sexta-feira, 23 de março de 2012

Qual a relação entre nascer de novo e o pecado?


Como nascer de novo?

O tema de hoje tem a ver com algo que tem estado em minha cabeça nos últimos tempos, pois aquelas palavras de Jesus a Nicodemos são muito fortes e intensas e elas falam muito mais que possa parecer, vou colocar o texto abaixo para ficar claro do que estou falando.
(João 3:1) - E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
(João 3:2) - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
(João 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
(João 3:4) - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
(João 3:5) - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
(João 3:6) - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
(João 3:7) - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
(João 3:8) - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
(João 3:9) - Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
(João 3:10) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

O diálogo não termina aqui segue por todo o capitulo quem desejar ler todo o texto basta pegar a bíblia e ler o restante, mas ate aqui é suficiente para mostrar aquilo que tem estado em mim e me deixado refletivo.
Assim como era difícil para Nicodemos entender que um homem pudesse nascer novamente, para o homem carnal de nossos dias também o é, pois é algo que humanamente não seria possível.
Agora quando falamos da parte espiritual de nossa alma e nosso espírito ai sim é possível (falarei outro dia sobre corpo, alma e espírito) e era este o aspecto que o Senhor Jesus queria mostrar ao chefe judeu que o foi procurar de madrugada somente para lhe fazer perguntas como vimos no texto que mencionei.
Ele ate então cria que Jesus era um rabi, um mestre, pois ele ensinava muitas coisas sobre a palavra de Deus, mas não cria que Jesus fosse o filho de Deus, portanto não cria em tudo aquilo que ele poderia realizar.
A resposta de Jesus foi desconcertante para ele e creio que também o é para nós, pois nascer outra vez não é tão simples como possa parecer, e vou explicar por que.

Nascer de novo não é um gesto exterior, não tem como se forjar uma comprovação exterior para demonstrar que sou uma nova pessoa interiormente, sempre quando dizemos que alguém é novo em Cristo o fazemos baseado em sua declaração pública, agora o que realmente tem em seu interior somente Deus o sabe.

Alguns conceitos que precisamos compreender.

Quando alguém é batizado essa pessoa faz uma declaração publica de algo interior e, portanto tomamos como verdade aquilo que é proferido pela pessoa.
Isso significa que se batizar não é prova de novo nascimento, pelo menos não no mesmo sentido que o Senhor Jesus queria que isso tivesse.
Nascer de novo literalmente significa sepultar o antigo homem, nascido e corrompido pelo pecado, pelas tentações da carne e tudo mais o que satanás tem a oferecer.
Isso implica abandonar os caminhos errados de ate então para ser uma nova pessoa nascida das águas do espírito para ser de Deus.
Convém dizer também que a partir de então satanás batalhara diuturnamente para que a pessoa caia e se distancie da presença de Deus e volte para o seu domínio maligno.
Infelizmente não temos visto muitas pregações fundamentadas nestes temas.
Ser nascido de novo não significa estar imune ao pecado, estar em comunhão com Deus é uma conquista diária e cada dia vamos lutando e batalhando ate um dia chegarmos à morada celestial prometida pelo Senhor.

Que verdades precisamos ouvir?

Não sei se é pelo fato de não atrair muitos ouvintes que não temos muitas pregações fortes contra o pecado, o viver no erro e outras coisas correlacionadas.
Como em muitas igrejas hoje a maioria das pregações acabam virando CD e DVD´s para serem vendidos e tais temas não são vendáveis não surgem muitos materiais com este tema.
É bem fácil saber o porquê disto, poucos estão dispostos a serem um João Batista que sempre pregava uma palavra dura preparando as pessoas para Jesus, e por ser dura muitas não gostavam dele.
Amados, precisamos nos conscientizar que pregar prosperidade é popular, cultos de libertação e cura arrebanham muitas pessoas, mas não podemos deixar de lado a pregação contra o pecado.
Sou convertido há poucos anos, mas conversando com os pastores e irmãos que são convertidos há bem mais tempo notamos que algumas décadas atrás a pregação contra o pecado era tema central em qualquer igreja evangélica, infelizmente isso tem mudado drasticamente, hoje é um tema meio em desuso.
E ai te pergunto se não pregarmos contra o pecado como as pessoas vão deixar o velho caminho para seguir o novo? A própria bíblia nos diz o seguinte sobre a fé;
 (Romanos 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Ora o abandonar o pecado esta totalmente relacionado à fé, uma pessoa que não tem fé será como um porco limpo que gastamos um tempo enorme o lavando e quando acabamos a primeira coisa que ele faz é mergulhar na lama novamente e o pior é que sai todo alegre e feliz achando que aquilo é o máximo.
Não podemos nos cansar de pregar contra o pecado, ajudando assim as pessoas a trilharem caminhos que levam a Deus e ao nascer de novo que o Senhor Jesus disse a Nicodemos.
Com certeza ele não estava falando de algo exterior, o Senhor Jesus estava falando sobre uma mudança dentro do coração, uma mudança real e verdadeira, não apenas superficial.
Precisamos aprender que sempre o inimigo nos oferecera tentações nas áreas em que estamos lutando para nos libertar, compete a nós dizermos não e seguirmos adiante.
Agora eu te pergunto? De onde a pessoa ira tirar forças para dizer não se nunca ninguém prega isso para ela, amados a bíblia diz sobre si mesma o seguinte;
(Hebreus 4:12) - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Como podemos perceber não é nossa obrigação forçar a pessoa a entender o que estamos dizendo, mas é nossa obrigação pregar a palavra, pois como dissemos acima à fé vem pelo ouvir a pregação da palavra de Deus, fazendo isso ela faz sua parte, pois a pessoa ouve abre seu coração a deixa entrar e ai ela penetra até o fundo da alma como esta escrito acima.

O que é o pecado e qual a importância de se pregar contra ele?

Você consegue perceber a importância de se pregar contra o pecado? Amados tudo o que inimigo deseja é que deixemos de pregar contra o pecado em nossos púlpitos, pois assim os crentes estarão cada vez mais vulneráveis as investidas de satanás.
Não existe nada que deixe um crente mais vulnerável que o pecado, quanto ao pecado nós crentes devemos fazer aquilo que diz o versículo 1 do livro de Jó, devemos nos desviar de toda face do mal.
O pecado não é coisa que devemos ficar brincando com ele como se fosse um animalzinho inofensivo, se o mantivermos longe de nossas vidas ele realmente será como um animalzinho inofensivo.
Agora se começarmos debochar dele e começar a brincar com ele de qualquer jeito seremos como um guerreiro que vai a guerra de forma irresponsável sem armadura alguma, totalmente desprotegido, achando que somos inatingíveis.
Sei que alguns podem ate imaginar estou sendo exagerado, mas sei também que existem muitas pessoas que estavam na presença de Deus e começaram a flertar com o pecado somente porque ele estava ali pequenino e inofensivo e quando viram ele os derrubou, nem se atentam que a natureza também é assim, as cobras mais venenosas não são as maiores.
Depois que cair não adianta chorar, pois o erro já estará cometido e ai será preciso arcar com suas consequências inevitáveis.
Por causa disso tudo é que não podemos nos cansar de pregar contra o pecado, quem sabe se as pessoas ouvindo frequentemente o que o pecado pode causar nelas elas estejam mais atentas.
Amados, oro por cada um de vocês que lerem este artigo para que estejam longe das garras do pecado protegidos debaixo da proteção do sangue de Jesus.
Por hoje fico por aqui, fiquem na PAZ DO SENHOR JESUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...