terça-feira, 30 de agosto de 2011

MAIS UMA VEZ O AMOR


Com este post de hoje iniciarei um trabalho que gosto muito, e que será o seguinte, vou publicar pequenas resenhas de livros que já li, serão sempre livros que de alguma forma nos ajudarão a ter vidas melhores e mais felizes.
O escolhido para iniciar esta etapa de nosso projeto é o que colocarei logo abaixo, vejamos:

 As Cinco Linguagens do Amor
Gary Chapman
Como  expressar  um  compromisso  de  amor  a  seu  cônjuge
Com Guia de Estudos
Título original: The five love languages
Tradução: Iara Vasconcelos
Editora Mundo Cristão – 1997
Idioma: Português-BR

Um livro de um escritor muito renomado que nos cativa a forma que o vamos lendo e o motivo de ser interessante é o que o próprio titulo do livro sugere, AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR.
Confesso que quandodo o li me peguei algumas vezes rindo sozinho por poder perceber como estas linguagens estão presentes em todos os instantes de nossas vidas conjugais quando um fala uma lingua e outro entende outra, parece estranho mas é sobre isso que fala o livro.
Fala como aprender a descobrir a forma de dizer algo ao nosso conjuge e ele compreender corretamente o sentido que queriamos dar a fala, sem atritos.
Levante a mão quem nunca disse assim meu conjuge precisava ter vindo com um manual de instruções, acha que eu to brincando? Conforme for lendo o livro vai descobrir que não estou.
O escritor separa as atitudes de cada pessoa num relacionamento em cinco atitudes diferentes e com o passar das paginas ele vai dando exemplos de como se falar a mesma linguagem dentro do relacionamento, ou pelo menos saber traduzir o que seu conjuge esta querendo dizer.
Quantas vezes você já deve ter ouvido do seu conjuge a seguinte expressão.”mas será que você nunca ira me entender?”.
Se voce vive ouvindo ou proferindo esta expessão aconselho grandemente que leia este livro, ele vai te fazer ver muitas coisas de outra forma, pois em nossas vidas tudo sempre possui dois lados e duas visões diferentes apesar de nós só conseguirmos enxergar uma delas, a nossa é claro, só tem um problema, isso acaba com os relacionamentos.
Quem consegue conviver com um conjuge totalmente egoista que só pensa nele mesmo?
E ai? Ta afim de aceitar este desafio?
Não pense que será facil? Pois já adianto logo que não será.
Mas é preciso nós sermos honestos conosco mesmos e colocarmos em prática o que o livro ensina sobre relacionamentos, de como decifrar o que seu conjuge esta dizendo.
E então? Quer entender a lingua que seu conjuge fala e que até hoje, mesmo depois de um bom tempo juntos, você ainda não conseguiu decifrar?
Se for isto que você pretende, decifrar o que ele ou ela quer dizer quando esbraveja com você ou espera determindas atitudes, mas principalmente se almeja descobrir o caminho para o coração de sua esposa ou marido eis um material muito interessante.
Aproveite cada página dele, mas não desista, porque o que são algumas pouco mais de duzentas paginas para poder compreender melhor quem esta ao seu lado e creio que é o seu desejo que esta pessoa viva cada dia mais feliz ao seu lado e faça você feliz.
Está lançado o desafio, gostaria de pedir aqueles que aceitarem lerem o livro e colocar em prática, que depois compartilhem conosco suas experiencias, pode entrar, no FALE CONOSCO do site e me mandar por email que depois publico aqui.
Até breve.FIQUEM NA PAZ DO SENHOR.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

É possivel haver amor sem compromisso?

Hoje falarei de um tema que já a um bom tempo tem me chamado à atenção, e que estes dias depois de ler uma matéria de capa da revista Isto é, que falava sobre o novo fenômeno das religiões como estão crescendo ou diminuindo e também como as pessoas tem se relacionado com as religiões em si.
Ali pude perceber algo que já suspeitava que hoje em dia dizer que se é evangélico não quer dizer muita coisa mais como outrora já foi no passado, pois anos atrás sabia-se quem era evangélico apenas por sua forma de se portar totalmente contra  o pecado, radical com uma série de coisas da vida diária.
Tempo em que não tinha meias verdades, em que ou era certo ou errado, como sabemos hoje em dia sim ou não, não são mais as únicas respostas possíveis, vivemos tempos de muitos talvez, quem sabe, não é bem assim, e outros do gênero.
Lembro-me que ao ler a tal matéria em que constavam algumas entrevistas com pessoas que ou acreditavam em um Deus quebra galho do tipo procuro quando sentir necessidade, ou só o procuro se eu precisar dele, como se fosse ele quem necessitasse de nós e não o contrario, só temos chances de salvação por causa do amor dele por nós, ainda que muitos não consigam reconhecer isso.
Mas isso nem foi o que me deixou mais alarmado, pois, pessoas que não crêem em Deus, que levem isso de qualquer jeito, ou ainda acredite que tudo é Deus sempre foi coisa fácil, de se achar.

Novos Tempos?

Agora o que não existia e o estudo divulgado na revista que citei mostra é que esta crescendo cada vez mais as pessoas que se dizem evangélicas, mas não pertencem a igreja nenhuma, ou seja, vou onde me  der na telha, mas como assim? Fiquei me perguntando.
Como pode haver comunhão entre irmãos se nem ao menos há uma reunião de irmãos, como posso dizer que faço parte do corpo de Cristo se não estou disposto a ter de conviver com aqueles que tenham uma visão de reino talvez um pouco diferente da minha.
Será isso mais um modismo dessa sociedade que se diz moderna e futurista, mas no que tangue a qualidade de vida, vida familiar só tem andado para trás. Sabe o que penso? Penso que quando eles imaginam que deram um passo para frente na verdade deram vários para trás.
Queria entender que tipo de amor é este que aprenderam, e que declaram ter, pois como bem sabemos Deus é amor, não consigo achar um adjetivo melhor para definir Deus do que amor, agora como amarei meu irmão se nem sei quem é aquele que senta ao meu lado no culto, pois cada dia vou em um lugar.
Esse tipo de atitude vou onde quero ninguém tem nada com isso me faz imaginar que cada vez mais vivemos em um sociedade individualista, onde é cada um por si mesmo e o outro que se vire.
Na vida cotidiana isso não me incomoda tanto, porque desde que eu era criança sempre soube que era assim, e o lado cruel destas coisas é que de tanto ouvirmos é assim mesmo, nos acostumamos com isso e vamos levando fazendo de conta que ta tudo certo, quando na verdade deveria ser ao contrario.
Se no mundo isso já é terrível imagina isso dentro da igreja, quão devastador será o efeito disso daqui a alguns anos.
Digo isso com o seguinte pensamento, muitas pessoas só encontram apoio, abrigo carinho, dentro da igreja, se este mal se disseminar de vez onde elas encontrarão apoio.
Como poderemos dizer que somos cristãos se não demonstramos amor pela obra de Deus.

Compromisso ainda é importante?

Isso pra mim tem um nome e se chama falta de compromisso, quem trabalha com pessoas sabe o quanto cada dia é mais difícil, de se encontrar pessoas comprometidas, dispostas a investir tempo em algo de útil.
Se for pra assistir TV, o ultimo capitulo da novela pode ter certeza que se precisássemos de um companheiro logo teríamos vários, mas pra falar do amor de Deus, estudar a bíblia ai a coisa complica e complica muito, é preciso suar a camisa para encontrar pessoas dispostas a partilhar responsabilidades, não digo que não existam, pois sempre existem aqueles que como dizia o slogan de um governo “sou brasileiro, não desisto nunca”, mas poderiam ser bem mais pessoas dispostas.
Mas o principal motivo de escrever este texto é seguinte, como podemos lutar contra isso? Até quando vamos ficar fingindo que isso só existe lá na cidade do outro?
Até quando taparemos os olhos para não enxergar o inimigo mais uma vez cumprindo seu papel direitinho como diz MT 10:10ª, é preciso estarmos alerta, de prontidão e principalmente em espírito de oração, porque desta vez ao que parece o inimigo arrumou uma estratégia das melhores para afastar as pessoas da igreja e do convívio, quer saber o resultado disso?Simples.
Imagine a cena de leões caçando, com certeza já viu isso na TV algum dia, observe que eles selecionam a vitima e vão tirando ela do meio do rebanho sem que ela perceba, fazem isso porque sabem que no meio do rebanho nunca conseguirão pega-la pois ela será protegida pelos outros, agora se estiver sozinha é presa fácil.
E é exatamente isso o que o inimigo tem feito no meio da igreja de Cristo e tem muita de descuidando e abandonando o rebanho.
Como você está? No meio do rebanho ou o inimigo já esta conseguindo te tirar para fora dele?
Para não ficar muito longo vou parar por aqui, mas prometo voltar a abordar este tema novamente.
Enquanto isso vá meditando ai pode haver amor sem compromisso?
Fiquem na PAZ DO SENHOR.

A QUEDA DO HOMEM

Criação.

Gn 1 Deus criou primeiramente os céus e a terra, antes do homem (ao contrario do que ensinam os adeptos de evolução das espécies, a palavra não mostra isso, primeiro foram criados os céus e a terra,).
No versículo 2 do mesmo capitulo nós vemos que aquilo que discutimos já em uma reunião anterior sobre a terra estar sem forma e vazia, pos como sabemos Deus não cria nada pela metade, por isso é que inaceitável a idéia de que ele criou a terra imperfeita, algo aconteceu entre estes dois versículos iniciais (onde pode ter existido os dinossauros, pois não sabemos quanto tempo se passou entre o versículo 1 e o versículo 2).
A partir do versículo 3 nós vemos Deus através de sua palavra criando tudo que na terra há da forma como conhecemos, como luz, firmamento dos céus, separando (ajuntando aos seus lugares) os oceanos, rios, lagos e formando a terra seca, criando a relva (grama), ervas que davam sementes frutíferas segundo a sua espécie (novamente contrariando o que ensinam os evolucionistas).
E continua e o processo de criação pela sua palavra “bara” (ou seja, criar do nada) isso até o sexto dia no qual o homem foi criado, observe que a forma de criação do homem foi diferente das outras criações.
No final deste capitulo 1 nós vemos a palavra dizendo que depois do Senhor acabar tudo que ele havia criado e visto que era bom, ele descansou (inicio do capitulo 2), e abençoou este dia.

Criação do homem

Ao contrario do que afirmam alguns estudiosos Gn 2:4-25 não é uma segunda criação, mas sim a criação detalhada do homem, de como Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (pois assim nos diz o versículo 26 do capitulo anterior).
Já no vers. 4 começa anunciando que este é o relato da criação que o Senhor realizou através de sua palavra.
No vers 5 o interessante a notar é que ao que este texto nos mostra o homem ao contrario do restante não foi criado somente com a palavra “haja”, pois se observarmos atentamente veremos que a criação do homem foi mais demorada, pois quando começa o relato da criação do mesmo a palavra nos diz que ainda não havia nenhuma planta do campo na terra e nenhuma erva ainda havia brotado. Mas se observarmos o relato anterior da criação veremos que quando o Senhor acabou de criar o homem era o sexto dia já, ou seja, posterior à criação destas plantas.
No vers 7 vemos que o homem foi formado do pó da terra (o próprio nome dão faz referencia a isso, pois homem e dão em hebraico tem o mesmo sentido que é tirado ou formado da terra.), e que depois de formado Deus lhe soprou nas narinas o fôlego da vida que diferencia o homem de todas as outras suas criações (pois não há um relato assim nem mesmo sobre os anjos de Deus), e assim o homem teve vida.
No vers 8 vemos o que Deus tinha para esse homem ao qual ele havia criado, pois criou um jardim para ele viver, cultivar e guardar (Éden, esta palavra significa delicia, e o vocábulo “Paraíso” é de origem persa, significando este lugar de delicias que era o jardim do Éden) olha que interessante no inicio não eram os anjos (querubins) que guardavam o jardim, mas sim adão (em hebraico adamah).
Em seguida nós vemos Deus fazendo brotar do solo toda sorte de arvores boas para alimento (dentro do jardim) e no meio do jardim a arvore da vida e a arvore do conhecimento do bem e mal.
Arvore essa que o senhor o proibiu de comer do seu fruto e lhe disse que se comesse certamente morreria, como podemos ver aqui o homem não foi feito para morrer.

Criação da mulher

Depois de Deus trazer ao homem todo ser que ele havia criado para lhe desse um nome, pois eles ainda não tinham nomes, e a palavra nos mostra em Gn 2:20 que o homem deu nome a todo tipo de ser vivo que existia (ao contrario dos que defendem que o homem foi derivado de seres inferiores nós vemos justamente o contrario, vemos Adão tendo sob seu controle todos os outros seres criados por Deus).
Mas ainda faltava uma companheira para o homem, pois não havia até então uma segunda a mesma espécie que o homem.
E a palavra nos mostra em Gn 2:21 que o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, retirou uma costela sua e dela fez uma companheira para o homem (varoa porque foi tirada do varão).
Estes textos nos mostram o seguinte, que a mulher varoa sendo feita da costela do homem também era a pó assim como ele, e os dois eram partes do mesmo corpo, pois de adão foi feita Eva, portanto são um só.
Eles estavam nus e nem se davam conta disso porque viviam debaixo da soberania de Deus e não possuíam a maldade em suas vidas.

A entrada do pecado na vida do homem.

Como vimos até aqui no inicio do relato da criação em momento algum foi relatado que no homem ou em sua companheira houvesse algo mal.
Mas então eis que surge a serpente que a palavra nos diz que era a mais astuta das criaturas do jardim, é bom salientar, no entanto que me momento algum o tentador é chamado de satanás, demônio, ou outro qualquer do tipo.
E coloca uma duvida na mente dela, será que Deus dizendo que eles não deveriam comer da arvore do bem e do mal não estava querendo que o homem e a mulher lhe fossem submissos e insinua que eles não morreriam, quando era justamente o contrário Deus queria protegê-los do mal, pois ao que tudo indica com o passar do tempo debaixo da direção de deus o homem iria adquirir, toda maturidade e conhecimento sobre todas as coisas sem é claro perde seu estado de imortalidade e santidade.
A mulher por outro lado se deixa enveredar por um caminho perigoso, pois falar com uma serpente já não parece algo muito normal, e ai da ouvidos para as sutilezas e começa a ter uma visão diferente daquela arvore que desde então começa a lhe ter outra aparência(o pecado e o erro no inicio sempre tem uma aparência bela).
Com esta simples sutileza agora a serpente havia conseguido o seu propósito que era fazer a mulher (e o homem também como veremos a seguir), ir contra a vontade de Deus, querendo ser igual ao criador, mas para isso desobedecendo à única restrição que o Senhor lhes havia colocado no jardim.
Se nos recordarmos das reuniões passadas em que falamos sobre os motivos da queda de satanás veremos que não mudou uma vírgula seu jeito de pensar, e já havia arrebanhado a serpente para seu lado também.

Resultado da desobediência

Resultado disto tudo, a mulher come e também da ao seu marido e a palavra diz em Gn 3:7 que se lhe abriram os olhos e viram que estavam nus e foram coser folhas para se cobrir, ou seja, tomaram consciência do que haviam cometido e estavam tentando acobertar seu erro como se o Senhor já não soubesse.
Apenas um ponto a esclarecer aqui ao contrario do que muitos crucificam as mulheres por ter dado de comer da arvore para o homem. É bom salientar que Deus havia colocado o homem como sacerdote daquele lugar, ele é que havia de cuidar e cultivar como lemos anteriormente, portanto era ele a responsabilidade de seguir a ordem de não comer daquela arvore, mas como vemos no texto anterior ele não resistiu e também cedeu ao desejo de ser igual a Deus.
E quando cobrado do erro cada um tenta se esquivar do que havia cometido, dizendo que culpa é do outro e que ele foi enganado (hoje não é muito diferente).

Conseqüência da queda.

a-    Para a serpente. Gn 3:14-15

Condenada a andar sobre seu ventre se rastejando, pois como nos mostra Gn 9:5 todo animal deve pagar pelo mal que causa ao homem.
E todo filho da mulher quando a encontrar ira lhe ferir a cabeça.

B- Para a mulher. Gn 3:16

Ser-lhe-iam aumentadas às dores do parto, ou seja, aquilo que era para ser apenas alegria agora vem envolto em dores também.
E servirá ao seu marido para os desejos dele, não tendo mais relação direta com Deus.

c-    Para Adão. Gn 3:17-24

Contra adão pesou o maior castigo, pois a quem mais foi dado, mais foi pedido.
Como veremos agora ele já não poderá mais viver no jardim preparado por Deus para ele, para que ali ele vivesse cultivando e guardando-o.
E é proferida a sentença que maldita é toda a terra por causa dele (lembremos que no hebraico as palavras homem e Adão tem o mesmo significado que é cultivado na terra), e que de agora em diante se quiser comer terá que tirar da terra o seu sustento com fadigas durante todos os seus dias, a terra não terá apenas arvores de bom frutos mais, terão também abrolhos e cardos (aviso antecipado que no mundo haveriam dificuldades desastres e muitos outros males).
De instante em diante se o homem quiser comer precisara fazer isso por conta própria, com seu suor como nos mostra a palavra.
E agora uma dura sentença que o homem que é feito do pó, agora voltará ao pó, ou seja, morrerá, por causa da desobediência e da vontade ser igual a Deus o homem perdeu a imortalidade. Note, no entanto como a condenação dele e de satanás foi diferente, ele perdeu a imortalidade e satanás fora lançado no abismo, ao que muitos estudiosos acreditem ser por causa que no homem o pecado veio de fora para derruba-lo e no casso de satanás partiu dele mesmo.
E agora também por causa sentença proferida contra a mulher o homem também lhe dá um nome assim como já havia feito inicialmente, porque o Senhor a havia lhe sujeitado a ele, ela por causa da transgressão perdeu a igualdade inicial.
E como agora o homem já não era mais confiável, muito menos digno de morar no jardim que o Senhor havia criado para ele, vem à condenação final.
Deus expulsa o homem e a mulher do jardim para que eles não comam também da arvore da vida que também se encontra no centro jardim e se tornem imortais assim como Deus.
Depois de expulso o homem Deus coloca Querubins para guardar o jardim (até hoje nunca se achou à entrada do jardim).
Quanto ao homem foi lançado no mundo para que se reproduzi-se, cultiva-se a terra, só que agora sem ser imortal e com o inimigo ao seu derredor.
Por causa dessa transgressão todos que são filhos de Adão estão corrompidos e contaminados pelo seu pecado.
Para refletir:
(Romanos 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje concluiremos nossa terceira parte da explicação das palavras temas deste espaço. Sei que deve haver alguém curioso com o que escrevi no final da postagem anterior, mas antes de falarmos dela propriamente dita, vamos recapitular algumas coisas sobre o que já foi dito.
Como pudemos observar nos dois temas anteriores sobre o “amor” e a “graça de Deus”, não nos é necessário fazer nada para que Deus nos ame, ou para que ele dispense sua graça sobre nós. Ao contrário o tema de hoje apesar de estar diretamente relacionado com Deus veremos que nesta parte será necessário uma contrapartida de quem anseia ir morar no lar celestial, e esta contrapartida, este preço a ser pago como mencionei anteriormente tem um nome, muito curto e sucinto que se chama FÉ.
Palavra de apenas duas letras e um pequeno acento, mas que sem ela ninguém consegue ser salvo, pois a mesma é parte indissociável da salvação.

Uma definição sobre fé.

No livro de Hebreus vemos a seguinte definição de fé. (Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (ARA).
Como podemos perceber uma definição simples e direta, extremamente objetiva, que nos indica o seguinte que ela é base daquilo que cremos, ou como esta escrito ali firme fundamento. Qualquer pessoa que entenda mesmo que um pouco de construção sabe que sem um fundamento muito bem feito não é possível manter de pé uma construção, por mais linda e suntuosa que seja se sua base ou fundação não for boa ela não permanecerá de pé por muito tempo.
Talvez você esteja até se perguntando o porquê de eu estar dizendo isso, e já explico, o motivo é bem simples muitas pessoas ouvem a palavra de Deus, mas não permanecem nela e sabe por que isso acontece?
Acontece porque ela ficou ali um bom tempo, mas não fortaleceu suas bases, seus fundamentos continuam muito frágeis.
Como podemos observar também este fundamento é das coisas que se esperam, e esperamos muitas coisas em Deus. Ao mesmo tempo ela também é prova das coisas que não se vêem, aqui esta o grande segredo de saber olhar com os olhos da fé, muitos nunca conseguirão visualizar aquilo que outros contemplam diariamente e isto é por causa da fé em ação.
Quando digo fé em ação digo agir tendo a certeza que a promessa ira se cumprir, pois fé é isto, crer no impossível de Deus ainda que muitos duvidem se formos olhar a Bíblia ela esta cheia de situações assim. Fique tranqüilo, pois quando fazemos algo pela fé dificilmente receberemos apoio, na maioria da vezes só levamos cacetadas mesmo, pois não se esqueça Deus não vê como o homem vê.

Como faço para ter fé?

Bom e ai vem a seguinte questão: como posso ter fé? Ou ainda como posso aumentar a minha fé? Bom vamos lá, ouçamos o que ela própria ensina sobre si mesma.
(Romanos 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.(ARA)
Eis ai um versículo esclarecedor. Ninguém pode orar para que o outro tenha fé, não há propósito que aumente a minha fé, não adianta também nenhum outro tipo de artimanha humana, o que precisamos para ter fé é seguir o que ela recomenda.
Vamos utilizar um exemplo: quando compramos um aparelho eletrônico novo, qual a primeira coisa a fazermos, senão pegar o seu manual para aprender como ele funciona, lembro-me que já dediquei horas a fio para entender certos manuais de eletrônicos antes de usá-lo só para conhecer seus recursos.
Mas infelizmente ao contrario do que possa parecer tão obvio, fazemos isto com nossa vida cotidiana, com as coisas do nosso dia a dia e no que é mais importante que é nossa vida espiritual, somos muitas vezes relapsos e não nos preocupamos com o manual e ficamos tentando fazer como ouvimos falar que dá certo, procurando formulinhas humanas.
Aposto que provavelmente você já foi a alguma reunião algum dia e ouviu alguém dizer que ia orar para que você recebesse fé, mas será que é isto mesmo que a bíblia que é nosso manual ensina?
Pelo o que nos mostrou o versículo acima que lemos não funciona assim, vamos estudar o que nos mostra este versículo da Epístola aos Romanos.
Ele começa dizendo que ela vem pelo ouvir, e ai te pergunto como ouvimos a palavra de Deus?
Ouvimos através de pessoas que nos pregam a mensagem da palavra, através de reuniões em casa, na rua, na TV, através da internet e de muitas outras formas.
Mas existe também a principal e mais importante forma de ouvirmos a palavra de Deus que é quando dedicamos uma parte de nosso tempo, e não é necessário mais que alguns minutos por dia, para enquanto vamos lendo a Bíblia nossa cabeça começa a ir a cada situação pela qual já passamos em nossas vidas.
Quando isso acontece começamos ver a palavra ser aplicada a cada situação daquela, portanto ela fala conosco, muitas vezes nos dando alento e certeza de vitória, mas outras vezes somos exortados pela palavra a abandonar o erro e seguir a direção correta.
O importante é termos em mente que a palavra é viva e fala conosco diariamente, e ao contrario dos livros humanos ela não fica desatualizada nunca, ela é sempre atual em nossas vidas.
Se ainda não teve esta experiência faça o que eu estou lhe sugerindo, dedique um tempo a sós com Deus para ler a palavra, meditar nela e deixar que ela fale com você.
Depois compartilhe conosco, e nos diga como foi, creio que terá uma boa surpresa de poder ver e sentir a palavra falar com você.

Quando devo usar minha fé?

Devemos usar nossa fé a todo instante de nossas vidas, mesmo naqueles momentos em que nos sentimos meio perdidos, devemos fazer nossa fé crescer, mas lembre-se só podemos a fazer crescer estando em comunhão com a palavra de Deus, dedicando tempo para estudar a sua palavra.
Se conseguir fazer isso terá uma surpresa muito grande em sua vida.
Não subestime nosso manual que é a Bíblia sagrada, para podermos usufruir do amor e da graça de Deus, precisamos cultivar nossa fé a cada dia, para sermos moradores do lar celestial.
E se você for daqueles que imaginam que fé é algo que não precisa ser cuidada veja o que nos diz o maior evangelista que o mundo já viu o apóstolo Paulo, ele nos diz assim:
(II Timóteo 4:7) - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (ARA)
Neste texto o vemos já no final de seu ministério orientando Timóteo como deveria proceder e então ele diz “guardei a fé”.
É passando por tudo que ele passou fico imaginando quantas vezes ele foi ameaçado a renegar sua fé no único que pode salvar e nos garantir morada no céu.
E assim concluímos este tema, faça como ele combata o bom combate, complete sua vida debaixo do amor e da graça do Senhor e mantenha-se alerta para guardar a fé.
Se você desejar ter um material seu publicado em nosso site entre em contato conosco, pois a obra é grande, mas são poucos os operários.
Até breve, fique na PAZ DO SENHOR.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SOMENTE A GRAÇA DE DEUS


Hoje abordaremos a segunda palavra que da titulo ao nosso blog.
E esta palavra é GRAÇA, palavra que vem do latim gratia, que tem vários significados em nosso uso coloquial, mas nos ateremos apenas ao uso que para nós é o mais importante de todos. O dicionário da Bíblia Almeida define assim o termo Graça – favor que se dispensa ou se recebe. Favor que os
Homens não merecem, mas Deus livremente lhes concede.

E é deste principio que partiremos para dar inicio ao nosso tema de hoje dando continuidade ao tópico anterior sobre o amor.
Deus demonstra novamente à mesma grandeza outrora demonstrada quando tratamos do termo amor, pois novamente iremos nos deparar com algo praticamente inexplicável para o ser humano.
Bom principalmente para aqueles céticos de plantão que sempre estão dispostos a renegar qualquer manifestação do poder de Deus, ou o que é pior ficam querendo dizer o que Deus pode e o que ele não pode fazer.
Um dos livros da Bíblia de inestimável valor para abordar este tema é a Epístola aos Romanos, veremos esta declaração do Apóstolo Paulo muito latente em cada novo versículo dizendo que somente pela graça de Deus podemos ser salvos.
Sabe o que tem maravilhoso neste tipo de afirmação que a palavra faz? É o seguinte, nenhum homem, e quando digo nenhum é nenhum homem mesmo pode chegar até Deus e alcançar a salvação por si mesmo.
Olha que maravilha isto enquanto temos muitas pessoas por ai achando que podem ir para o céu sozinhas e o que é pior acham que podem guiar outras, quando se deixassem elas num país estrangeiro de uma língua bem diferente da nossa iriam demorar muito tempo para conseguir retornar ao nosso país isso se voltassem, agora imagine que loucura que é guiar alguém para a morada celestial por conta própria, com toda certeza isso não pode dar certo né.
Por isso que devemos estar atentos a cada instante para irmos filtrando tudo o que nos dizem ou tentam ensinar, sempre devemos tomar o cuidado de pegar nossas bíblias e conferir se o que nos esta sendo dito se realmente é condizente com o que nos diz nosso manual de vida é fé que é a Bíblia Sagrada.
Parece loucura e meio confuso o que estou dizendo? Tome cuidado, Deus costuma usar o que é louco aos olhos dos doutos para fazer sua obra no meio do povo.
(I Corintios 1:27) - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;(ARA)

Sabe qual é a solução para isso? Leia abaixo.
(Romanos 5:18) - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação de dá vida. (ARA)
Este versículo diz claramente o motivo que podemos dizer que seremos moradores do céu, ele significa que assim como através do pecado de Adão todos foram considerados pecadores e destituídos da graça, ou seja, do direito de ser um morador celestial, através do sacrifício de cruz do Senhor Jesus todos readquirimos o direito outrora perdido.

Não fizemos nada para poder merecer ser salvos, muito pelo contrário foi Deus, quem sabia que por nós mesmos não poderíamos ser salvos e nos mandou seu filho por causa de Seu infinito amor que falamos anteriormente.
Um gesto capaz de deixar todos os materialistas de hoje boquiabertos, pois ele abriu uma grande oportunidade apenas para que fossemos salvos sem nenhuma grande campanha publicitária profissional cheia de interesses financeiros escusos.
Lembro de um filme que foi lançado a algum tempo e que falava sobre o “fim do mundo”(coloco fim do mundo em grifo pois acredito que o maior problema não é morremos e sim sabermos para onde vamos quando morrermos), mas continuando sobre o filme.
Nele as pessoas estavam dispostas a pagarem um alto preço para serem salvas e não morrerem na catástrofe, por outro lado a empresa que dizia ter a solução estava mais disposta ainda a cobrar um preço exorbitante por isso, ou seja, como dizem os economistas é a lei da oferta e da procura quem determina o preço de determinado produto ou serviço.
Dito isso analisemos agora como Deus e o homem trabalham de formas totalmente opostas, comparemos:
- Deus dá seu filho unigênito para que sejamos salvos de livre e espontânea vontade, até porque ninguém seria capaz de coagi-lo mesmo que quisesse, ele faz tudo isso sem esperar nada em troca, por pessoas não merecedoras de salvação.
- O Homem- oferece algo para receber muito em troca daquilo.

- A solução de Deus é eficaz e definitiva.
- A solução do homem é ineficaz e passageira.

- A solução de Deus sabe quanto custa?
- A solução do homem é cara e cheia de falsas promessas.

Ficou curioso para saber quanto custa à solução de Deus?Então aguarde que em breve publicarei o preço, mas antes de eu publicar o preço deixo uma questão para reflexão que é a seguinte.
Quanto você está disposto a apagar?
Até breve e fiquem na PAZ DO SENHOR.

domingo, 21 de agosto de 2011

Amor, amar ou ser amado?


Como havia prometido inicialmente começarei a escrever sobre as três palavras temas deste site palavras estas que nos movem a cada dia, e que por muitas vezes me fizeram meditar nelas e tantas outras apenas agradecer, alias ato este tão difícil em nosso meio, pois todos os dias temos algo a pedir e nem sempre estamos dispostos a agradecer.

Amor. palavra que em nosso idioma possui apenas quatro letras, mas que nem por isso deixa de ser tão importante.
Em nossos dias toda hora, a todo o momento ouvimos falar sobre amor, ou “eu te amo”, por isso creio que se falar em amor hoje em dia se tornou algo um tanto vago, pois dizemos amar tantas coisas que se torna necessário antes de falarmos sobre o amor de Deus que é o nosso foco, definir alguns tipos de amor primeiramente, exercício esse que nos ajudara a compreender melhor o amor Deus por nós.

PHILEO-palavra de origem grega é o termo que costumamos usar para demonstrar aquele amor companheiro, muito comum entre amigos, que sempre costumam estar juntos rindo felizes, desinteressado sem segundas intenções, podemos defini-lo como sendo um tipo próprio de amor entre amigos.

EROS-Este é o tipo de amor mais difundido hoje em dia, quando na maioria das vezes ouvimos alguém falando de amor principalmente na mídia esta relacionado a este tipo que é o amor homem e mulher, macho e fêmea, podemos defini-lo como sendo um tipo de amor atração, podemos ainda dizer que é um amor carnal.

STORGE-Acabamos de falar acima sobre o homem especifico entre homem e mulher, agora falaremos deste tipo que é próprio entre familiares, dos país pelos filhos, dos filhos pelos país, ele é um tipo de amor que costuma não enxergar muitos limites para poder fazer algo em favor da pessoa alvo deste amor. Ex: uma mãe que não sabe nadar pula na água para salvar seu filho que esta se afogando.

ÁGAPE-Bom agora falaremos do principal deles, do maior de todos, aquele que não vem de nós, mas sim de Deus, sentimento este que expressa o quanto somos importantes para ele.
Com o que podemos compara-lo?
Como podemos explica-lo?
Alguns versículos bíblicos que nos mostram isso mais claramente são:

 (João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(ARA).
Uma pergunta simples, mas ao mesmo tempo forte sobre este tema é a seguinte: Quem tendo um filho único teria coragem de da-lo em favor de um inocente que estivesse sendo condenado?
Acho difícil achar um voluntário, para não dizer impossível, pois é não teríamos coragem de dar por um justo, inocente e Deus nos deu seu filho amado para morrer em lugar de um monte pecadores culpados, pois todos eram culpados não havia um justo sequer, e ele veio cumpriu sua missão de morrer por cada um, não só os que viviam naquele tempo, mas também por mim e por você, para que pudéssemos ser salvos e ir morar no céu.

(Romanos 5:8) - Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.(ARA).
Hoje estamos acostumados ao primeiro pague depois leve o que deseja, vivemos tempos em que poder se confiar em entregar algo antes de vermos a contrapartida é algo muito raro, na maioria das situações impossível, mas quando falamos de Deus ai o assunto é diferente, vejamos:
Cristo morreu na cruz por pessoas que não se sabe se algum dia o aceitarão como salvador das suas vidas. Primeiro fez o gesto de amor para que depois pudéssemos alcançar a salvação.

(Isaías 1:18) - Vinde pois, e arrazoemos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.(ARA).
Olha o Senhor nos mostrando novamente seu imenso amor por nós a cada nova chance.
Se este texto parece um pouco difícil de entender vamos analisá-lo de uma forma de simples, ele esta dizendo assim mesmo que seus pecados sejam os mais terríveis, os mais brutais, os mais difíceis de se aceitar, eu te perdôo, eu te aceito.
Se alguém imaginar que é diferente pegue um tecido vermelho muito intenso e lave-o até ele ficar branquinho como a neve, detalhe, sem deteriorá-lo para fazer isso, pois é isso que Deus faz quando limpa alguém dos erros e dos pecados, a pessoa fica limpa apenas do que lhe fazia mal, daquilo que a afastava dele, mas mantêm a parte boa todinha, quantos pregadores da palavra de Deus que conhecemos hoje que no passado foram pessoas totalmente enredadas pelo inimigo e escravizadas por ele, e agora debaixo do infinito amor de Deus são pessoas totalmente diferentes, salvas, libertas e apaixonadas por ele.

(Romanos 3:24) - Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.(ARA).
E como Deus nunca trabalha como o homem acha que ele deveria trabalhar ou agir, vem algo mais surpreendente ainda ai, tudo isso que ele fez por nós sabe quanto ira nos custar?
Nada. É dom gratuito de Deus, mas este já é assunto para a parte dois deste trabalho inicial onde falaremos sobre a graça de Deus.
Fiquem na paz do Senhor.

sábado, 20 de agosto de 2011

INICIO DE UM PROJETO

É COM GRANDE ALEGRIA QUE COLOCO NO AR ESTE TRABALHO.
UM ESPAÇO PARA COMPARTILHAR AS BOAS NOVAS DO NOSSO SENHOR JESUS, E É COM GRANDE ALEGRIA QUE ME ESFORÇAREI PARA SEMPRE MANTER ESTE SITE ATUALIZADO.
COMPARTILHREI INFORMAÇÕES, ESTUDOS BÍBLICOS, CURIOSIDADES BIBLICAS, INDICAÇÕES DE LIVROS QUE AJUDAM NOSSA FÉ SE FORTALECER E PRINCIPALMENTE ICENTIVAR CADA VEZ MAIS PESSOAS A ESTUDAREM A BÍBLIA SAGRADA, POIS, NÃO IMPORTA DO QUE PRECISARMOS, NELA SEMPRE ENCONTRAREMOS RESPOSTA.
QUER SABER O SEGREDO DA VITÓRIA? É ESTAR FIRMADO NA PALAVRA DE DEUS.
QUER UMA DICA DE COMO SER UMA PESSOA PRÓSPERA? SE FIRME NA PALAVRA.
JESUS É PORTA ESTREITA QUE NOS CONDUZ A SALVAÇÃO, ATRAVÉS DA GRAÇA IMERECIDA.
QUER SABER O QUE PRECISA PARA PODERMOS USUFRUIR DE TUDO ISSO QUE ELE TEM PARA NÓS?
BASTA APENAS ENTREGAR SUA VIDA PARA ELE E O QUE É MAIS DIFICIL, QUE MUITOS DE NÓS RELUTAM EM CUMPRIR, DEIXAR ELE NOS GUIAR.
PODE PARECER FACIL OU ATÉ MEIO SIMPLES DEMAIS, MAS ACABA SENDO O PONTO DE EQUILIBRIO NAS NOSSAS VIDAS, DEXAR ELE NOS GUIAR ATRAVÉS DO UNICO CAMINHO QUE NOS LEVA AO PAI.
O QUE TEMOS QUE COLOCAR EM PRATICA É A NOSSA FÉ A CADA DIA.
NEM SEMPRE ESTAMOS FIRMES NESTA FÉ, MAS SE FORMOS NOS DEDICANDO E CUMPRINDO O QUE A PALAVRA NOS DIZ QUE A FÉ VEM PELO OUVIR A PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.
O SIGNIFICADO DE PREGAÇÃO PODE SER OUVIR A PREGAÇÃO PODE SER PARTICIPANDO DE REUNIÕES BIBLICAS, MAS TAMBÉM PRINCIPALMENTE DEDICAR TEMPO PARA LEITURA E MEDITAÇÃO DA BIBLIA, NOSSA MAIS PRECIOSA FONTE DE SABEDORIA, AUXILIO EM TODAS AS SITUAÇÕES.
NO PROXIMO POST FALAREI SOBRE O SIGNIFICADO DONOME DESTE BLOG, INICIAREI FALANDO SOBRE O INFINITO AMOR DE DEUS.
PAZ DO SENHOR, E ATÉ BREVE.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...