terça-feira, 6 de setembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE NOSSAS BÍBLIAS


A nossa bíblia como temos hoje, como sabemos não foi um livro escrito todo de uma única vez, nem formava um único volume, Deus foi através dos tempos usando homens de Deus para ir escrevendo conforme ele ia inspirando.
Se observarmos, ainda fazemos assim hoje, uma criança entra na escola primeiro é alfabetizada depois é que aos poucos vão lhe ensinando cada uma das disciplinas sucessivamente.
Deus como é nosso mestre que tudo sabe também fez assim com o seu povo foi inspirando homens muito diferentes uns dos outros, temos homens de todos os tipos, criador de rebanhos, tocador de harpa, sacerdote, conselheiro de rei, e tantos outros tipos.
Os locais também são tremendamente variados, algumas vezes dentro de um palácio, no fundo de uma caverna, no meio do campo, na guerra, etc.
Como se pode notar ele ia ajudando seus escolhidos não importando o lugar em que eles estivessem sua mão poderosa era com eles.
Quanto ao tempo a bíblia levou aproximadamente 1600 anos para ser escrita, foi escrita em aramaico, hebraico e grego koine, em diversos tipos de materiais como pergaminho, papiro, o velino, o pergaminho, o barro e o couro. Ela teve aproximadamente 40 autores inspirados por Deus.
As tintas usadas também eram todas artesanais.
Escrever hoje em dia é algo muito fácil, muito simples, eu coloco algo em meu blog aqui onde eu moro e o mundo inteiro pode visualizar baixar, imprimir apenas com um click, outro dia olhando as estatísticas do meu blog achei curioso acessos do Brasil, Estados Unidos, China e alguns outros, e fiquei pensando como é fácil hoje.
Naquele tempo tudo era muito precário os matérias usados para a escrita eram caríssimos e o mais complicado poucas pessoas sabiam ler ou escrever. Prova disso é o seguinte, faça uma pesquisa e veja o que você consegue de material escrito de 3000 anos atrás, faça o teste e perceba como são poucos artigos que ira encontrar.
Mas em um tempo assim Deus escolheu um povo para ser seu o conduziu para uma terra que ele havia escolhido, e quando mandou registrar tudo, ele tinha como servo seu um dos maiores legisladores que a história já conheceu homem tirado ainda bebe do leito do rio e criado dentro do palácio do faraó egípcio, sendo instruído em toda lei humana conhecida ate então, depois pastor de rebanhos no deserto conhecendo assim cada detalhe de como era viver num local tão inóspito.
E assim durante os tempos vieram os juizes os profetas e foram cumprindo seus ministérios e registrando o que Deus estava operando no meio do seu povo, as vitórias, mas também as derrotas quando eles se afastavam de Deus.
Temos espaço também na bíblia para um livro cheio de louvores a Deus, louvores de agradecimentos, de tristeza, de alegria, louvores este compostos por vários homens de Deus, mas principalmente pelo rei Davi.
Temos um livro em forma de poesia, mesmo que alguns pensem que não se trate de poesia, saibam que é Cantares de Salomão é poesia só que em estilo oriental.
Deus usou também o sábio rei Salomão para escrever um livro cheio de direções e comportamentos corretos.
Quando chegamos ao novo testamento nos é narrado o nascimento, vida e ministério de Jesus até sua crucificação de quatro formas diferentes cada uma com um enfoque diferente.
No livro de Atos vemos o inicio da igreja, todas as lutas, suas estratégias e a fé in abalável dos apóstolos.
Em seguida as cartas, e temos de todos os tipos, de encorajamento, de conselho, de exortação, etc...
E finaliza-se com o livro de Apocalipse, livro da revelação que teve o apostolo João, totalmente ligado às coisas que ocorrerão nos últimos tempos.
Até a bíblia chegar até nós ela passou, por muitas perseguições, muitas tentativas de associar heresias a ela, mas como ela é a palavra de Deus ele a protegeu durante os séculos, ate que surgiu a imprensa e ela foi impressa se disseminado tremendamente a partir daí.
Mas não pense que por isso as perseguições foram menores, tentaram queimar todos os seus exemplares em certo período da história, além de ela ser livro proibido ao povo durante muito tempo, parece estranho isso pesquise sobre o assunto que verá que é a mais pura verdade.
Mas ela chegou firme forte e intacta até nós, cada dia mais viva, pois ela se renova a cada dia, sempre que a lemos ela fala conosco.
Ela tem 1189 capítulos, 31173 versículos, são necessárias aproximadamente 71horas pra a ler toda, portanto quem deseja ler a bíblia toda em um ano, basta ler quatro capítulos por dia.
Hoje dos mais de 2000 dialetos falados no mundo ela já esta traduzida para mais de 1200 senão totalmente, mas ao menos em partes.
O primeiro a traduzi-la para o português foi João Ferreira de Almeida, se bem que ele morreu antes de concluir sua total tradução que foi completa da mais tarde por Jacob Ofden Akkar, mas o crédito foi todo para sua homenagem um lutador pela palavra de Deus na língua vernácula do povo, e não somente em língua estrangeira.
Hoje ela é o livro mais vendido no mundo.
Quem introduziu a divisão por capítulos foi um professor universitário parisiense chamado Stephen Langton em 1227, professor este que futuramente veio a se tornar bispo da cantuaria.
Já a divisão por versículos foi feita pelo impressor parisiense Robert Stephanus em 1551 e ambas as alterações visavam tornar mais fácil seu manuseio, e como podemos perceber deu tão certo que assim esta até hoje.
Quanta coisa, por hoje ficaremos por aqui, se desejar saber mais curiosidades da bíblia fique atento aqui no blog www.amorgracefe.com que logo postarei mais, ou então me mande um e-mail para vander@amorgracaefe.com
Até breve, fiquem na PAZ DO SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...