domingo, 4 de março de 2012

O que temos buscado na igreja?



O que nos leva aos cultos?

O tema de hoje é uma reflexão, mas também um questionamento. Quando saímos de casa para ir à igreja qual é a nossa expectativa? O que esperamos receber?
São perguntas que a grosso modo ate parecem obvias, mas quando começamos a analisar as reuniões que agregam o maior numero de pessoas notamos que é algo que precisamos pensar.
Vivemos dias em que esta se tornando uma batalha cada vez maior de qual pregador junta o maior numero de pessoas, e em razão disso temos visto surgir todos os dias novas estratégias para arrebanhar novas pessoas.
Antes que me digam que o importante é salvar almas, algo que também acredito quero deixar claro devemos evangelizar as pessoas e levá-las a conhecer Jesus, mas não devemos fazer isso da forma errada.
Quando digo isso estou falando sobre quais os motivos que fazem as pessoas irem à igreja atualmente, pois tenho notado muitas situações assim:

Um irmão fica sabendo que haverá uma campanha em determinada igreja e decide ir ate lá, no dia seguinte ele encontra um irmão que não foi e algumas perguntas são inevitáveis.
E ai irmão como foi o culto lá ontem, tinha bastante gente?
O outro responde; nossa a igreja estava lotada, tinha gente ate pra fora, e culto foi uma benção os irmãos falaram em línguas, o diabo se manifestou em um monte pessoas, foram entregues muitas profecias o pastor orou com o povo no final.

Parece um relato normal de uma campanha abençoada certo? Será mesmo? Analise bem e diga-me se não faltou nada.
Descobriu o que faltou? Simples meus irmãos faltou o principal note que falaram de muitos aspectos que fazem parte do culto, mas não foi mencionado o texto que foi pregado.
Parece absurdo dizer uma coisa destas, faça o teste vá a um trabalho destes bem no molde deste ao qual relatei e quando acabar depois da oração comece a perguntar as pessoas qual foi o texto pregado pelo ministro?
Não que falar em línguas seja errado, pelo contrario é normal o agir do espírito no meio do povo.
Não que orar com o povo seja errado muito pelo contrario foi Jesus mesmo quem mandou impor as mãos uns sobre os outros.
Não que a igreja estar lotada seja errado, muito pelo contrario é importante levar pessoas ali para ouvir falar de Jesus.
Não que expulsar demônios seja errado pois Jesus também os expulsava, mas ele nunca deu show para se engrandecer antes de mandar o diabo sair.
Não são estes atos em si que estão errados, mas qual foi à forma usada para levar as pessoas ate ali é o que é pior, o que lhes foi prometido?

Afinal qual o motivo que levou as pessoas a estarem ali?

Pergunto isso porque se o culto foi uma benção como costumamos dizer, mas entre essas bênçãos principais que foram listadas acima não está à palavra tem alguma coisa muito errada, pois a palavra é Jesus o verbo de Deus.
Como podemos dizer que o culto foi uma benção se o que mais me chamou atenção e marcou não foi à palavra.
Como costuma dizer meu pastor “infelizmente à palavra de Deus tem sido rara no meio do povo de Deus”, vemos as pessoas irem à igreja por muitos motivos que não a palavra de Deus. Eis alguns.

Pela benção financeira- hoje em dia não tem motivo que leve mais as pessoas a campanhas, fazer jejum, propósito, oferta e tudo mais que seja com caráter financeiro.
Pode observar quando são levantadas grandes ofertas muitas vezes de sacrifício por motivos de bênçãos financeiras as pessoas fazem o possível e o impossível para participar.
Não sou contra prosperidade apenas creio naquilo que ensina o capitulo seis do livro de Mateus (abra sua bíblia e leia e vai saber o que estou falando).

Por curas físicas- este outro grande motivo que leva as pessoas a igreja, e por causa de algo que se chama determinismo as pessoas estão sendo ensinadas que podem dar ordens a Deus.
Muitos se aglomeram em ministérios curandeiros somente para receber sua cura física, ser curado é muito bom, mas não leva ninguém para o céu, quando Jesus voltar não haverá diferença entre doentes e sãos, não será este o critério adotado para ver quem vai entrar no céu.
Não sou cruel, muito menos desumano, e também creio que Deus pode curar, agora não creio que isso seja o único fato que mantenha alguém firme na presença de Jesus, basta lembrarmos dos leprosos que Jesus curou apenas um voltou ate ele.

(Lucas 17:12) - E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
(Lucas 17:13) - E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
(Lucas 17:14) - E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
(Lucas 17:15) - E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
(Lucas 17:16) - E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
(Lucas 17:17) - E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
(Lucas 17:18) - Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
(Lucas 17:19) - E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

Dez foram curados e apenas um estrangeiro voltou. Não pense que hoje é diferente.

Porque o culto é animado-  tenho ouvido muito também esta afirmação hoje, as pessoas dizem assim, na minha igreja o culto anda muito chato, aqui é animado.
Amados irmãos leitores, misericórdia de um dia fazermos uma declaração deste tipo, pois ai teremos certeza que estamos mais frios que uma geladeira.

Estes tópicos que citei acima são apenas alguns e ainda existem outros que são usados para fazer com que as pessoas vão a igreja participar das campanhas, o triste é o que acontece depois, a pessoa chega à igreja com uma perspectiva dessas e ai se não acontece da forma como ela esperava nunca mais deixará alguém falar de Jesus para ela.
Precisamos ganhar almas sim, mas precisamos ser responsáveis também, não devemos levar a pessoa a qualquer custo ou prometendo algo que não podemos garantir.
Não somos nós que dizemos o que Deus deve fazer é ele quem decide onde o como vai operar, talvez uma pessoa esteja ali querendo uma benção financeira, mas o Senhor espera que antes de lhe dar a benção ela se converta verdadeiramente, em uma situação assim de nada vai adiantar nós ficarmos insistindo.
O mesmo vale para as pessoas que foram ate ali por causa de uma cura, o comercial da campanha no radio e na TV foram tão convincentes que ela foi ali somente para receber, pelo menos foi isso que ela entendeu.
Chegando ali, nada daquilo que havia sido prometido acontece e a pessoa volta para casa transtornada e desiludida e muitas vezes pensando que a mentira foi de Deus.
Amados precisamos ser sinceros com as pessoas pregar o Jesus verdadeiro e não este Deus de barganhas que temos visto ser anunciado por todos os lados em todas mídias disponíveis.
Sinceramente não devem ser estes os motivos e as estratégias usadas para levar as pessoas à igreja, volto ao que já afirmei acima, as pessoas devem ser atraídas a Jesus por causa da palavra e da salvação.
Pessoas que vem ate a igreja por motivos assim, na primeira grande dificuldade abandonam a igreja e seremos culpados por não termos apresentado a ela o Jesus verdadeiro e por isso prestar contas da sua alma, é algo muito serio e tem um monte gente brincando com isso.
Como seria maravilhoso ver ao final das reuniões as pessoas saindo jubilantes por serem salvas, estarem felizes por terem o direito imerecido, diga-se de passagem, de serem feitas filhas de Deus.
Pessoas tocadas no fundo suas almas pela palavra do Senhor que é mais penetrante que uma lança, que ao chegarem a seus lares continuassem cheias desta palavra.
Mas como bem sabemos isso acontece na minoria das vezes, o mais usual é as pessoas gostarem do barulho, muitas profecias e de preferência pouquinha palavra pra não cansar.
É triste, mas é uma realidade e os culpados são os lideres que preferem que seja assim, alguns ate usam a desculpa que quem dirige é Deus para não precisar estudar muito a palavra, oro ao Senhor para que venha um tempo de palavra abundante e não somente modismos.
Como disse no inicio é além de uma reflexão um questionamento,portanto aguardo vocês comentarem para criarmos um tópico de discussão e ouvir o que o povo de Deus pensa sobre isso. por hoje é só.
Ate breve e fiquem na PAZ DO SENHOR.


3 comentários:

  1. Boa Tarde , parabéns pelo seu abençoado blog . Que o Senhor possa estar sempre lhe usando para falar aos corações aflitos através dessas lindas mensagens. Abraço fraternal.
    Pr. Ivan Pereira.

    http://www.privan.com.br

    ResponderExcluir
  2. meu Deus eu estava ,querendo e precisando ouvir uma palavra assim palavra viva que ressucita crente morto espiritualmente,e acorda crente adormecido pelo engano somente do mover ,sou pentecostal e quando o varao me convida pra marchar eu do lugar mesmo ,mais é preciso palavra e oraçao essa é a base do crente pentecostal ,sempre digo a minha igreja se vc nao conhece a palavra de Deus vc é facilmente enganado por satanas e nao tem raiz,louvor aquebranta o coraçao,a oraçao é sua intimidade com Deus ,e a palavra é o alimento solido pro crente crescer firme com o senhor

    ResponderExcluir
  3. Roulette is an intriguing recreation that's 우리카지노 performed throughout the world. The giant payoffs which might be} potential for small wagers at all times stimulate the interest of the professional as well as|in addition to} the novice participant. We developed an progressive five step plan to assist pupils learn the occasions tables in an effective and environment friendly method. This technique has been tested at quantity of} schools and is really helpful by academics. Once you have got the hold of quantity of|numerous|a selection of} tables you can to|you probably can} choose the velocity check and select the tables you want to practice getting faster at. If you make a mistake, you got here see what the right answer is at the finish of the check.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...