segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É possível se aprender com as derrotas?


Uma derrota pode nos ensinar algo?


Vivemos dias em que pronunciar a palavra derrota dentro da maioria das igrejas acabou virando um tabu que muitas temem quebrar.
Mas quando vamos e olhamos para a bíblia começamos a perceber que muitas vezes uma derrota é apenas uma indicação que estamos trilhando os caminhos errados, e todos nós sabemos como é difícil entender qual o caminho que Deus tem para nós.
Algumas vezes até é fácil saber qual o caminho que o Senhor deseja que trilhemos, mas creio que não sou apenas eu, todos nós vivemos militando com o velho homem todos os dias, pois o inimigo esta por ai e vive querendo roubar nossa comunhão com Deus e para isso ele usa todo tipo de artimanha, precisamos estar atentos todo instante.

Nesta questão de aprender com as derrotas por não ter conseguido se firmar nos caminhos do Senhor o povo judeu fez doutorado, pois quando começamos a estudar o antigo testamento começamos perceber que eles passaram por muitas fases assim, algo que contrariava aquilo que o Senhor havia recomendado antes de introduzi-los na terra prometida.

(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Estes são apenas alguns versículos que demonstram o que Deus esperava de seu povo desde quando ele os tirou da terra do Egito com mão poderosa.
Quando nos dedicamos a estudar os livros do Pentateuco veremos declarações iguais a estas em vários locais, e o motivo disto é que o Senhor queria que eles fossem fieis, pois ele é um Deus que não admite que os filhos seus se prostrem diante de deuses falsos.
Ele tirou o povo do Egito e lhe deu uma terra como nação, terra esta que era habitada, mas ele deu vitória sobre cada um daqueles povos que ali estavam.
Durante o tempo em que eles ficaram no deserto Deus os sustentou todos os dias e suas roupas não se envelheceram e suas sandálias não se estragaram, acontece que existia uma condição para que a benção de Deus permanecesse sobre eles, essa condição era que eles fossem fiéis a Deus não adorando outros deuses em lugar do Deus verdadeiro.

O resultado disso.

Se eu fosse listar aqui todos os versículos onde mostra que o povo hebreu se desviou dos mandamentos de Deus e foram escravizados por outras nações eu teria que transcrever grande parte do antigo testamento, pois foram muitas as vezes que eles desobedeceram a Deus e decidiram andar sozinhos e se tornaram derrotados e escravos de outros povos.
Vejo isso acontecer ainda muito em nossos dias, como a salvação é individual e temos o livre arbítrio muitas vezes às pessoas conhecem Deus, mas com o passar dos dias se deixam distanciar dele e sofrem as conseqüências disto, se tornam escravas do pecado, dos vícios e de tudo mais que o inimigo tem para oferecer para quem esta debaixo de seu domínio.
Amados, me dêem uma resposta plausível para a pessoa que já conhece Jesus e as maravilhas que ele tem para nós, deixar este caminho e voltar para o reino de morte de satanás.
Não se assuste com a palavra morte não, pois é a mais pura verdade, analise comigo.
O ser humano sozinho neste mundo distante de Deus sendo atormentado por satanás e suas artimanhas vive em um mundo de morte onde não importa o que ele faça o seu destino depois da morte será o inferno.
Não acredita no que eu estou dizendo veja o que o povo hebreu ganhava cada vez que abandonava Deus.
São muitos casos, temos o caso de Gideão, de todos os juizes e assim vai, no tempo dos reis não foi diferente, foram muitos altos e baixos, muitas derrotas e tudo por causa de andar no erro.
Quando lemos a palavra de Deus tem momentos que podemos pensar assim, mas será que esse povo não aprende nunca? Até quando ficarão sofrendo dos mesmos problemas?
Quando estamos de longe é fácil fazer um comentário destes, mas quando se esta dentro do problema ai já é outra situação.

Os motivos das quedas.

Como mencionei acima o motivo das quedas sempre foi a desobediência e o abandono dos caminhos de Deus.
Pode analisar sempre quando fala que o povo vivia uma situação de derrota sempre diz algo parecido comoeles abandonaram a Deusoudeixaram de servir ao Senhorou entãodeixaram de seguir os caminhos do Senhore varias outras frases semelhantes.
Deus havia lhes concedido tudo, mas para isso, precisavam ser filhos fieis a ele, o que não acontecia na maioria das vezes ora porque eles haviam sido desobedientes e não ter exterminado todos os moradores da terra, hora por acordo contra a vontade de Deus, casamentos ilícitos e etc..
Aqui convém pararmos um pouquinho e analisar as nossas vidas, quais são os motivos que estão nos afastando da vontade Deus? Não vou citar nenhum, pois cada um de nós sofre com algo diferente, o que precisamos é estar firmados em Deus para nos manter longe destas ciladas.
Quanto o povo hebreu, estes problemas sempre estiveram relacionados com os problemas deles, e estas desobediências tinham conseqüências que é o que veremos a.

Conseqüências do andar longe dos caminhos do Senhor.

Sempre quando havia uma queda ou o povo tinha que ficar pagando tributo para uma nação estrangeira, ou os inimigos vinham e queimavam toda a sua plantação, que alias era o que acontecia no tempo de Gideão, o motivo de ele malhar trigo no lagar (local próprio para espremer as uvas) era que os seus inimigos vinham botavam fogo nas plantações antes da colheita.
Quando nos afastamos de Deus e decidimos seguir por nossos próprios caminhos também estamos sujeitos a tais situações, de viver em constante aperto e perseguição por parte dos inimigos.

Como eram restaurados?

Podemos observar que todas as vezes que o povo se encontrava em uma situação dessas ai então seus olhos se abriam e então eles se lembravam de Deus, se derramavam em sua presença, orando e clamando a Deus verdadeiramente arrependidos e ele ouvia o seu clamor e lhes mandava socorro.
Esta parte nos ensina algo muito grandioso, mas que também serve para nos fazer raciocinar, analise comigo:
O povo sofre por estar distante dele e então clama e Deus envia socorro para libertalos da opressão do inimigo, agora o mais importante aqui é o seguinte se eles tivessem se mantido fieis a Deus e cumprido a única condição que ele havia lhes imposto, nada daquilo era necessário.
Pare um instante desta sua vida corrida e maluca governada pelo relógio e medite nisso que estou lhe dizendo.
um modo de Deus vir em socorro nos momentos de angustia e sofrimento é se derramando na presença dele.

Afinal de contas eles não aprenderam nunca?

Quem o que escrevi ate agora tem esta impressão, mas isso ocorreu por um longo tempo, durante vários séculos esta foi uma pratica que se repetiu com o povo hebreu, até que veio a maior de todas as derrotas onde todo o reino foi destruído e eles levados cativos para babilônia e este sim foi um duro golpe contra eles, pois queimaram o templo, a cidade, derrubaram os muros, levaram o povo cativo e colocaram gente estranha para habitar suas terras.
Foi uma situação muito difícil e com certeza muito traumática também, pois como o próprio Deus anunciou através do profeta jeremias demorou 70 anos ate que os primeiros começassem a voltar.

Uma lição inesquecível

Quando os primeiros começaram a voltar podemos perceber que eles não suportavam a idéia de ter um outro Deus, o povo agora havia enfim compreendido que o seu Deus esperava fidelidade por parte deles.
Desde o exílio na Babilônia eles começaram a agir diferente, quanto ao fato de servir somente ao Deus verdadeiro.
Se tornaram extremamente rígidos, fechados e quando o assunto é servir o único Deus não o que ser negociado.
Aprenderam tanto que foi daí que surgiram os grupos mais radicais, pois não suportavam mais a idéia de seu povo sofrer por causa disso tudo.
Quero deixar claro que não estou falando da ultima diáspora, pois esta aconteceu depois da vinda de Jesus, mesmo eles não o tendo reconhecido como o filho de Deus.
Espero que esta seja uma referencia para nossas vidas, pois muitas vezes ficamos ouvindo secretários de satanás de depois somos obrigados a enfrentar as conseqüências disso em nossas vidas.
Queridos e amados leitores sejam fieis a Deus mesmo que isto lhe custe certa popularidade, podem ate tentar de humilhar e derrubar aqui na terra, mas se você se manter firme não poderão roubar sua salvação, para encerrar vou deixar algumas palavras do próprio mestre sobre este tema.
(Mateus 10:28) - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Por hoje ficamos por aqui, e contamos com sua ajuda para divulgar este trabalho, fiquem na imensa PAZ DO SENHOR JESUS, AMÉM.

Um comentário:

  1. É possível sim, só não aprende quem tem um coração duro, já perdi muitas vezes na minha vida, mas aprendi grandes lições e nisso ganhei demais.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, não deixe de nos dizer qual a sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...