segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O segredo do nome de Jesus.


Quais os segredos deste nome?

Hoje falaremos sobre um tema que eu diria o mais importante na vida dos cristãos, pena que muitos ainda não atentaram para a importância deste tema.
O nome de Jesus não significa apenas um nome mas sim todos os preceitos e principalmente toda a autoridade que esta debaixo deste nome, vamos ao estudo em si.

A origem do nome.

Tenho ouvido muitas coisas sobre a origem do nome de Jesus, mas aqui não pretendo me deixar levar por achismos, portanto buscarei a origem do nome baseadas principalmente na bíblia sagrada que é a nossa palavra final em todas as discussões e usarei também dicionário léxico de grego, hebraico e aramaico Strong para nos ajudar nas traduções e nas raízes de algumas palavras.
Jesus- Ιησους Iesous
de origem hebraica 3091 ישוע; TDNT - 3:284,360; n pr m
Jesus = “Jeová é salvação” *
Como podemos ver este é um nome de origem hebraica, alias para os hebreus todos os nomes tinham algum significado em relação a Deus, e como pudemos observar o de Jesus já aponta o significado de Seu ministério, pois se observamos o ministério de Jesus com cuidado notaremos que o principio é justamente nos mostrar que somente em Deus(Jeová ) pode haver salvação e ele por fazer parte da trindade é o nosso caminho para salvação.
Esta é a definição da origem do nome na língua, mas quando falamos da obra de Deus sempre devemos analisar também o lado espiritual envolvido, pois analisar a obra de Deus da através da sabedoria vã e limitada do homem é muito pouco, por isso vejamos quem foi que deu este nome a ele.
(Filipenses 2:9) - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;(AA)
Note que não foi homem algum quem deu o nome a Jesus e a palavra diz que o seu nome é soberano a todo nome que existe na terra.
(Hebreus 1:4) - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
(Hebreus 1:5) - Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai,  E ele me será por Filho?(AA)
Como a própria palavra nos mostra um nome superior ao nome dos anjos, pelo que a palavra demonstra também que este nome lhe foi dado por herança.
Ditas todas estas coisas podemos perceber quão especial é o nome de Jesus que na sua raiz hebraica significa que Deus é salvação, nome vindo de Deus por herança para aquele ao qual ele chamou de filho.
Isso nos ensina uma coisa muito interessante que é a seguinte Jesus foi o único que foi chamado filho por Deus e, portanto quando o aceitamos tomamos parte nas bençãos relativas ao seu nome.
Se estivesse em púlpito agora iria dizer assim, de um glória ai amada igreja, porque se isto não for motivo para darmos glória o que mais será?
Não consigo visualizar nada mais glorioso que poder ser chamado filho de Deus por crer em Jesus.
Agora depois de falarmos sobre a origem do nome vejamos na pratica o que ele pode fazer por nós.

Toda a autoridade em o nome que é acima de todo nome.

Vamos a aplicação pratica do tema, quando dizemos autoridade, podemos ser mal interpretados e tidos por fanáticos, mas não estamos fazendo nada que ele não tenha nos ensinado durante sua vida ministerial e também em seus ensinamentos.
Quando invocamos o poder do nome estamos praticando aquilo que ensinou aos seus discípulos veja o que ele disse na recomendação aos seus enquanto os recomendava a fazerem o ministério. (Mateus 28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.(AA)
Entenda bem o que ele disse ele disse todo o poder, ele não disse olha eu tenho algum poder ele disse todo, a própria palavra diz que lhe foi dada toda a autoridade, portanto não há nada que ele não possa realizar tudo para ele é possível. Quantas pessoas acabariam com aquele aperto no peito se descobrissem o poder desta declaração de Jesus.
Ele nos mostra em varias partes das escrituras o que poderiam fazer em seu nome aqueles que cressem nele, meus queridos esta franqueado este preceito pra nossas vidas também, não podemos desperdiçar mais tempo devemos tomar posse logo deste “a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
Ele foi ao pai, mas nos deixou tudo o que precisamos para sermos vitoriosos em seu nome.
Costumo dizer que o que o Senhor Jesus fez conosco podemos comparar ao soldado que vai armado a guerra de arma em punho, apesar de ele estar fortemente armado se ele não puxar  gatilho será igual se estivesse desarmado, nada acontecera, assim também é em nossas vidas, ele nos deu o poder de pedir em seu nome, mas se nunca abrirmos nossa boca e pedir, seremos igual ao soldado de arma em punho mas travada.

Como usar o poder do nome?

Já vi pessoas que tem ate medo de falar de Jesus por considerá-lo tão sagrado que nem se atreveriam a ficar falando seu nome por qualquer coisa.
Na verdade este tipo de conceito tem de errado o fato de ser uma mistura de verdades e mentiras que foram incutidas na mente das pessoas durante suas vidas e que depois acabam sendo difíceis de serem retiradas.
Concordo que quando a pessoa se envolve com jogos e outras coisas que a bíblia não aprova não deve realmente invocar seu nome, pois como a própria bíblia nos relata que comunhão pode haver entre a luz e as trevas? Estes jogos de azar não tem nada a ver com Deus, portanto não se deve misturá-lo com isso, acho o cumulo da falta de amor a pessoa orar a Deus para que ela ganhe e um monte de pessoas percam, mas não vou falar disso novamente já falei sobre jogos estes dias..
Ou ainda o cara que esta envolvido com situações erradas como, furtos, estelionatos, adultério e tantos outros pecados ficar lá orando a Deus para não ser pego no ilícito, acha que é loucura é isso, pode ter certeza que acontece muito mais que imaginamos.
Tirando essas situações e outras do mesmo gênero em todas as outras podemos devemos fazer o que ele nos ordenou, devemos invocar seu nome, ele é caminho que nos leva a Deus como expliquei quando falei do tabernáculo
Podemos invocar o nome de Jesus para que demônios sejam expulsos, alias somente em seu nome se pode expulsar demônios, se alguém te ensinou que existe outra forma tome cuidado porque isso pode não passar de uma heresia sem tamanho.
Não hesite em clamar o nome dele quando estiver passando:
1-      pelos vales das dificuldades, onde você olha para todos os lados e não vê solução, saiba que o nome dele é a solução.
2-     quando estiver enfrentando situações que você imagina que não possa suportar e talvez sozinho você não suporte mesmo, agora com a autoridade do nome dele, com certeza você vencerá.

Como podemos perceber ele nos deixou todo poder que há em seu nome para ser conosco todos os dias de nossas vidas, mas existe um porém nessas situações todas que ainda não mencionei, assim como o soldado que mencionei acima para ir para a guerra precisa fazer parte das forças armadas , nós também temos uma condição para ter autoridade em o nome de Jesus, vejamos.

Condições para ter a autoridade do nome.

Não fique triste ou desanimado apenas porque eu disse que existem algumas condições básicas para poder usufruir deste poder. São condições essenciais para fazer parte vejamos:
(João 15:7) -  Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.(AA)
Eis a porta para podermos entrar para fazer parte das maravilhas que ele prometeu ao todos aqueles que crerem em seu nome, alem de crer é preciso permanecer nele.
O texto acima é muito esclarecedor para nós, pois é o próprio Senhor Jesus nos ensinando que vida em Jesus não é apenas formalismo, não basta apenas dizermos que somos cristãos da boca para fora e não agirmos como tal.
Quando ele diz “estiverdes em mim”ele esta querendo nos dizer estar firmados nele e como diz a seguir em sua palavra.
Ninguém que não esteja firmado nele e em suas palavras poderá ter algum poder em seu nome, e o motivo é simples a pessoa não tem comunhão com ele, portanto não pode falar em nome dele.
Mas o final do versículo é maravilhoso, ele conclui dizendo que estivermos de acordo com os preceitos que ele acabou de ensinar ai sim podemos pedir o que quiserdes, note, ele não colocou restrição alguma, apenas pediu que crêssemos nele e sempre nos mantivéssemos fieis a ele e a sua palavra.
E se depois de ler este texto você se encontre triste abatido ou preocupado por verificar que não se enquadra nas condições que ele citou para poder ter poder no nome, não se desespere a chance ainda esta ai, basta que você tome uma decisão em sua vida e queira cumprir os propósitos do Senhor.
Ainda hoje você pode mudar sua vida a entregando a ele, deixando que ele opere maravilhas nela e ainda se mantendo em plena comunhão com ele usufruindo do poder do seu nome, nome este que é acima de todo nome, que foi lhe dado pelo Pai e que ate satanás bate em retirada quando o ouve.
Não jogue fora esta oportunidade, Deus esta te dando a maior arma que já existiu para que você a use para superar todas as suas dificuldades, ele quer ser seu ajudador em todas as situações, e ai esta disposto a usufruir do melhor que Deus tem para você?
Se sua resposta for sim, entregue-se totalmente a ele ainda hoje e depois me conte as experiências grandiosas que terá com ele.
Por hoje é só, ate breve e fiquem na PAZ DO SNEHOR.
apenas formalismo, nando que vida em Jesus nue crerem em seu nomeas condiçr parte das forças armadas igual ao soldado de armda

2 comentários:

  1. vo comenta mais anonimo não parece que não gosta de responder.... pode me dizer de onde tirou essa tradução que colocou?

    ResponderExcluir
  2. ola bom dia paz do Senhor minha base de traducao foi o dicionario biblico strong, qualquer duvida me mande seu e-mail que tem mando os outros dados do livro, ate mais obrigaod pelo comentario

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...