sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Justificados, regenerados e santificados em Cristo.



Justificação, regeneração, santificação, três palavras indispensáveis para a salvação.

Outro dia postei uma matéria falando sobre a doutrina da expiação, o tema de hoje ele é complementar ao que falamos naquele dia, pois estas palavras de hoje também tem a haver com aquilo que o Senhor Jesus fez por nós na cruz.
Sei que existem muitas pessoas que possuem certa resistência com o tema que abordaremos hoje, e o que eu posso dizer a eles é que se colocarmos isso em pratica veremos Deus agir poderosamente em nossas vidas.

Justificação.

Penso eu que na bíblia não exista uma doutrina que consiga traduzir melhor aquilo que esta escrito em (I Corintios 1:18) -  Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.(AA) 
Pode ate parecer exagerado dizer isso, mas não é, o motivo para isso é que desde que nascemos somos ensinados a que devemos nos defender, que não podemos ficar calados diante das situações.
Já na escola aprendemos que se não reagirmos às provocações logo viraremos motivo de piadinhas maliciosas e chacotas por parte dos colegas de classe e assim o é em todas as situações de nossas vidas, conforme vamos crescendo e ficando adultos a tendência é só piorar e cada vez mais somos obrigados a ficar em constante posição de defesa, sempre possuindo uma resposta para todas as situações que formos acusados, independentemente de sermos culpados ou inocentes, precisamos nos defender.
Alias a própria palavra justificar traz esse conceito de demonstrar a inocência, legitimar como nos mostra o dicionário Aurélio da língua portuguesa.
Até aqui tudo aparentemente normal se a palavra não nos mostrasse passagens iguais a esta (Romanos 8:33) -  Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.(AA)
Opa agora a coisa mudou, como eu disse no inicio a palavra de Deus é loucura para os que estão se perdendo, ora nascemos vivemos e crescemos aprendendo que somos nós que devemos tomar providencia para nos defender, mas ai Jesus morre na cruz por nós, e agora nós que cremos nele temos este preceito, ele nos torna justos, sabe o que isto significa?
Significa que ele tomou e toma partido em nossas causas porque por crer em Cristo adquirimos o direito de sermos feitos filhos de Deus e agora ele é o nosso advogado em todas as situações de nossas vidas, você já tinha imaginado ter um advogado tão importante para te defender?
Alguém tem lhe perseguido? Entregue a Deus e ele julgara a situação, ele fará justiça, mas lembre-se justificação não é bruxaria, não entendeu, eu explico, veja.
Às vezes determinadas pessoas tem nos perseguido no trabalho, na igreja, na rua, ou em qualquer outro lugar, ai por saber que quem me justifica é Deus eu começo a dizer assim, coitadinha dela quando Deus pesar sua mão sobre ela, e coisas deste tipo, mas em uma situação deste tipo devemos considerar que Deus é justo e irá julgar com justiça e não conforme eu vejo a situação, e ai te pergunto e se aos olhos de Deus o justo for a outra pessoa o que você achara do que pediu a Deus.
A doutrina da justificação não é muito difícil de compreender, mas é extremamente difícil de praticar, não acredita, faça o teste e entregue para Deus quando você for injustiçado, veja se é fácil aguentar calado determinadas situações.
Com certeza não será nada fácil, a vontade de tomar uma atitude por conta própria vai gritar ao seu ouvido.
Na bíblia não existe outro escritor que mais ensinava a justificação de Deus para nossas vidas do que o Apostolo Paulo, ele é o maior defensor desta doutrina, ele a defendia porque sabia tudo o que ela pode fazer na vida daqueles que creem, e olha que não faltaram oportunidades para ele tentar resolver as situações no braço como dizemos hoje, mas ele sempre manteve a calma e deixou Deus agir, mesmo quando os momentos eram os mais terríveis.
Aprenda com ele meus amados a colocar em pratica em suas vidas a doutrina da justificação, pois quem nos justifica em todas, ouça bem eu disse todas as situações é Deus, ninguém mais, você ate pode pensar que ir para a justiça processar alguém pode ser mais correto, mas a bíblia nos ensina que se realmente somos servos seus, devemos crer que ele nos justificara.
Lembre-se justificar é tornar justo, portanto quando ele nos torna justos ninguém pode mudar, pois foi ele quem decretou, mesmo que as pessoas lutem para tentar mudar isso, nunca conseguirão.
Creia firmado nesta palavra JUSTIFICAÇÃO e Deus operara grandes coisas em sua vida.

Regeneração

Esse sim um conceito muito difícil do ser humano compreender, muitas pessoas nem que fiquemos dias a fio tentando colocar na cabeça delas que Deus tem poder para regenerar pessoas por completo elas acreditarão, sempre ficarão com uma duvidazinha lá no fundo, dizendo assim, será?
Isso é mais comum do que pensamos, vejamos o exemplo.
Uma pessoa envolvida com o mundo do crime ouve a palavra de vitória de Jesus para sua vida, crê nela abre seu coração deixa o Espírito Santo entrar e fazer a obra completa de regeneração nela, muda de vida escolhe uma igreja para congregar e começa sua nova vida.
Dito essas coisas agora eu te pergunto, qual será a reação das pessoas quando essa pessoa chegar à igreja para participar do culto, ou então ainda se sentar ao lado de alguém que já esta ali há muito tempo.
Meus amados, consigo ate imaginar a reação das pessoas, constrangidas, encolhidas no seu cantinho, com um medo danado de cumprimentar o irmão ou irmã, quando pegam na mão pra dar a Paz do Senhor o fazem de pontinhas de dedo, acha que não é verdade o que eu estou falando faça o teste, leve um pessoa com as características que falei ao culto e fique observando as reações.
Já ouvi varias pessoas dizendo que crê em que Deus pode curar câncer, que ele pode curar Aids e tantas outras doenças malignas e de difícil cura, mas vi estas mesmas pessoas afirmarem também que não acreditam que uma pessoa possa mudar de vida, deixando o passado de erro para trás e dar inicio a uma nova vida regenerado por Deus.
Olha meus amados saibam, que regenerar significa fazer de novo, renascer, passar por uma mudança radical é uma palavra que se assemelha a conversão pois é uma mudança de sentido, ia por um caminho, agora vira e vai por outro.
Estes dias ouvi um pastor dando uma exemplificação para definir este texto que gostei muito. Ele dizia que regenerar não é reformar, como por exemplo, quando levamos um carro cheio de pedaços podres em sua lataria ao funileiro, chegando lá ele pega lixa aquilo ali e depois coloca massa plástica por cima da parte podre, lixa novamente amacia e depois pinta por cima, quem olha de longe imagina que ta tudo perfeito, mas por dentro a podridão continua.
Não é isso que Jesus faz com aqueles que são regenerados por sua palavra, ele pega os faz novamente, um exemplo disso esta em:
(Marcos 1:40) - E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
(Marcos 1:41) - E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
(Marcos 1:42) - E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.(AA)
Note que o homem não pede para ser curado, ele pede para ser limpo, o motivo é simples, quando uma pessoa é curada de uma doença terrível como a lepra ela ficara cheia de marcas e cicatrizes pelo corpo, ou seja, nunca esqueceriam que ela um dia teve lepra, e mesmo curada será uma pessoa excluída, basta observar hoje em dia uma pessoa que sofreu um grave acidente e se recuperou ela terá de conviver pelo resto da vida com as marcas e cicatrizes.
Por isso o homem pediu quero ser limpo, ele não queria ter aquelas marcas em si que o perseguiriam pelo resto de sua vida, e então Jesus responde quero, se limpo.
O que Jesus fez aqui esta bem nítido ele limpou o homem totalmente, se houvesse alguma parte do corpo que lepra tivesse apodrecido e fez de novo naquele instante, este é o conceito de regenerar é fazer de novo, nascer outra vez.
Quando nós aceitamos Jesus e somos batizados tem este sentido, somos feitos de novo, somos novas criaturas livres das marcas do passado,
Ainda que muitos resistam este é o poder que o sangue de Jesus tem em nossas vidas, nos fazer pessoas novas, renascidas para uma nova vida em Cristo, libertas daquela criatura cheia de pecados.

Santificação

Esta talvez seja das três doutrinas que estamos falando a que temos participação diretamente, pois quanto à regeneração quem nos da é Jesus quando cremos nele, portanto precisamos apenas crer para sermos regenerados.
Com a justificação é a mesma coisa, alias temos menos participação ainda, pois somos justificados por ele independentemente de pedirmos ou não, quando ele nos da à regeneração também nos faz justos e assim nos justifica em todas as situações.
Agora a doutrina da santificação, já tem caminhos diferentes, alias caminhos estes que nada tem a ver com a auréola na cabeça ou mesmo prestar adoração à imagem de qualquer tipo que seja, pois isto nos é vedado pela palavra de Deus.
Ser santo significa ser separado, e ai alguém pode perguntar, mas separado do que?
Somos separados do mundo de pecado que vivíamos, somos separados para sermos servos do Senhor para pregar sua palavra a todos quantos necessitem. E nosso exemplo é Jesus observe: (Hebreus 7:26) -  Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;(AA)
Este texto esta falando de Jesus que é o nosso sumo sacerdote que é o Santo dos Santos, devemos ouvir o que nos diz a palavra, sede Santos porque eu sou Santo.
Isso não quer dizer que tenhamos privilégios para enfrentar as tentações do mundo, apenas que devemos nos manter neste estado que o Senhor nos concedeu quando aceitamo-lo como senhor e Salvador de nossas vidas, e nos batizamos.
Agora precisamos saber já não somos mais iguais ao que éramos, ate parecemos ser as mesmas pessoas que éramos porque nosso rosto não mudou muito, mas por dentro não podemos mais tentar ser quem éramos, porque se agirmos assim o Espírito Santo de Deus não encontrara morada em nós.
Quantas pessoas que hoje vivem enganadas pelo inimigo pensando que ainda podem cometer os erros que cometiam sem que isso tenha um peso espiritual para suas vidas.
O Apostolo Paulo falando aos corintios faz uma declaração que nos serve de alerta para nossas vidas vejamos: (II Corintios 6:14) -  Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?(AA)
Olha a exortação ai a nos mantermos santos como a palavra nos declara, meu amado se você tem vivido uma vida a moda de quando vivia longe de Cristo tome cuidado, ouça o que a palavra nos diz agora você já não é igual, portanto não se coloque em posição desigual com o inimigo, lembre-se todo guerreiro displicente que não se protege fica vulnerável as investidas do inimigo, não de brechas para ele em sua vida, viva como um Santo separado do pecado.
Devemos fazer isso para ser dignos de estar na presença do pai assim como ele diz em (Levítico 20:7) - Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.(AA)
Meus amados ouçam o que a palavra nos diz tão claramente, precisamos ser.
Santos porque o nosso Deus é santo, alias ele nos santificou, separou quando deixamos ele nos regenerar agora devemos abandonar totalmente o caminho do pecado, por mais difícil que seja precisamos nos esforçar a cada dia, essa deve ser uma luta constante em nossas vidas.
Não importa o que te disseram sobre o que é Santidade, mas santidade é isso, manter-se separado do pecado vivendo segundo os propósitos de Deus em nossas vidas.
Espero ter ajudado a revelar alguma luz sobre este tema.
Ate breve fiquem na PAZ DO SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...