sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma mulher sem beleza mas escolhida por Deus.



Uma renegada escolhida por Deus

Quanto mais estudo a palavra de Deus, mas fico apaixonado por ela e por tudo aquilo que ela tem para nos ensinar, hoje falaremos sobre um personagem bíblico que pouco é mencionado na palavra, mas que nem por isso é menos importante que seus contemporâneos, vejamos.

Lia você sabe quem foi?

 E ai conseguiu responder de primeira ou precisou consultar a bíblia para descobrir quem foi? Se a sua resposta foi a ultima não fique preocupado, pois as narrativas sobre ela são sempre discretas sem muitos alardes, mas nem por isso ela foi esquecida, por Deus.
Esta palavra hoje é para você que pensa que é um renegado, que ninguém te ama, pode ate ser que as pessoas não demonstrem amor por você, mas hoje aprenderemos que Deus quando escolhe alguém não se importa com as escolhas humanas, não entendeu? Vamos analisar os fatos.

Onde e quando ela viveu?

Para falar dela precisamos ir ao tempo que Israel ainda era Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão o pai da fé.
Por Jacó e sua mãe terem trapaceado seu irmão Esaú pelo direito de primogenitura conseguindo assim a benção de seu pai ele foi obrigado a fugir de sua casa para não ser morto por Esaú. Assim ele partiu para casa de seu tio, irmão de sua mãe que morava a uma distancia razoável de sua casa, algo em torno de uns 600 quilômetros uma distancia que para quem foi a pé não é lá muito perto.
Depois de toda esta viagem quando chegou à casa de seu tio antes mesmo de acabar de chegar conheceu Raquel uma das filhas de Labão seu tio, moça esta que a palavra nos diz que era muito bela e que no mesmo instante ele ficou apaixonado por ela.
Depois de ajudá-la a dar de beber ao rebanho de Labão foi levado a casa por ela, depois das apresentações e cordialidades típicas daquela região ele não perdeu tempo assim que Labão pediu que ele declarasse qual seria seu salário ele logo disse sem titubear, te servirei sete anos para poder me casar com Raquel, o que aparentemente foi aceito por seu tio.
Acontece que ali naquela região a filha mais nova não podia casar antes da mais velha e Raquel tinha uma irmã chamada Lia que era mais velha e ainda não era casada.
A bíblia nos diz que Lia não era bela assim como Raquel, pois tinha um problema nos olhos.
(Gênesis 29:17) - Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.

Uma surpresa na noite de núpcias.

Como labão era um homem muito cheio de astúcia embebedou Jacó, mandou Lia para a tenda e como naquele tempo não deveria haver iluminação ali dentro e ele estava bêbado demais passou a noite de núpcias com Lia e como os tempos eram os outros ele não conseguiu devolver a moça para o pai dela, como ele estava muito apaixonado então propôs servir outros sete anos por aquela que ele tinha escolhido e assim depois de cumprir todas as regras ele se casou também Raquel.
(Gênesis 29:30) - E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos.

Uma mulher desvalorizada por todos.

Assim começa a história de nossa personagem, seu casamento durou uma noite, depois a irmã ficou com seu marido, apesar de ela continuar casada com ele, Jacó amava sua irmã.
O sentimento de ser desprezado não é algo muito simples de se conviver, pois às vezes a pessoa faz de tudo para agradar, mas nunca é o suficiente.
Era por isso que Lia passava, sempre era desfavorecida em todas as situações até que Deus ouviu seu clamor e começou a lhe dar filhos enquanto sua irmã era estéril.
Ela deu ao todo 08 filhos a seu marido, sendo 06 seus e 02 de sua serva Zilpa.
E mesmo assim não vemos em momento algum seu marido a favorecer, muito pelo contrario ele não desperdiçava uma chance de ajudar Raquel e desprezar Lia.

Como agia cada uma delas?

Apesar de ser mais velha e viver como sendo a segunda mulher, ficando apenas com as sobras de sua irmã, não há relato algum na palavra de Deus que ela tenha feito algo que prejudicasse quem quer que fosse, uma prova que a violência nunca será resposta para violência, assim como acontece com a vingança.
O tempo passou e eis que Jacó decidiu voltar à casa de seu pai e se observarmos como ele preparou o encontro com Esaú novamente Lia foi desprestigiada, pois em uma batalha antiga quem estivesse à frente sempre estaria em desvantagem (alias foi colocando Urias a frente da batalha que Davi o matou).
Raquel ao contrario na saída da casa de seu pai já agiu totalmente diferente, aproveitou que seu pai estava no campo e furtou os seus ídolos, algo que poderia ter trazido muito transtorno para seu marido se ela tivesse sido pega.
(Gênesis 31:19) - E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha.
E ainda assim foi favorecida no encontro com Esaú, pois ficou na parte de trás dos que iam ao encontro dele.
Assim podemos perceber como vivia Lia

A história começa a mudar

O tempo passou Jacó peregrinou por vários locais ate que Raquel engravidou do filho caçula de Jacó e no parto de Benjamim ela faleceu e foi sepultada por ali mesmo.
 (Gênesis 35:19) - Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém.
E então depois deste relato na bíblia logo começa a história de José e ai acontece tudo aquilo que já falei aqui sobre José do Egito (clique aqui para ler sobre José do Egito).
Tudo isso passa até que chegamos ao final do livro de Gênesis e já quase no final do livro somos surpreendidos pela narrativa de um versículo quando Jacó esta pedindo onde ele deseja ser sepultado veja:
(Gênesis 49:30) - Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
(Gênesis 49:31) - Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia.

Não é necessário falar muito sobre o texto, pois ele é muito claro, aquela que sempre foi rejeitada, desprezada agora se tornou a principal, sepultada no tumulo da família ao lado dos antepassados, note que ninguém obriga Jacó a ser sepultado ali, pelo contrario ele que pede para ser sepultado junto a Lia ao invés de Raquel.
Isso deixa no ar uma pergunta que não quer se calar, os jovens de hoje tem escolhido para serem suas esposas qual das duas, a bela Raquel que ate furtar, furtava além de mentir para o próprio pai ou a Lia que pode ate não ser uma top model, mas com certeza será a mulher que permanecera ao seu lado haja o que houver.quero ouvir comentários depois dizendo o que vocês pensam sobre isso.
Mais uma vez a palavra nos mostra que definitivamente Deus não age e não escolhe como nós, pois ele visualiza todas as situações ao contrario de nós que somos totalmente limitados.

A vitória final.

Antes que alguém pense que acabou, deixe-me avisar que a benção maior ainda esta por vir, não sabe qual?
Como bem sabemos o reino de Israel lá na frente foi formado por doze tribos que são os filhos de Jacó.
Quando analisamos a importância que cada tribo ganhou com o passar dos tempos ficamos ainda mais surpresos, pois observe o seguinte quais foram às tribos mais importantes da nação?

Levi- desta tribo descende toda a classe sacerdotal destinada a cuidar do culto no templo, bem como do templo em si, neste tempo o contato do povo com Deus era o sumo sacerdote que apenas uma vez ao ano poderia entrar no santo dos santos diante de Deus, e sabe de quem Levi é filho? Isso mesmo, ele é filho de Lia.

Judá- esta sem duvida a tribo mais importante de toda a nação durante todos os tempos, dela saíram reis famosos que governaram a nação como Davi e Salomão e muitos outros, mas desta tribo existe alguém ainda muito mais importante, sabe quem é?
Jesus a palavra que se fez carne e habitou entre nós nasceu em um lar de um descendente de tribo de Judá, coincidência? Com certeza não, pois o profeta Isaías profetizou isso séculos antes.

Para finalizar é importante gravar isso em nossos corações, principalmente hoje neste mundo em que vivemos onde a beleza exterior é mais importante que qualquer coisa, as pessoas são idolatradas por isso, esta lição bíblica deve nos fazer refletir sobre o que estamos adotando como verdade em nossas vidas.
Falo isso principalmente para os homens e mulheres de Deus, não podemos abandonar os ensinos bíblicos e seguir teorias humanas.
Isso acontece porque Deus não escolhe assim como o homem escolhe, ele vê o coração e não somente o exterior.
Por hoje fico por aqui, fiquem na PAZ DO SENHOR JESUS.



2 comentários:

  1. Que belo texto meu irmão. Confesso que ainda não tinha tido essa visão desta mulher. Sempre gosto de 'desmistificar' personagens bíblicos que muitas das vezes são meio que 'rejeitados' por uma ou outra questão, e aqui eu pude me voltar de forma diferente para essa grande mulher. E é claro que o alerta aos jovens é algo importantíssimo nessa história.
    Um abraço com muito amor, graça e fé. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém pastor, sabe é por causa de personagens assim que sou cada dia mais apaixonado pela palavra de Deus, pois a cada dia ela fala de um forma com a gente

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...