sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Se eu preciso de obras para ser salvo porque Jesus morreu então?



E agora?

Esta pode ate parecer uma questão muito simples e obvia, mas pode ter certeza que não passa nem perto disso, como estamos vivendo uma época de festas de final e agora já inicio de ano é muito comum ver as pessoas fazendo caridade, sempre dizendo um monte coisas para ganhar apoio para seus projetos e realmente é bom ver pessoas ajudando os outros.
Agora o que não podemos confundir é ajudar porque ela merece uma vida mais digna, com salvação.
Ficou confuso, explico melhor, infelizmente grande destas pessoas instituições que fazem este tipo de trabalho voluntário usam um artifício contra a palavra de Deus para convencer as pessoas a ajudarem que é que precisamos de obras para nossa salvação, são varias correntes de pensamento que pregam isso e não apenas uma, não mencionarei nomes porque não pretendo ficar fazendo marketing gratuito para projetos que ferem o que a bíblia ensina.
Muito disso eles tentam basear em um texto isolado de do livro de Tiago costumam usar:

(Tiago 2:18) -  Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Já ouvi muita coisa baseada neste versículo, mas infelizmente nem sempre as pessoas levam em consideração uma regra básica da hermenêutica que é ciência de interpretar textos, no caso bíblico. Nunca podemos formar conceitos e teses sobre um único versículo, principalmente se isto ocorreu depois de uma breve leitura do mesmo, leitura esta que muitas das vezes não foi acompanhada de uma meditação sobre o real sentido do texto.
Sempre quando vamos usar um texto para estabelecer algum ponto de vista bíblico precisamos utilizar ele como um todo para sabermos exatamente o que o escritor bíblico tinha em mente quando escreveu tal texto.
Se aplicarmos tal regra aqui no capitulo dois de Tiago entenderemos sobre o que o autor do texto tratava, este não era um texto pregado a esmo em um dia qualquer que ele subiu a um púlpito para pregar e decidiu falar sobre isso.
Quando observamos o capitulo com cuidado notamos que este ponto que abordamos abaixo começa com a diferenciação que algumas lideranças da igreja faziam de pessoas, eles gostavam de agradar os mais ilustres e rejeitar ou tratar com certo desprezo àqueles que eram mais simples.
E o texto vai neste sentido mostrando que não devemos fazer acepção de pessoas, pois Deus não o faz, todos têm a oportunidade serem salvos, só não serão se não o quiserem, não podemos obrigar ninguém a ir para o céu, se a pessoa deseja ir para o inferno é uma escolha dela. Continuando a leitura do texto observamos que ali no meio daquele povo existiam alguns que gostavam de observar alguns aspectos da lei e menosprezar outros que não lhe eram tão favoráveis, conduta esta reprovável aos olhos de Deus.
E para corrigir este erro o escritor entra no assunto fé, ele queria demonstrar que a pessoa até poderia dizer que tem fé, mas se ela trata as pessoas de forma diferentes, pela roupa que ela usa, pela casa que ela possui e outros conceitos humanos então a fé dela não é verdadeira.

Ai sim começa a explanação que costumamos ver como dita prova que somos salvos através de obras.
Precisamos entender o real sentido desta afirmação aqui é que quando a fé é verdadeira ela produz frutos em nós, assim como um arvore produz bons frutos, nós também quando temos nossa fé firmada em Deus o Espírito de Deus habita em nós e não nos deixa inertes diante das dificuldades alheias e ai começa as obras.
Elas são na realidade companheiras da fé e não precursoras da fé.

Dizer que a fé sem obras é morta, aqui significa que uma faz parte da outra, se temos fé verdadeira, temos um desejo imenso de trabalhar pela obra do Senhor, nosso coração queima pelo desejo de poder ser útil em algum projeto da obra do Senhor.
Todo o capitulo nos fala muito mais sobre o amor ao próximo que propriamente sobre salvação, este é o enfoque do texto pessoas que diziam ter fé, mas que não demonstravam amor pelas pessoas mais simples e humildes, somente gostavam de agradar as pessoas mais poderosas e influentes, infelizmente isso continua assim até hoje, este tipo de cena não é rara de vermos acontecer hoje em dia.

Através do que somos salvos?

Outro aspecto que devemos considerar é que se afirmarmos que a nossa salvação se dá através de obras estaremos contrariando o restante todo da bíblia, e como não seria possível tal situação, podemos compreender que a ideia do escritor não era afirmar que somos salvos através das obras, mas sim demonstrar a falta de amor existente ali naquela igreja.
O mais grave de aceitarmos a salvação através das obras é que neste caso estaríamos afirmando que a morte de Jesus na cruz foi sem sentido e ineficaz para nossa salvação, pois se necessitamos de obras para ser salvos para que Jesus se entregou a morte na cruz, o tipo de morte mais terrível e humilhante que existia a época.
Agora você consegue perceber o erro por detrás deste tipo de afirmação, saiba que existem muitos grupos e instituições que vivem ligando para sua casa pedindo ajuda para um monte de coisas, não somente porque eles queiram ajudar realmente aquelas pessoas, eles o fazem por isso, mas principalmente porque acreditam e pregam que quando morrerem suas obras serão computadas no abatimento dos seus pecados, para zerar a conta e assim alcançarem o céu.
Só tem um pequeno problema que eles não ensinam para as pessoas, a bíblia nos ensina diferente, quer saber como?

(João 1:12) -  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crê em no seu nome;

Opa parece que temos um probleminha aqui com a doutrina de salvação pelas obras, ao contrario do que afirmam tantas pessoas a salvação, ou seja, o poder de ser feito filho de Deus é reservado a todos aqueles que crê em no nome de Jesus, como a palavra diz em outra parte ele é o único caminho que leva ao Pai, em tempo de muita tecnologia poderíamos dizer que ele é a única conexão compatível nossa com Deus, nenhuma outra pode nos conectar ao Pai, somente ele.
Antes que surja alguém e me diga que o texto que citei acima é um texto isolado, saiba que este é um tema que acompanha todo o novo testamento, é uma verdade recorrente que somente através do nome dele podemos restaurar nossa comunhão com Deus.
Portanto não deixe ninguém te enganar dizendo que se você ajudar os outros você será salvo, isto não basta para salvação, pois você pode ate ter um monte de obras mas se não tiver onde apresentá-las de nada elas lhe servirão.
Podemos e devemos ajudar as pessoas, mas com o intuito de demonstrar o amor de Deus que há em nós, tudo o que ele faz por nossas vidas.
Devemos ser arvores que produzem frutos e não arvores infrutíferas, mas isso como sinal de amor, não como condição de salvação.
Existem muitos outros textos que eu poderia usar para comprovar a salvação pelo nome e sacrifício de Jesus na cruz, pois como já mencionei acima isto é uma doutrina de fé distribuída por toda a palavra e não podemos por causa de uma pequena parte que pode parecer contraria se lida fora de contexto.
Guarde isso nos seu coração a bíblia dever ser entendida como um todo e não como pequenos pedaços que usamos para atingir alguém.
Pensem nisso e não se esqueçam Jesus morreu por mim por você e por todos nós, se você ainda não o aceitou como único e suficiente salvador de sua vida o faça o mais rápido possível, para que seu nome seja escrito no livro da vida e isso lhe de o poder de ser feito filho de Deus.
Não pense que é tarde, sempre é tempo de aceitar a salvação de Deus para sua vida.
Não deixe ninguém afirmar nada ao contrario, pois com certeza isso não veio de Deus, seus recados sempre são de acordo com a sua palavra, nunca a contrariam.
No mais fico por aqui a disposição para alguém que deseje fazer alguma pergunta.
Ate breve, fiquem na PAZ DO SENHOR.

4 comentários:

  1. "se a pessoa deseja ir para o inferno é uma escolha dela."
    - Vc conhece alguém que estufa o peito e diz "eu quero ir pro inferno"? Todo mundo quer ir pro céu. Ir mesmo é que serão elas. E outra: seu filho está afundado nas drogas. Você vai dizer pra ele "tudo bem, a escolha é sua"? Claro que não. Reflita!

    "para que Jesus se entregou a morte na cruz, o tipo de morte mais terrível e humilhante que existia a época."
    - Jesus não se entregou. Ele foi pego pelos soldados romanos que o acharam através da delação de Judas. Inclusive, em determinado momento Jesus se ressente com deus quando pergunta: "Pai, por que me abandonaste?" Se ele tivesse realmente se entregado, diria isso? Reflita novamente.

    "Jesus morreu por mim por você e por todos nós"
    - Não. Jesus morreu porque era considerado mais uma ameaça para o império romano. Vários agitadores morriam na cruz que era o método de pena capital mais difundido na época. Seria o que hoje é a cadeira elétrica nos EUA. Os outros dois ladrões que morreram crucificados ao lado de Jesus no mesmo dia morreram por quem? Em vão? O método de morte foi o mesmo pros três e vários outros. Jesus morreu mas continuamos pecando ontem, hoje e sempre, pois "se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." 1 João 1:8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que o Senhor é misericordioso e cheio de graça. É um Deus longânimo e paciente que não leva em consideração a nossa IGNORÂNCIA de sentidos.
      A palavra de DEUS menciona que:
      "DIZ O TOLO EM SEU CORAÇÃO:"DEUS NÃO EXISTE".(Salmos 14:1a).
      MAS DEUS, NÃO TENDO EM CONTA OS TEMPOS DE IGNORÂNCIA, ANUNCIA AGORA A TODOS OS HOMENS, E EM TODO O LUGAR, QUE SE ARREPENDAM;
      PORQUANTO TEM DETERMINADO UM DIA EM QUE COM JUSTIÇA HÁ DE JULGAR O MUNDO, POR MEIO DO VARÃO QUE DESTINOU; E DISSO DEU CERTEZA A TODOS, RESSUSCITANDO-O DOS MORTOS". (Atos 17:30,31)
      Se você não crê em Jesus Cristo, pra que citou
      I Jo 1:8?
      "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução". (II Tm 3:16; NVI)
      "Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois JAMAIS A PROFECIA TEVE ORIGEM NA VONTADE HUMANA, MAS HOMENS FALARAM DA PARTE DE DEUS, INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO". (2 Pe 1:20,21; NVI)
      "Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir". (Mateus 12:32)
      "QUALQUER QUE NEGA O FILHO, TAMBÉM NÃO TEM O PAI; E AQUELE QUE CONFESSA O FILHO, TEM O PAI".
      (1 Jo 2:23)
      "E o testemunho é este: que Deus nos deu a VIDA ETERNA; e esta VIDA está em seu FILHO.
      "Quem tem o Filho tem a vida: quem não tem o FILHO DE DEUS não tem a vida Eterna".(1 Jo 5:11;12)

      Excluir
    2. "O Verbo se fez carne e habitou entre nós". (1Jo 1:1-14)
      "Ele veio nos trazer VIDA no espírito, porquanto por causa da desobediência dos nossos primeiros pais(Adão e Eva) dos quais Deus deles fez povoar toda a terra, o pecado entrou no mundo, e pelo pecado a morte. A MORTE ESPIRITUAL E A MATERIAL. (Romanos 5:12)
      Davi mencionou....
      "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe". (Salmos 51:5; NVI)
      Como o sr mesmo mencionou, TODOS NÓS SOMOS PECADORES E QUEM DIZER QUE NÃO É MENTIROSO, E ENGANA A SI PRÓPRIO.(I Jo 1:8)
      Agora, o versículo 9 a seguir vem dizendo....
      " SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO, PARA NOS PERDOAR OS PECADO, E NOS PURIFICAR DE TODA A INJUSTIÇA.
      "MEUS FILHINHOS, ESCREVO-VOS ESTAS COISAS PARA QUE VOCÊS NÃO PEQUEM. SE, PORÉM, ALGUÉM PECAR, TEMOS UM ADVOGADO JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO".
      O Único que tem poder para perdoar pecados e nos purificar é JESUS CRISTO, O JUSTO.(Mateus 9) Porque NELE NÃO HOUVE PECADO; ELE VEIO A ESTE MUNDO SE FAZENDO HOMEM COMO EU E VOCÊ, EM TUDO FOI TENTADO MAS SEM PECADO.(Hebreus 4:14,15)
      Por isso que Jesus Cristo ressurgiu dos mortos, porque ELE SENDO FILHO DE DEUS APRENDEU A SER OBEDIENTE ATÉ A MORTE E MORTE DE CRUZ;
      PELA DESOBEDIÊNCIA DE ADÃO TODOS VIERAM A MORRER ESPIRITUALMENTE, MAS PELA OBEDIÊNCIA DE CRISTO, AO QUE CRÊ É POSSÍVEL TER VIDA NO ESPÍRITO.(Romanos 6:23; 1Jo3:8; (Jo 8:44); Filipenses 2:5-11;Romanos 5:19-21). Portanto, quando recebemos a Cristo como ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS; SALVADOR
      (1 Timóteo 2:5; Atos 4:12; João 17:3)recebemos VIDA NO ESPÍRITO. Através da obediência a PALAVRA passamos a estarmos mortos para o pecado. Antes estávamos mortos para Deus (espiritualmente; sem comunhão) e agora em Cristo somos justificados e por Ele somos reconciliados com Deus, e passamos a ter vida agora espiritualmente. O pecado não é algo mais que não notamos, que achamos normal. É algo que nó fugimos e evitamos, mesmo que nós ainda erremos em alguns pontos, porém buscamos a SANTIDADE (separação; comunhão com Deus), almejamos a PERFEIÇÃO um dia. (Efésios 2:1-8; 4:17-32; 5:1,8-10,15; Efésios 4:12,13; Filipenses 3:12-14; 1Jo 2:1; 3:1-6; Hebreus 12:14).
      É por isso que podemos confessar os nossos pecados somente a JESUS CRISTO, que nos pode purificar de toda a injustiça. Somos todos pecadores? Somos. Porém justificados no sangue de Jesus vertido na CRUZ DO CALVÁRIO. POrtanto, à nós foi dada a condição de sermos livres e de não vivermos de acordo com a vontade do diabo (de continuarmos mortos espiritualmente); desviando do pecado, evitando de errar, como eu disse...mesmo que ainda sejamos falhos, por causa do corpo do pecado e esse corpo volte ao pó como o Senhor mesmo falou, como consequência da desobediÊncia de Adão.....se permanecemos obedientes a palavra de Deus o nosso espírito é salvo com Cristo, e um dia anti a última trombeta seremos tranformados num abrir e fechar de olhos e assim estaremos para sempre com ELE.
      (Gênesis 3:17-19; Romanos 8:10; 1 Tessalonicenses 4:13,17; 1 Coríntios 15:12-28, 50-57).
      CONCLUSÃO
      "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
      Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
      Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;
      O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras".
      (Tito 2:11-14)

      Excluir
  2. Gostei muito desta publicação. Obras de caridade não leva ninguém para o céu. Se assim fosse, Cornélio da Bíblia, não precisava ouvir a Palavra através de do Apóstolo Pedro que lhe ensinou que só por intermédio de Jesus ele alcançaria a salvação. Gostei mesmo.
    Parabéns pelo tópico. Valeu.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...