terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Conheça as diferenças entre um convertido verdadeiro e um convencido.




Fique alerta e descubra algumas diferenças de condutas.

Muitas pessoas diziam professar a fé cristã e frequentavam cultos, participavam de pequenas reuniões, como células, grupos de estudos bíblicos ou oração, escola dominical e grupos de jovens ou adolescentes, mas hoje não estão mais vivendo este contexto. Quem não tem um amigo ou colega de igreja que está desviado? Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Esse era da igreja...” Quantos adolescentes “crentes” se desviaram do caminho do Senhor? Por que tem tanta gente que está tanto tempo dentro da igreja e não muda? Ou por que o caráter não muda? Onde estão os que se dizem convertidos.


Depois de pensar e viver muito tempo dentro da igreja e ler sobre a salvação na Bíblia, cheguei à seguinte conclusão: dentro da igreja há pessoas que são convertidas e outras estão convencidas de que são crentes (acham que são convertidas). Em Mateus 13:26, Jesus também fala sobre esses dois grupos. Ele deu o nome a essas pessoas de joio e trigo. “E quando o trigo cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio” (RA).

Quero destacar aqui o que a Bíblia mostra sobre o convencido e o convertido.


Convencido:


A primeira atitude na vida de um convencido é o remorso, o qual é um sentimento de culpa que não vem acompanhado de mudança. O melhor exemplo de remorso é o de Caim (Gênesis 4:9-14). Ele ocorre quando nós mesmos, mental e moralmente enxergamos nossa culpa. O remorso faz a pessoa até mudar durante algum tempo. Ex.: Um casal cristão que namora na adolescência e têm relação sexual. Eles se sentem culpados, param durante um tempo, mas depois tudo volta como era antes. O remorso, geralmente, acontece com muitos adolescentes que dizem que não conseguem mudar na prática constante do seu pecado. A Bíblia diz que “todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a divina semente permanece nele”. I João 3: 6, 9.

Outra característica a ser destacada no convencido, são as mudanças aparentes. Muitas pessoas decidem mudar e mudam. Ex.: Um adolescente é rebelde e enfrenta a mãe, vê que está errado e muda; outro que mexe com droga e bebida e larga o vicio. Todas essas mudanças não significam que o adolescente é convertido. O fato de alguém deixar de praticar algum mal e se tornar bom não tem nada a ver com a salvação. O único sinal de que um homem é salvo é o arrependimento. Há inúmeros casos de indivíduos que se transformaram sem a graça de Deus. Outro exemplo: Um adolescente que não professa a fé cristã vai num acampamento evangélico. Lá ele faz amizades com pessoas que vivem de “verdade” a fé cristã e, então, por causa do convívio dos dias de acampamento ele acaba se comportando bem. Todavia ele não se converteu ao evangelho. Há muitos que estão dentro da igreja e viveram essa mesma história, obtiveram mudanças ou não, mas não são convertidos. Este fato é uma convincente resposta que nos leva ao por que das constantes quedas e vexames de alguns “crentes”.

Um ótimo exemplo de um grupo de pessoas convencidas que se preocupavam com a aparência eram os fariseus, escribas (doutores da lei). Jesus diz várias vezes que eles se preocupavam com o exterior, mas seu interior era vazio. (Mateus 23: 25 – 28). Existe uma galera de adolescentes assim também, que vive de aparências porque não quer perder amizades ou o status. Tem medo do que os pais falariam se soubessem da vida que levam fora da igreja, ou da maneira religiosa que levam o compromisso como um cristão. Estes aceitaram a Cristo como salvador, mas não como Senhor ou dono.

O convencido também acha que é convertido porque concorda com os princípios cristãos ensinados pelos pais e aprendido na igreja no período da infância ou adolescência. Porém não quer praticá-los. O conhecimento e aprovação não são suficientes para ser um convertido. Não adianta ser um cristão que tem conhecimento da fé cristã, mas não a pratica. Lendo a História do jovem Rico (Lucas 18: 18 a 23) percebo a semelhança que existe entre ele e alguns adolescentes e jovens que cresceram dentro da igreja. Eles são meros religiosos, vazios, sem nada. Estão convencidos que são salvos, mas de salvos não têm nada. O convencido conhece a religião, mas não conhece o Deus da religião. Tiago. 2:19.

A Bíblia diz o que acontecerá com o convencido. Existem vários textos que falam sobre o destino das pessoas que não são convertidas. Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13: 36 a 43), no texto do grande julgamento (Mateus 25: 35 – 46) e ainda em tantos outros textos da Bíblia podemos ter uma ideia de qual será o fim eterno do convencido: a separação eterna de Deus.


Convertido


Conversão ou novo nascimento significa “volta”. Representa uma volta espiritual, voltar-se do pecado para Cristo. É aceitar a influencia de Deus em nossa vida e escolhas. Conversão é o ato de dar as costas para o pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé. A história de Nicodemos em João 3: 3 a 8 ilustra bem essa verdade.

Quero neste estudo destacar algumas características de um convertido:
1) Nova Natureza

Todo convertido tem algo característico que é a nova natureza. Mas o que é Nova Natureza? É a nova vida em Cristo, é uma nova maneira de pensar, é viver sob a influência de Deus em nossas escolhas. È ter o Espírito Santo habitando dentro de nós.

O convertido é normal, tem desejos, vontades e tentações, mas tem uma nova natureza dentro dele. O pecado, as tentações e os problemas continuam. Mas porque ele tem o Espírito Santo habitando dentro dele, tem condições para dizer não para o pecado.
2- A dependência de Jesus para ser salvo. João 1:12.

Somos salvos por causa de Cristo, Ele nos salvou e nos aceitou. A salvação veio pela graça de Deus e não pelo nosso esforço em ser aceito, pois assim nunca conseguiríamos nada. Deus pela sua misericórdia nos “resgatou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor”. É por isso que fomos salvos. Precisamos crer nesta verdade.
3- O arrependimento
É o aspecto prático da redenção. Trata-se de algo completamente diferente do remorso e de uma mudança aparente de vida. Arrepender-se implica em receber uma disposição totalmente nova que nos capacita a não viver mais na prática do pecado. O arrependimento é a única prova de que nascemos de novo. (Mateus. 3:8). Essa marca todo convertido tem. Quando você peca se arrepende.

O Arrependimento é um:

1- Entendimento intelectual (de que o pecado é errado);
2- Uma aprovação emocional dos ensinos das escrituras com relação ao pecado;

3- Decisão pessoal de afastar-se dele (renúncia ao pecado e uma decisão de abandoná-lo e levar uma vida de obediência a Cristo).

Um bom exemplo de um convertido é Zaqueu (Lucas. 19). Ele queria reparar o seu erro com as pessoas, e acertou tudo com todos aqueles que ele havia roubado.
4- Fome e sede por Deus (conhecimento da palavra de Deus e intimidade com Ele) - João 14:21

Todo convertido tem fome e sede de Deus. Ele busca a Deus através da oração e leitura da Sua Palavra. Existem muitos adolescentes que não leem a Bíblia e nem oram. Se dissermos que amamos a Deus e o reconhecemos como Senhor e Salvador, uma ação natural é buscarmos conhecê-lo mais e mais.
5- Evangelizar e discipular

Outra atitude de um convertido é o fato de que ele tem prazer em evangelizar e discipular. Jesus disse aos seus discípulos: “ide e pregai o evangelho a toda criatura”Mc 16:15. Quando uma criança ganha um presente, o que normalmente acontece? Além de brincar com o presente, ela quer contar e mostrar para todos o que ganhou. Assim é um convertido, ele anuncia o maior milagre da sua vida, a salvação em Cristo.
6- O convertido procura a cada dia ser mais santo.

Uma atitude natural de todo convertido é a santificação. O convertido procura a cada dia ser mais santo. (II Co 3; 18, I Pedro 1:15). Alguém que se diz convertido não vive na prática do pecado.

Conclusão:

Esta lição não tem o objetivo de acusar e nem ser usada para acusar. Mas através de uma reflexão da verdade bíblica levar você a se identificar como um convertido ou convencido. Ninguém além de você poderá chegar a essa conclusão.

Para alguns, talvez eu possa ter sido muito duro nas minhas palavras. Mas a verdade é que há muitos que se dizem convertidos, mas não são e passam anos dentro da igreja, sem mudança alguma.

Pense e peça a Deus para sondar seu coração e mostrar qual tem sido o caminho que você tem seguido.

Fonte: Papo Cabeça

Este realmente é um texto para refletirmos, pois apesar de possuir um enfoque na juventude coloca todos os crentes para meditar em que tipo de pessoas somos, será que somos cheios do espírito de Deus ou somos como os túmulos caídos que cita Jesus, locais que exteriormente são belos mas interiormente estão cheios de podridão.
Se alguém se sentiu culpado me desculpe, mas vivemos dias em que precisamos meditar sobre estas e muitas outras questões que abrangem nossa fé.
Até breve, fiquem na PAZ DO SENHOR.

leia também.



Um comentário:

  1. Louvo a Deus por estudos como esses, com certeza é o Espirito Santo quem os estimula e os orienta a nos ajudar, não parem nunca continuem sendo esse canal de bênção em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...