segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um homem segundo o coração de Deus – Parte 03



Da coroação como rei de Judá até o fim de sua vida.

Continuando nosso estudo sobre a vida do rei Davi hoje iremos concluir nossa história e com certeza mais uma vez aprenderemos grandes lições com este grande servo de Deus, que possuía falhas, mas amava muito o Senhor e principalmente tinha comunhão com ele.
Depois da morte de Saul no final do 1º livro do profeta Samuel e inicio do segundo tem algo que nos chama atenção, Davi quando recebe a noticia da morte de Saul pela boca do próprio executor a reação dele é totalmente inesperada para os nossos padrões de mundo, primeiro ele confirma quem foi que matou Saul e quando o amalequita confirma que foi quem o matou, Davi sem titubear manda que seu servo também o mate, isso porque ele não tinha poupado a vida de um ungido do Senhor, o texto também fala que Davi chora por causa das mortes de Saul e seu filho Jônatas, outra lição para aprendermos com ele, não é porque alguém nos odeia que devemos odiá-lo também , muito pelo contrario devemos fazer o que a palavra nos ensina, amar aqueles que nos perseguem e era exatamente isso que Davi fazia.
Bom, mas agora com a morte de Saul os problemas de Davi estavam resolvidos certo? Não é bem assim, pois ele era ungido rei, mas para poder tomar posse do trono que Deus havia lhe dado era preciso ganhar a confiança dos chefes do povo.
E o que vemos na sequência dos fatos é que Davi é aclamado rei somente sobre a tribo de Judá e ele reinava em Hebrom nesta época, pois Jerusalém ainda não pertencia a ele.
Olha só o que estamos narrando ele já havia sido ungido para ser rei a mais de 10 anos e agora quando morre o rei Saul ele ainda não se torna rei sobre todo Israel, mas apenas de uma pequena parte.
Como nós agiríamos numa situação dessas, será que cantaríamos e louvaríamos o senhor assim como sempre fez Davi ou sairiamos resmungando por não haver recebido toda a promessa.
Aqui tem algo que muita gente sofre por não entender que é o seguinte Deus não dá as coisas para seus filhos como num passe de mágica, como vemos no cinema onde aparece uma fumacinha e pronto ali esta, aparece do nada, Deus nos concede o que precisamos, mas ele nos da capacidade para conquistarmos, o que almejarmos.
Eu nunca seria um escritor de blog se agora ao invés de estar escrevendo estivesse no sofá roncando e ate babando assistindo TV e seus programas nem sempre recomendáveis, mas isso é assunto para outra matéria.
Deus deu a unção de rei para Davi e tudo onde empreendia prosperava, esta uma característica marcante daqueles que tem Deus a frente, sempre são vencedores, se a vitória ainda não faz parte de sua vida continue crendo e confiando que ela vai chegar, se você continuar sendo dedicado e fiel a Deus ela virá, mesmo que muitos fiquem querendo ver sua derrota.
E então depois de muita luta com a casa de Saul Davi consegue o apoio das pessoas que controlavam todo o restante do reino e agora sim se torna rei sobre toda nação.
Agora tudo resolvido? Não, pois ele reinava sobre o povo em Hebrom, mas ele precisava reinar em Jerusalém, e depois de mais esta batalha que ele vence ele se muda para o castelo e se torna rei ali, governando dali.
Mas se você pensa que tudo estava certo se engana, pois ele estava ali, mas sozinho ele não podia governar, para governar ele precisava da presença de Deus, e no antigo testamento a presença de Deus era representada pela arca da aliança que o Senhor havia mandado construir quando o povo ainda andava no deserto, isso na época da instituição do culto.
Acontece que em uma batalha que o povo judeu havia perdido os inimigos levaram a arca da aliança embora  e agora ele pretendia trazê-la de volta.
Mas eis a grande questão ele queria traze-la da forma dele e não como Deus havia determinado que era necessário carregar a arca, resultado, não conseguiram levar ela a Jerusalém como desejavam inicialmente e depois de um homem não autorizado tocar na arca e ser fulminado resolveram a deixar na casa de Obede Edom e a palavra fala que enquanto ela ali esteve a casa dele prosperou.
Esta parte os ensina lições preciosíssimas.

que sem Deus não podemos ter vitória, Davi a sabia disso, por isso o desejo de buscar a arca.

não se brinca com presença de Deus, Davi achou que poderia simplesmente ir la pegá-la e vir embora, não atentou para as leis do Senhor, por causa disso um homem morreu.

ao contrario na casa de Obede Edom a presença da arca abençoava a casa toda, por que ali tinham pessoas certas para cuidar da arca, se olharmos quando Deus deu todas as instruções para que se construísse a arca somente os sacerdotes e levitas podiam trabalhar no santuário.

Depois destes fatos todos quando eles finalmente trazem a arca para Jerusalém, o fazem com toda reverencia assim como ela merecia acompanhada de muitos sacrifícios ao Senhor.
Nesta parte chama atenção o fato do rei Davi se despir das vestes reais e pular e cantar de alegria enquanto a arca vinha sendo conduzida, outra lição pra nossas vidas.
Quando vamos adorar ao Senhor não devemos nos preocupar com o que os outros vão pensar, não importa que pensem, que fiquemos loucos, chorar na presença de Deus não é vergonha alguma, muito menos cantar alegremente, o importante é que nosso louvor, nosso choro ou nossa oração sejam somente para Deus e que não tenham outros motivos.
Devemos aprender o que Davi aprendeu e que é o seguinte, só compensa se prostrar diante do Deus vivo e de mais ninguém, por causa dessas atitudes dele a filha de Saul que era sua esposa riu dele, as vezes para agradarmos a Deus alguns imaginam que somos dignos de pena, mal sabem eles que somente o Senhor é Deus.
E por causa dessa sua fidelidade dele a Deus o Senhor faz uma aliança com ele e promete que sempre o trono de Israel permanecera em sua descendência.
Na sequência do livro vemos a bíblia nos relatar diversas vitórias dele contra os inimigos de Israel, e ele vencia por que Deus era com ele sempre em todas batalhas.
Mas apesar disto tudo ele um dia deu brecha e o inimigo lhe pegou de jeito, ele saiu a janela e ficou observando uma mulher casada se banhar, resultado ele caiu em pecado e como ouvi um pastor dizer esse dias o diabo ajuda você pecar, lhe da um monte de ideias, mas é o primeiro também a ajudar a espalhar que você esta em pecado.
O que eu quero dizer com isso, simples, Davi viu a mulher e como era o rei, mandou trazê-la e se deitou com ela e depois a mandou embora, o que não contava é que ela estava grávida, e agora.
Como o pecado sempre nos leva cada mais para o fundo do poço ele resolve mandar matar o marido da mulher para poder tomá-la como mulher e assumir seu filho sem que ninguém soubesse que ele já havia se deitado com ela, e para esconder seu pecado decide mandar o homem para a frente de batalha para morrer.
Mas lembre-se o pecado sempre cobra seu preço, e o que ele cobrou de Davi foi o que o profeta Natâ disse que a espada nunca se apartaria da casa de Davi por causa disso, e se observarmos dali em diante muitos problemas ocorreram, um filho teve um caso com a outra filha, outro filho seu tentou usurpar o trono, tudo fruto do que? Fruto do pecado.
O filho também que a mulher esperava dele adoeceu e morreu.
Davi teve de fugir em certo momento de sua vida para não ser morto pelo próprio filho, e futuramente teve que lutar com ele para reaver o trono e por causa desta batalha mais um filho seu foi morto e tudo por causa do pecado.
Gostaria de neste momento a fazer um alerta a todos onde este texto chegar, ore e vigie meu irmão, não caia em pecado, pois ele destrói sua vida toda e ela nunca mais será a mesma, não pense que um pecadinho não deixa marcas porque essa é uma grande mentira que o inimigo conta para tentar nos enganar e nos levar ao pecado.
Antes de morrer ele em determinado momento possuía um povo numeroso, um poderoso exercito e muitas riquezas e isso tomou conta de seu coração e então ele decidiu fazer um censo, não porque Deus havia mandado, pois temos vários censos que quem mandou foi Deus.
O censo que Davi realizou tinha o intuito de demonstrar o quanto ele havia se tornado importante ou como dizemos hoje em dia uma forma de satisfazer seu ego, para poder dizer para si mesmo e para os outros olha como eu sou poderoso, ele só estava se esquecendo que quem havia lhe concedido tudo aquilo era Deus e não sua própria força.
Por causa deste pecado foi lhe dada a oportunidade de escolher o seu castigo e entre varias opções ele resolve ficar nas mãos de Deus e isso porque ele sabia quem era Deus, o tamanho da sua misericórdia.
Davi apesar de ter errado sabia que Deus podia ter misericórdia dele, algo que seus inimigos nunca teriam.
Isso serve para nós também, Deus é justo, porém esta sempre disposto a nos perdoar, mesmo que caímos novamente ele sempre esta ali disposto a nos aceitar quando nós nos arrependermos dos nossos pecados.
Quando disse no título do texto que Davi era um homem segundo o coração de Deus eu não estava usando palavras minhas nem tão pouco dizendo que ele fosse perfeito, pois se havia algo que Davi não era, era o ser perfeito.
Ele sempre foi um homem fiel e temente a Deus, mas também teve suas falhas.
A bíblia nos mostra estes fatos para sabermos que sozinhos não somos nada, só temos alguma chance quando colocamos nossas vidas nas mãos de Deus, essa história de super crente melhor que os outros não passa de conversa mole, porque só somos alguém em Deus, nunca sozinhos.
Sempre que Davi pecava ele estava disposto a pedir perdão a Deus, e nós quando cometemos alguns erros e pecados estamos dispostos a pedir perdão de coração aberto.
Meditemos sobre isso.
Davi reinou por quarenta anos e depois morreu.
Oro para que este texto ache morada em  nossos corações e ajude muitas pessoas a fugir do erro e do pecado.

Lições que nos ensinou este texto.
- aprender a amar aqueles que nos odeiam, mesmo sendo perseguidos por eles.
- aprender a lutar para tomar posse das promessas do Senhor para nossas vidas.
- buscar a presença de Deus ao nosso lado, para seguirmos vencendo.
- não ter reservas para adorar o Senhor, se soltar na presença dele.
- não brincar com o pecado, ele é um monstrinho e quanto mais o alimentamos, mais ele cresce.
- depois que cair no pecado nossas vidas mudam totalmente.
- Não permitirmos que a soberba tome conta dos nossos corações, quando estivermos usufruindo das vitórias.
E assim concluímos este tema sobre um homem segundo o coração de Deus.
Ate breve, fiquem na Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...