveitavam de seus cargos para se aproveitar do povo praticando todo tipo de erro inclusive adultério e fornicação e a palavra nos diz que o Senhor queria que eles morressem por causa de seu erro.

Deus sempre levanta um servo fiel para substituir um infiel.

Mas como todo erro um dia tem um fim, Samuel nasceu e logo que atingiu a idade mínima foi levado ao templo por sua mãe porque ela havia o prometido ao Senhor, e assim o fez.
Deus manda uma profecia contra a casa de Eli por causa da transgressão de sua família diante de Deus.
Podemos observar que quando Samuel cresce um pouco e Deus fala com ele, apenas ele ouve a voz de Deus, o sacerdote Eli e seus filhos não conseguem ouvi-la e o motivo porque isso acontece é bem simples é porque eles estavam no erro, no pecado e isso os impediam de ouvir a voz do Senhor, eles somente conseguiam ouvir a voz do inimigo, pois estavam atolados no pecado e como a palavra nos diz que o salário do pecado é a morte, foi o que aconteceu com eles, os filhos foram assassinados e o pai quando ficou sabendo caiu da cadeira para trás quebrou o pescoço e morreu.
Um final trágico para uma família que havia sido ungida para serem servos de Deus, para servirem como sacerdotes na casa de Deus.
E se você já esta quase desistindo de ler este texto porque pensa que ele não tem nada a ver conosco, saiba que ele tem muito mais de que você imagina e veja por que:

Quem são os sacerdotes hoje?

Parece difícil a resposta? Mas saiba que não o é e vejamos porque, quando a bíblia nos relata a crucificação de Jesus no final ela nos diz que por volta da hora nona a cortina do véu do santuário rasgou-se de alto a baixo partindo-se em duas, como sabemos ali atrás daquela cortina ficava o local santíssimo como já expliquei quando falei sobre o tabernáculo, local este permitido apenas para o sumo sacerdote apenas uma vez no ano. somente ele poderia entrar ali e ninguém mais para não morrer fulminado, pois ali habitava a glória de Deus.
O que eu quero mostrar com isso é o seguinte Jesus morreu na cruz, levou sobre si os nossos pecados e nos garantiu acesso direto ao Pai, através dele, então, isso significa que se podemos chegar ate Deus nos Santos dos Santos não precisamos mais de sacerdotes intercessores, agora cada um é um sacerdote individual (ainda que alguns provavelmente protestem dizendo que eu fiquei louco).
Então a resposta é, nós somos sacerdotes diante de Deus e Jesus é o nosso sumo sacerdote nosso elo de ligação com Deus.

Quais as consequências de dizermos que somos sacerdotes?

As consequências de dizermos que somos sacerdotes é que isto deve ser uma alerta para nossas vidas para não sermos sacerdotes que já não ouvem mais a voz de Deus, sacerdotes que vivem por conta própria, fazendo o que acha que é correto sem se preocupar com o que Deus deseja de nós.
Se observarmos bem a situação de Eli com Ana vemos claramente isso, uma pessoa que perdeu toda a sensibilidade do poder de Deus ele que provavelmente foi sacerdote a vida toda já não consegui perceber os sentimento daquela mulher que ali estava se entregando aos pés do Senhor.
Isso serve de alerta para cada um de nós, quantas vezes estamos na igreja e vemos alguém chorando enquanto a palavra é ministrada e logo disparamos à sentença, ta chorando porque esta em pecado fazemos o papel de Eli sem discernimento algum para com o agir sobrenatural de Deus.
Quem acha que sobrenatural é uma palavra forte saiba que se você não acredita no poder sobrenatural de Deus você nunca chegara a ter intimidade com ele, ou seja, nunca será um verdadeiro sacerdote.
Quando a palavra diz que Eli já não enxergava mais ela esta dizendo da suas vistas naturais, mas ao mesmo tempo esta falando da parte espiritual, é necessário entendermos isso.
E para aqueles que pregam que uma vez salvos sempre salvos veja o exemplo dos filhos de Eli o que aconteceu com eles por não servirem a Deus e perverterem a obra do Senhor, não creio em salvação por obras, mas creio que se deixarmos de ser fieis Deus também ele ira deixar de nos ouvir, e passaremos a ser apenas uma abominação que envergonha o seu nome, e infelizmente temos visto isso aos montes hoje em dia.

Quais as funções dos sacerdotes?

Ali naquele tempo eles tinham funções cerimoniais eram responsáveis por todas as etapas da vida no templo.
Hoje como somos templo do espírito santo, também somos responsáveis por toda adoração a Deus.
Para isso precisamos estar sempre prontos a adorar a servir e estar em comunhão com Deus.
Quem é um nascido no espírito tem que estar em comunhão todos os instantes porque agora estamos na presença de Deus todos os momentos, pois o véu já se rasgou e o templo perdeu o seu significado.
Isso é algo muito sério para meditarmos, pois o sacerdote se purificava quando ia servir no templo, nós estamos todo instante na presença do nosso Deus poderoso, portanto devemos estar preparados 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, 365 dias por ano, não da para estar em comunhão com Deus apenas alguns momentos.
Se você pretende fazer algo e não sabe se aos olhos da bíblia aquele gesto esta correto? É fácil apenas responda uma pergunta você teria coragem de levar Jesus para onde você vai?
Ser sacerdote é ministrar na presença de Deus, e devemos fazer isso todos os momentos,mas para isso precisamos nos manter puros e lavados pelo sangue do cordeiro.
Um alerta

Lembremo-nos do exemplo dos filhos de Eli e não nos coloquemos em jugo desigual como nos diz a palavra.
Não compreendeu o que eu disse? Eu repito agora em outra linguagem.
Não volte ao pecado de onde você saiu, não retroceda, assim como por causa do pecado os filhos de Eli não podiam mais ouvir a Deus, quem se deixa levar pelo pecado também fica distante de Deus.
Pense nisso, não podemos brincar de sermos filhos de Deus, ou somos, ou não somos, não da para em um momento ser fiel e noutro ser igual aos ímpios.
Pode ate parecer exagerado eu dizer isso, mas já aconteceu com os filhos de Eli e pode acontecer conosco também.
Se pretendermos tomar um exemplo de sacerdote, tomemos o exemplo de Samuel que sempre foi fiel e por isso conseguia ouvir as instruções de Deus para sua vida.
Este texto de hoje é justamente para refletirmos como tem sido nossas atitudes, como temos agido em nossas vidas cotidianas, temos sido sacerdotes que ouvem a palavra de Deus ou apenas sacerdotes que um dia ouvimos a palavra de Deus, mas deixamos ela esfriar dentro de nós e agora não a levamos mais a sério.
Que sejamos firmes e constantes na presença de Deus e que estejamos sempre prontos para ouvir o que Deus deseja falar conosco a cada instante de nossas vidas.
Por hoje é só, se deseja sugerir um tema para nossas postagens, basta entrar em contato conosco.
Por hoje é só, ate breve, fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...