sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O poder de um ato de fé.



Descubra o que um ato de fé pode fazer por sua vida.

A palavra de hoje vai nos falar diretamente ao coração, porque ela trata de algo que esta presente na vida de todos nós em todos os momentos de nossas vidas, quem nunca orou, pediu, clamou, chorou na presença de Deus para alcançar uma vitória.
Usaremos como texto base para esta palavra uma das passagens mais conhecidas da bíblia, quem nunca ouviu falar da mulher do fluxo de sangue.
Vamos estudar esta passagem e ver o que o Senhor tem para nossas vidas através deste texto, vamos ao texto:
(Lucas 8:43) - E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
(Lucas 8:44) - Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
(Lucas 8:45) - E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
(Lucas 8:46) - E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
(Lucas 8:47) - Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
(Lucas 8:48) - E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. (AA)
Estamos usando o texto narrado em Lucas, mas esta passagem também é narrada em Mc 5:25-34 e Mt 9:20-22.
Só para compreendermos melhor qual o significado do que esta mulher estava passando precisamos ir para o livro do Levítico onde Moisés estava dando as leis cerimoniais e de higiene para o povo e como podemos perceber em (Levítico 15:25) -  Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação.
A situação desta mulher não era nada simples, pois como a lei determinava, ela precisava ficar longe do convívio de todo o povo, ela não podia ter contato algum com nenhum de seus familiares, amigos, ela quando saísse no meio dos outros devia gritar imundo para que todos se distanciassem dela, porque se ela tocasse em alguém essa pessoa seria considerada impura também.
Como podemos perceber sua situação não era nada simples, para não dizer que era quase desesperadora, você consegue imaginar alguém em uma situação dessas, e não pense você que se ela desobedecesse à lei alguém seria conivente com ela, muito pelo contrario ela seria apedrejada ali mesmo no meio da rua.
Tem uma das traduções que nos diz que ela já gastado tudo o que possuía com os médicos e nada tinha adiantado ela só piorava, pois uma pessoa que vive perdendo sangue vai ficando debilitada, anêmica eu imagino que a aparência daquela mulher deveria ser terrível por causa do mal que a afligia.
Agora imagine quando ela ficou sabendo que Jesus haveria de passar ali por perto de onde ela estava, imagine o que ela sentiu.
Eu creio que ela naquele momento não conseguiu visualizar mais nada, nem se lembrou do que dizia a lei ela só conseguia se lembrar que ela não suportava mais aquela situação de sofrimento, tristeza e humilhação, então ela decidiu fazer algo que não estou certo que nós teríamos coragem de fazer, pois ela colocou sua vida em risco, pois se ela fosse descoberta antes mesmo de encontrar Jesus ela poderia ser apedrejada e nunca chegar até ele.
Este gesto nos ensina que em determinados de nossas vidas precisamos descer do muro, precisamos tomar uma decisão, não há mais como adiar, precisa ser naquele instante e foi o que ela fez, vamos analisar melhor este gesto da mais pura fé.

Quais suas garantias?

Ela não tinha garantia alguma que conseguiria chegar até ele, pois a bíblia nos relata que o povo o espremia, era muita gente em volta dele, todos querendo chegar perto dele, querendo receber sua benção.
Eu leio isso e fico imaginando quantas pessoas foram curadas ou receberam um milagre e nunca ninguém relatou porque como o próprio evangelista diz se fossemos escrever tudo o que Jesus fez nem todos os livros do mundo caberiam o que haveria de ser escrito.
Isso também serve para nós, muitas vezes nós queremos algo de Deus, mas ficamos esperando que ele nos de alguma garantia, principalmente nós que fazemos a obra de pregar a palavra de Deus, não existe uma garantia de vida fácil aqui neste mundo, precisamos escolher se desejamos correr os riscos ou não.

Como chegar até ele?

Pelo que a palavra nos diz não houve ninguém que a tenha ajudado a chegar ate ele, muito pelo contrario pelo que podemos compreender os discípulos ficavam tentando evitar que as pessoas o apertassem.
Mas como ela estava disposta a fazer este ato de fé ninguém a poderia deter, ela estava determinada a buscar seu objetivo, alcançar sua vitória.
E ai te pergunto quando determinamos que vamos fazer algo para contribuir com o reino de Deus e cumprir o que eles nos recomenda nos versos finais do evangelho de Mateus, somos determinados como aquela mulher foi?
Estamos dispostos a vencer as barreiras que tentam nos impedir, você já tentou andar no meio de uma multidão te espremendo é uma situação terrível, você tenta ir pra onde quer e não consegue, quando você ergue o pé do chão mal consegue colocá-lo novamente no final você acaba indo para onde a multidão vai e não para onde você queria ir realmente, pois foi isso que ela passou.

Como ela deveria proceder para receber a cura?

Se ate então já parecia difícil, colocando a vida em risco, sem garantias de conseguir chegar ate ele, sendo preciso traçar uma estratégia para chegar ate ele agora não havia nenhuma lei ou norma que lhe ensinasse que uma vez que ela estivesse próxima dele como proceder.
Não estava escrito que ela devia pedir, chorar, gritar, implorar, ou seja, lá como fosse.
Então ela coloca em seu coração que ela iria chegar ate ele e tocar em seu manto que era uma peça com o que podemos chamar de franjas nas bordas que os Judeus chamavam de orla.
E no meio de tudo isso ela decidiu que valia a pena arriscar e então vem e toca na orla de seu manto e a palavra nos mostra que o sangramento parou no mesmo instante, doze anos de sofrimento, muito dinheiro gasto com os médicos tudo acaba ali em apenas um toque.
Mas nenhuma lei dizia ou pessoa dizia que tocar em seu manto curava, imagina a reação das pessoas quando indagado por Jesus quem havia o tocado ela confessar que era ela e que havia sido curada de uma enfermidade tão antiga.
Acredito que muitas pessoas deveriam estar achando aquilo tudo uma loucura sem tamanho, pois deveriam estar pensando que a lei dizia que ela não podia estar ali porque lhe era proibido, com certeza os mais religiosos nem estavam preocupados com a cura somente se preocupavam que aquilo não estava previsto na lei.
Fico pensando como reagimos quando vemos um filho de Deus de coração quebrantado faz um gesto de fé simplesmente por que sua comunhão com o pai lhe da chance de ser abençoado, e apenas por vezes aquilo não ser muito de acordo com estatuto todos nós começarmos a massacrar aquele filho de Deus que esta sofrendo, não quero dizer que normas são ruins, pois não são, o que é ruim é uma lei ser mais importante que salvar uma vida, parece irreal, mas conheço muita gente que valoriza a doutrina acima de tudo, e se necessário for massacrar alguém para não quebrar a doutrina não perderão um instante ser quer.

O motivo da cura

Depois de ela ter passado por tudo isso, as palavras que Jesus disse a ela são ainda mais surpreendentes, pois poderíamos pensar assim ela foi curada porque ele era Jesus e sim isto também é verdade, mas não é só isso.
Se observarmos atentamente todo o ministério de Jesus vamos notar que algo muito semelhante nos milagres que ele operava.
Normalmente a pessoa chegava até ele sozinha ou trazida por alguém lhe contava o seu problema ele ouvia atenciosamente, não ouvimos ele interromper uma pessoa contando seus problemas, a pessoa era curada ou liberta não temos relatos de pessoa que tiveram este encontro com ele e não foram curadas.
Mas ao final de tudo isso ao despedir a pessoa ele diz vai a tua fé te salvou, a tua fé te curou.
Disto tiramos as seguintes lições para nossas vidas.

a-    Não ser hesitante e tímido- quando estamos necessitado não podemos ter vergonha de chegar ate sua presença e lhe contar o que necessitamos, mesmo que as vezes assim como aquela mulher enfrentemos muitas dificuldades, muitas barreiras e um monte de gente dizendo que iremos perder tempo, mas se formos determinados conseguiremos chegar até ele. Quanto tempo faz que você não vai na presença do Senhor falar com ele? Pense nisso.

b-   Precisamos ser persistentes- com certeza aquela mulher teve que empurrar muitas pessoas para chegara ate ele, e também deve ter levado muitos empurrões. Aqueles que desistem muito fácil nunca alcançarão determinados projetos para suas vidas, somente os determinados suportam as provações da vida para ir ate Jesus.


c-     Ele sempre esta pronto a nos ouvir- quando a mulher o tocou ele imediatamente parou tudo o que estava fazendo e quis saber quem o havia tocado, ele nunca esta ocupado para as necessidades dos filhos seus. Pode ser a qualquer hora meu amado, abra seu coração a ele e conte tudo o que tem ai dentro te afligindo e que você precisa de um milagre.

d-   Um ato de fé- esta é a condição principal para alcançarmos a bênçãos, quando se coloca a fé em ação ela age em nós e assim conseguimos vencer a dificuldades não importando seu tamanho.

No final ela deve ter ido embora maravilhada curada e com a declaração de Jesus que a chave para a cura dela foi a sua fé, não vou falar novamente sobre o que é a fé, pois já falei outro dia quem desejar ler clique no link.............
Isso não serve somente para aquela mulher, mas também para nós, pois Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre ele não muda jamais assim como ele salvou aquela mulher ele pode salvar a nós também, basta para isso.
Usar a nossa fé, para tomarmos posse da vitória que ele tem para nós, coloque a sua fé em ação e prove do que ele pode fazer, ela é elo que nos liga a Jesus, sem ela não podemos chegar até ele.
Espero pode ter ajudado a quem esta precisado do poder de Deus, tome posse desta palavra para sua vida, por hoje é só.
Ate breve e fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...