sábado, 31 de março de 2012

Um dia liberado para contar mentiras?



É pecado contar uma mentirinha?
Mais uma vez vamos falar de tradições seculares e confrontá-las com a palavra de Deus.
Hoje é sábado 31 de março, amanhã é dia 1° de abril, no Brasil popularmente conhecido como do dia da mentira, ou seja, um dia em que entendesse ser permitido ocultar a verdade das outras pessoas ou simplesmente pregar peças nos outros.
Algo que inicialmente parece inofensivo e apenas uma brincadeira a luz da palavra de Deus não é bem assim, como já dissemos em outras oportunidades mais um costume secular que em nada acrescenta em nossa vida diária e principalmente com Deus.
Onde esta o erro?
Apesar de muitos alegarem se tratar de uma brincadeira apenas devemos sempre ter em mente quais os princípios são ensinados com este tipo de atitude.
Concordo que um adulto tem condições de discernir o que é certo do errado, mas não podemos dizer o mesmo das crianças e ai mora o perigo, quantos pais agem como se os filhos fossem adultos sem dimensionar direito as conseqüências.
Existe um versículo em (Provérbios 22:6) - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Ora se vivemos reclamando que as crianças de hoje em dia não tem respeito por nenhum tipo de autoridade mais será benéfico para elas algo como contar mentiras.
Apesar de usarem o 1° de abril como dia da mentira sabemos que este é um mal que é pernicioso em qualquer dia, pois tem a ver com testemunho.
Não há nada mais forte para ganharmos pessoas para Jesus humanamente que um testemunho de vida, uma vida debaixo da palavra, pois aquilo servira de molde para o neófito na fé.
Lembro-me quando era criança que a palavra de um crente valia muito, pois se tinha certeza que era uma pessoa temente a Deus e não usava a mentira como prática em sua vida.
Hoje não tenho certeza se podemos dizer o mesmo, pois temos visto e ouvido tantas coisas que conforme o local que a pessoa disser que é evangélica acaba soando meio que pejorativamente, quer fazer o teste? Tente fazer um crediário baseado nisso e verá a surpresa que terá e o motivo não é porque as financeiras, bancos e comércio sejam preconceituosos não, o problema é estatístico mesmo, muitos se valem disso para dar golpes ou quando não é golpe também não há um compromisso o camarada paga se puder.
Infelizmente isso tem aumentado muito, e ai te pergunto a que esta relacionada tal atitude? Tirando raras exceções onde a pessoa teve situações não esperadas a maioria esmagadora é fruto da mentira que nada mais é que uma face do pecado.
Parece forte? Vamos analisar na bíblia?
(Mateus 5:33) - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
(Mateus 5:34) - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
(Mateus 5:35) - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
(Mateus 5:36) - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
(Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
(Mateus 15:18) - Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
(Mateus 15:19) - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
(Mateus 15:20) - São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
Poderíamos ficar aqui muito tempo citando textos bíblicos que condenam a mentira e qualquer uma de suas faces, pois todas elas fazem parte do pecado e como bem sabemos Deus abomina o pecado.
O grande mal da mentira é que para a pessoa manter ela terá que a cada momento inventar uma nova, pois se mudar o rumo ser a descoberto e assim uma leva a outra ate que a pessoa começa a imaginar que aquilo é normal e que não afeta ninguém.
Com certeza toda mentira afeta alguém, por mais que pensemos que não, isso sempre ocorre.
Como a palavra nos disse acima o nosso falar deve ser sim e não, isso significa que não pode haver os talvez que a mentira gera, cada vez que fizermos isso estaremos fora da apalavra de Deus, não somos perfeitos, mas devemos buscar a cada dia caminhar nos caminhos do Pai.
Pense sobre isso.
Não quero fazer um texto longo e extenso onde à maioria das pessoas irá abandonar antes d e chegar ao final quero apenas que meditemos sobre estes versículos bíblicos, pois como costumo dizer sempre ela é nosso manual de fé, regra e conduta é por ela que devemos pautar nossas vidas.
Não deixe este pecado disfarçado de brincadeira inocente entrar em sua casa, seu trabalho e o pior de tudo dentro de sua igreja.
Sinceramente, irmão que usa de seu tempo para falar, mentiras ao invés de falar do amor de Jesus esta precisando ter mais comunhão com a palavra de Deus.
Devemos dedicar nosso tempo para ler a palavra ao invés de ficar contando estórias mirabolantes e mentirosas, pois acima de qualquer coisa isso é pecado.
Este post será bem breve somente para meditarmos sobre o tema.
Fico por aqui e vocês fiquem na imensa paz do Senhor Jesus onde não há mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...