sábado, 10 de dezembro de 2011

Insatisfeitos com Deus?



A misericórdia de Deus nos incomoda?


Calma não se assuste com o tema de hoje, vamos usar como exemplo para este tema de hoje um homem de Deus que a palavra nos diz em determinado ponto de sua vida uma atitude de Deus o desagradou.

Pode parecer absurdo, mas é exatamente isso que a bíblia nos narra em Jn 4.
Jonas era um homem que em determinado momento de sua vida recebeu uma missão de Deus para ir pregar a palavra de arrependimento a Nínive capital da Assíria que era a maior inimiga de Israel naquela época, com certeza ele poderia esperar qualquer coisa menos que iria pregar o arrependimento para aqueles aos quais os judeus queriam ver mortos e longe de Deus.

Sua história durante sua jornada para Nínive já conhecemos, primeiro ele tentou fugir embarcando em um navio que ia a direção contraria a que Deus havia lhe mandado, o resultado disto foi que quase que toda a tripulação do barco pereceu por causa desta desobediência dele.

Depois ele é lançado ao mar e é engolido por um grande peixe (que a bíblia não nos revela qual era, portanto não vou especular sobre isso), passa três dias em seu ventre e depois é vomitado na praia para seguir seu caminho para Nínive, muitas vezes quando ouvimos a leitura deste texto imaginamos que Nínive era uma cidade costeira, litorânea o que não passa nem perto da realidade, pois ela ficava bem distante da praia pelo que pude descobrir algo em torno de uns quatrocentos quilômetros, em um tempo que não existia nem carro muito menos avião era uma bela distancia com certeza ele deve ter chegada lá exaurido, muito cansado.

Sendo assim analisemos com o nosso jeito humano de pensar, ele viajou tanto, veio de tão longe, jornada difícil e cheia de percalços chega ate a cidade, chega e entrega a palavra de Deus ciente que a cidade será exterminada e então acontece o improvável, o povo se arrepende e Deus poupa a vida de toda cidade, meus queridos imaginem a cara de desanimo do profeta Jonas, pois ele com certeza desejava mesmo é que todo aquele povo fosse exterminado e não que eles encontrassem misericórdia em Deus.

Antes de julgar a atitude do profeta nos coloquemos nos lugar dele sejamos sinceros conosco mesmo e respondamos em seu lugar como reagiríamos?

Difícil né? Pois é ele também achava?

Mas o que ele não sabia é que Deus havia lhe preparado algumas surpresas.

Nínive se arrepende e Deus desiste de exterminá-la

Pronto o que era para ser motivo de alegria para Jonas foi motivo de descontentamento, motivo desagrado para Jonas, ele cria na destruição de Nínive e não em seu arrependimento, a bíblia nos diz que ele chegou até fazer a fazer uma barraquinha no alto do monte para poder se esconder do sol e assistir de camarote a total destruição da cidade, mas todo o povo vestiu-se saco humilhou-se diante do Senhor e por isso acharam graça diante dele.

Lições que precisamos aprender com estes fatos.

Quando começamos a ler todo os capitulo 4 do livro Jonas podemos perceber ali claramente algo que afasta as pessoas de Deus, infelizmente muitos tem se perdido por causa disso.
Não sabe de que eu estou falando?

Assim como Jonas muitos de nós também temos uma dificuldade terrível em compreender os desígnios de Deus, assim como o profeta adoramos ser juizes da vida dos outros, o que nos esquecemos é que Deus nos deu muitas coisas, mas se tem uma que ele não deseja que usemos é julgar uns os atos dos outros.
Sempre que presenciamos alguém andando fora dos caminhos de Deus e que por causa disso acabam nos prejudicando, ou prejudicando outras pessoas ficamos revoltados assim como o texto diz do profeta Jonas ficamos insatisfeitos, aquilo nos desagrada.

Quando este tipo de coisas acontece até entregamos a palavra de Deus para a pessoa, mas na grande parte das vezes ouvimos frases como a seguinte “eu tenho pena daquela pessoa quando Deus pesar sua mão sobre ela”.

Não pense que isso tipo de atitude é nova, pois foi à mesma de Jonas, ele pregou a palavra, mas não desejava que o povo se arrepende, ele queria que eles fossem exterminados pelo Senhor.

Quando o tempo passa e a pessoa se arrepende do erro e acha graça diante de Deus ai sim à coisa se complica de vez, pois ver um pecador perdoado por Deus incomoda muito algumas pessoas.

Acha que estou exagerando? Pode ter certeza que não estou à bíblia é bem clara nisso quando Deus faz brotar uma aboboreira e no outro dia faz morrer e quando o zangado Jonas fica com pena dela Deus então lhe mostra a sua incoerência, que o fazia ficar ali resmungando.

Olha amados com certeza ele não espera isso de nós, o Senhor espera que preguemos a sua palavra e as pessoas sejam libertas, se arrependam e sejam moradoras celestiais.
Precisamos deixar de lado nosso homem carnal e olharmos as situações com os olhos de Deus, só assim a vitória dos outros não nos incomodara.

É um tanto triste dizer essas coisas, mas não podemos fechar os olhos para situações assim.

Precisamos aprender muitas coisas com este texto e uma delas é que para Deus não existe diferenças entre as pessoas, ele quer todos sejam salvos, muitas vezes podemos passar por situações parecidas com a de Jonas de ser necessário pregar a palavra a pessoas que não querem nem ouvir falar de Deus e que se fosse por vontade nossa nunca pregaríamos a palavra para elas, mas como Deus não vê como o homem vê nos usa para levar a palavra ate estas pessoas e elas aceitam a palavra e se convertem.

Precisamos dar glórias com situações assim e não ficarmos tristes resmungões como fez o profeta Jonas.

E acho que nem preciso dizer que não adianta correr e ir para outra direção, pois como vimos Jonas não teve boas experiências com este tipo de atitude.

Amados em Cristo entendam por mais que alguém tenha te prejudicado e você seja cheio de reservas com esta pessoa um dia Deus pode te usar para que ela seja salva e quando isso acontecer esteja preparado, não queira fugir e principalmente não fique triste e insatisfeito por Deus ter misericórdia da vida dela.

Espero que tenha conseguido me fazer entender, por hoje vou ficando por aqui, até breve e fiquem na PAZ DO SENHOR.

Você podera gostar também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...