quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Olhando com os olhos de Deus


Pelos olhos  e visão de .

Este tema pode ate parecer muito amplo vago, mas não é, hoje usaremos uma passagem do profeta Eliseu para nos ensinar a diferença entre uma visão de fé e uma visão humana, veremos quais as diferenças de olhar com os olhos de Deus e com os olhos dos homens.
Usaremos como base hoje o texto de (II Reis 6:13) - E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.
(II Reis 6:14) - Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.
(II Reis 6:15) - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
(II Reis 6:16) - E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
(II Reis 6:17) - E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. (AA)
Ler estes versículos assim pode ate parecer meio fora de contexto ou difícil de se entender,mas na realidade não é, e alem disso contem um grande ensinamento para nossas vidas.
O texto começa com o rei da Síria que era o grande reino naquele tempo, furioso por que por varias vezes ele tinha intentado matar o rei de Israel contra quem ele guerreava, tinha preparado armadilhas para que pudesse pegar o rei sem grande segurança e assim não ter muitas dificuldades para lhe tirar a vida.
Acontece que cada vez que ele intentava fazer isso o profeta Eliseu ficava sabendo por revelação divina e mandava avisar o rei de Israel e assim sempre o plano do rei sírio era frustrado, isso aconteceu tantas vezes que o rei Sírio começou a imaginar que pudesse haver um traidor entre seus homens que contava todos os seus planos para o inimigo.
Ele estava furioso por causa disso e ai quando ele vai confrontar seus homens, ele fica sabendo que quem avisava o rei de Israel não era nenhum de seus homens mas sim o profeta Eliseu e como profeta nunca teve vida fácil em Israel ele decide acabar com o profeta e manda seu exercito pra o capturar.
O que ele não sabia é que, quem estava com o profeta não era homem, quem estava com o profeta era aquele que tudo sabe, tudo vê, tudo conhece e que não ha nada que aconteça que ele não fique sabendo.
E é neste contexto que vemos a narração de que justamente naquele dia o servo do profeta levanta mais cedo da tenda e quando olha em volta o exercito Sírio esta todo acampado em volta deles, e aqui começa a parte que aprenderemos muitas lições para nossas vidas.
Vejamos aqui como é o olhar daquele que olha com os olhos humanos.

Uma visão com olhos humanos

Pelo que podemos compreender pela leitura do texto vemos que ele ficou simplesmente apavorado com medo terrível de morrer, e aqui aprendemos uma lição para nossas vidas que é a seguinte quando olhamos a situação com os olhos humanos só conseguimos visualizar os problemas, ele olhou e só conseguiu ver um grande exercito acampado ao redor deles e ficou todo apavorado, sem reações.
Isso me lembra cada um de nós que quando estamos atravessando determinadas situações difíceis de nossas vidas ficamos como aquele servo do profeta, amedrontados e sem reação, sabe por que isso acontece? Acontece porque se olha com os olhos humanos.
Na cabeça dele com certeza passou o que também passaria na nossa em uma situação dessas se visualizássemos pelo olhar humano, não há solução, agora estamos mortos, como vamos lutar sozinhos contra um exercito inteiro, o que ele não sabia é que havia outra solução. Mas antes só para esclarecer o que quero dizer com olhar humano vamos a alguns exemplos.
Olhar humano é quando ouvimos que onde já se viu acreditar em Deus, quem pode provar que ele existe, isso não é lógico de se pensar, ou como já ouvi varias vezes que quem criou o homem não foi Deus e sim que fomos evoluindo e que temos por ancestrais os macacos, e essas coisas deste tipo que somos obrigados a engolir do mundo secular aonde quer vamos.
Este é um exemplo claro de olhar humano, uma pessoa que não consegue visualizar que somos obra de Deus, talvez esta seja a maior praga que a terra já viu, imaginarmos que Deus não é o todo poderoso.
Este era o mal do servo do profeta que apesar de andar com o profeta Eliseu e presenciar tudo o que ele fazia pelo agir de Deus em sua vida, ele não conseguia depender de Deus em todas as situações, por isso ficou apavorado com a situação.
Não podemos ser como aquele servo que a cada dificuldade pense que Deus nos abandonou e que estamos perdidos por isso.
Meus amados gravem isso, Deus nunca nos abandona, ele nos ama e quer que sejamos dele, mesmo que o mundo diga o contrario, na importa o que diz o mundo, importa o que Deus nos diz.

Um olhar de quem crê e sabe a quem serve.

Ai entra em cena o profeta Eliseu o homem que andou junto com Elias ate o ultimo instante dele aqui na terra só para não perder sua porção dobrada, ele foi firme fiel e conseguiu o que almejava.
Quando o servo vem apavorado ao seu encontro, ele com toda aquela calma de quem sabe que é Deus que esta no comando atende seu chamado, vai ver o que ta havendo lá fora, mas quando ele chega lá fora ele faz algo que o servo com certeza não esperava, ele observa a situação diz ao servo para apenas confiar.
E aqui eu fico com uma indagação que é a seguinte; Quando estamos apertados pelo inimigo e a palavra vem para ficarmos calmos e apenas confiar que quem vai tratar da situação é Deus, como reagimos?
Conseguimos ficar crendo enquanto imaginamos que o mundo esta desabando em nossas cabeças.
Situação difícil para quem não consegue visualizar com os olhos de Deus, com os olhos da fé, fé é isto, crer naquilo que não se pode ver, crer no impossível de Deus.
O profeta estava calmo não porque ele fosse louco ou destemido, ele estava calmo porque ele estava vendo algo que o servo não conseguia visualizar, e quando ele ora e os olhos do servo se abrem então tudo muda, porque ai ele também consegue ver aquilo que somente o profeta estava vendo.
Quando ele abre os olhos e vê os cavalos como carros de fogo para proteger Eliseu era o exercito de Deus para batalhar ao lado daquele que cria nele.
Aprendamos outra lição aqui, quando entregamos nossa vida para Jesus ele nos cobriu com sua proteção e quando oramos, ele envia seus anjos para nos socorrer e nos proteger das ciladas do inimigo, grave isso ele envia seu exercito para nos salvar das garras do inimigo que derrotado só pode bradar ao nosso derredor, mas não tem autoridade para tocar em um ungido do Senhor.

Conclusão.

Todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas, às vezes a pressão é muito grande, imaginamos que não vamos suportar, e a maioria de nós tem a tendência de agir como aquele servo de profeta, que vivia aquele ambiente de milagres, mas que não cria profundamente que Deus pudesse libertá-los de uma situação daquelas.
Sabe precisamos nos manter alertas todos os momentos de nossas vidas para não cairmos no mesmo erro que ele.
Às vezes passamos tanto tempo na igreja e não aprendemos a confiar plenamente em Deus, preste atenção fé é algo que se pratica, se você não praticar ela enferruja e daqui a pouco estaremos pensando que há algum problema que Deus não pode solucionar.
Quando temos um pensamento desses precisamos mandar ele embora urgentemente porque ele não provém de Deus e sim do inimigo que deseja nos destruir.
Agora quando tomamos a atitude do profeta Eliseu e agimos pelos olhos da fé, aprendemos a ver espiritualmente o que Deus pode fazer por nós e ai todo medo vai se embora, por estarmos olhando pela fé e não com a lógica ou racionalidade humana.
Sei que tem alguns por ai dizendo que a nossa fé precisa ser lógica, mas eu lembro aos mesmos que a lógica humana para Deus não é nada.
Creia nisso e a coloque em pratica na sua vida, porque cada vez que aprendermos a visualizar pelos olhos da fé faremos como o profeta Eliseu e veremos a vitória de Deus para nossas vidas, pois se continuarmos lendo o texto veremos que Deus ouviu a oração do profeta e lhe deu a vitória sobre aqueles que desejavam sua morte.
Tome posse desta palavra de vitória para sua vida e prove do melhor de Deus para sua vida.
Que esta palavra possa fazer com que cada um que a ler aprenda a olhar com os olhos espirituais suas lutas, dificuldades, perseguições e principalmente vitórias.
Ate breve fiquem na Paz do Senhor, que ele nos abençoe e nos conceda olhar sobrenaturalmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...