quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Porque nos decepcionamos com as pessoas?



Como evitar?

Erga a mão aquele que nunca se sentiu decepcionado com alguém ou alguma situação.
O dicionário Aurélio da língua portuguesa nos diz que decepção é um desapontamento, uma situação desagradável ou ainda uma desilusão.
Podemos ver situações assim em todas as esferas de nossas vidas, pode ser familiar, profissional ou ainda em uma roda de amigos e até mesmo como é habito presenciarmos hoje em dia pessoas decepcionadas com seus pastores simplesmente porque ele não é do jeito que ela imagina que deve ser um pastor.
Estas são as situações que envolvem a decepção, mas começaremos falando porque nos decepcionamos.

Porque ocorre a decepção?

Ela pode ocorrer por diversos fatores ou situações e ser dos mais variadas formas, mas todas estas situações sempre terão um núcleo que provém todos de um mesmo lugar.
Quer saber que lugar é este?
A decepção acontece porque endeusamos as pessoas, achou a palavra forte, mesmo assim ela é uma verdade em nossas vidas. Pode observar as pessoas que mais nos decepcionam são aquelas que mais esperamos delas, dificilmente um estranho ira nos decepcionar e isso acontece pelo simples fato de que não esperamos nada dele portanto as chance dele nos decepcionar são mínimas, quase remotas.
Pare um instante comece a refletir sua vida e veja se não estou certo, alias não sou quem diz isso é a palavra de Deus, abaixo colocarei um texto que exemplifica bem o que quero dizer.

(Salmos 121:1) - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro?
(Salmos 121:2) - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
(Salmos 121:3) - Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
(Salmos 121:4) - Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
(Salmos 121:5) - O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
(Salmos 121:6) - O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
(Salmos 121:7) - O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
(Salmos 121:8) - O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Este salmo alem de ser uma oração linda tem muito a nos ensinar, por isso te convido a descobrir comigo a formula para não mais se decepcionar com as pessoas neste mundo, não importa qual o seu grau de envolvimento com ele.

De onde vem o meu socorro?

Este verso originalmente quando dizia levantarei os meus olhos para os montes, tinha um significado que para nós pode passar despercebido por não fazer parte de nossa realidade que é o seguinte.
Em Israel houve um tempo em que existiram dois reinos, o reino norte com capital em Samaria e o reino sul com capital em Jerusalém e eram denominados Reinos de Israel e Reino de Judá respectivamente.
O reino do sul teve o templo sempre em seus domínios quando ele existiu e como eram brigados com seus irmãos do norte aqueles não poderiam vir aqui para adorar a Deus, a solução adotada quando da divisão foi que o reino de Israel começou a adorar nos montes, e como sabemos isso durou pouco ate abandonarem o Deus verdadeiro e começarem a adorar Deuses pagãos, basta estudarmos o tempo dos reis e veremos o que ocorria.
E sabendo disso a palavra do salmista fica ainda mais clara em seu significado, é uma indagação de onde vem meu socorro?
É como se ele desejasse dizer posso confiar nos falsos deuses adorados nos montes para me socorrer?
Parece absurdo confiar em falsos deuses? Pois eu te pergunto o que nós fazemos quando endeusamos uma pessoa e ficamos esperando que ela seja nossa salvação em todas as situações?
Não estou dizendo que pessoas são deuses, apenas mostrando o perigo de se esperar de uma pessoa aquilo que ela não pode lhe dar.

O meu socorro vem do senhor que fez o céu e aterra.

Logo no verso seguinte o salmista já da à resposta diretamente sem rodeios, com certeza.
Quando ele diz que o meu socorro vem do Senhor ele esta afirmando que sabe que o único que é infalível é Deus.
O principal motivo de nos decepcionarmos com as pessoas e ficarmos magoados e sofrendo é que elas nem sempre estarão disponíveis para nos ajudar no momento em precisamos.
Posso precisar de uma palavra consoladora de meu pastor, mas pode ser que ele esta trabalhando, ou que naquele dia ele amanheceu adoentado e esta acamado, algumas pessoas compreendem situações assim, outras ficam magoadas, pelo fato de não compreenderem que o seu pastor é um ser humano limitado e que também tem seus problemas.
Não podemos jamais colocar pessoas no lugar de Deus, pois a própria sequência do texto nos mostra aquilo que somente deus pode fazer por aqueles que crê em que sua segurança vem dele e que depositam sua confiança toda debaixo da proteção dele.
Falemos sobre os versos seguintes.

Ele não descuida dos seus, não dorme, ele é a nossa sombra.

Ao contrário do ser humano que é fraco suscetível ao erro, à doença e tudo aquilo mais pertencente à carne, Deus nunca nos deixa, nunca nos abandona.
Ele não dorme jamais, portanto ate mesmo enquanto estamos dormindo ela esta nos protegendo, nos guardando, nos dando livramentos das armadilhas dos inimigos. Ele é a nossa sombra que nos da descanso nos momentos de cansaço angustia, sofrimento.
Por mais que um ser humano seja dedicado ele nunca conseguirá realizar algo nem parecido com isso, pois ele esta preso as suas limitações humanas assim como nós também estamos.
Pense nisso quando começar a cobrar sua esposa em excesso exigindo dela algo que ela mesmo que queria não conseguirá realizar, se você a ama, a aceite como ela é com suas qualidades e falhas e não faça dela uma pessoa perfeita, pois perfeito somente Deus.
A mesma coisa digo para as esposas não esperem que seus maridos sejam perfeitos, pois eles são simplesmente humanos cheios de falhas aprendam amá-los desta forma.
Pais não queiram que seus filhos sejam super nada, e nem fiquem querendo que eles sejam melhores que os filhos dos vizinhos, isso não provém de Deus, são conceitos humanos que não podemos levar para dentro de nossos lares.

Nem o sol nem a lua te molestarão.

Se para nós estas palavras parecem comuns, para aquele povo não o eram, pois quem já foi a uma região desértica sabe que durante o dia o sol parece uma fornalha e a noite o frio é insuportável.
Um exemplo dessa proteção de Deus sobre os seus esta relatada quando o povo de Deus saiu do Egito e começou a andar pelo deserto que durante o dia ia acima deles uma nuvem para os proteger do sol e noite um coluna de fogo para protegê-los do frio.
Ainda que não andemos por um deserto físico, muitas vezes nossas vidas passam por desertos e vales e nestes momentos o que devemos saber é que ele esta nos guardando, Deus permite que passemos pelos vales, mas não nos deixa passar sozinhos, ele sempre esta ali nos guardando.

Conclusão.

Espero poder tê-lo ajudado com essas poucas palavras, pois a decepção acaba com famílias, relacionamentos, amizades e o que é igualmente terrível e temos presenciado bastante nos dias de hoje, acaba com a comunhão nas igrejas e vai minando a fé e o trabalho de evangelização.
Isso acontece porque aquela pessoa que sente decepcionada com o pastor ou com a liderança começa a ir aos irmãos e falar mal dos outros e muitas vezes falam disso ate no meio daqueles que não são convertidos.
Olha a que ponto se chega, ao invés de falar do evangelho para os não convertidos fala-se mala da liderança.
Depois de uma atitude sabe quando conseguiremos falar do amor de Deus para a pessoa novamente? Acho que não preciso nem responder.
Precisamos ter sempre vivo em nossa mente que somente podemos colocar nossa confiança em Deus que pode fazer infinitamente mais daquilo que pedimos, pensamos ou sonhamos.
Quer uma formula mágica para não se decepcionar com as pessoas, aprenda que não podemos esperar que um ser humano seja perfeito e sem falhas, pois estes atributos são apenas de Deus. Se conseguir assimilar isso em sua vida pode ter certeza que seus problemas com decepções terão terminado.
O motivo para isso é bem simples, Deus não desampara nenhum dos seus, portanto se sua esperança e confiança estiverem totalmente nele você poderá descansar seu coração.
Agora toda vez que você ficar esperando que um homem resolva seus problemas sua chance de decepção será muito alta.
Não erre alvo, pois alvo é Jesus, nossa verdadeira fonte de confiança.
Medite sobre isso, e se quiser me escreva contando sua experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...